Combinando diferentes tipos de powertrain, a Bosch reforça a importância da neutralidade tecnológica e a necessidade de investimentos em infraestrutura para transformar o transporte de cargas de forma eficiente e sustentável.
O setor de veículos comerciais está em plena transformação rumo à neutralidade climática, mas não há uma única solução tecnológica que prevalecerá. Diversos tipos de powertrain, como baterias elétricas, células de combustível e motores a hidrogênio, terão que coexistir para atender às diferentes demandas globais. A Bosch aposta na diversidade tecnológica para garantir o futuro dos transportes.
A Bosch, sob a liderança de Stefan Hartung, presidente do conselho de administração, está desenvolvendo soluções diversas para os veículos comerciais, buscando reduzir as emissões e manter a competitividade no mercado global. Segundo a empresa, para que o setor alcance a neutralidade climática, políticas claras e incentivos financeiros são fundamentais, além de massivos investimentos em infraestrutura, como estações de carregamento e abastecimento de hidrogênio.
Atualmente, a Bosch prevê que, até 2030, 20% dos novos veículos comerciais pesados (acima de seis toneladas) serão movidos por baterias elétricas, enquanto células de combustível representarão cerca de 3%. Já em 2035, um em cada três caminhões terá uma bateria a bordo, e um em cada dez contará com células de combustível.
Além disso, motores a hidrogênio começarão a ganhar espaço nas estradas, especialmente em mercados como Índia, onde a Bosch já está testando caminhões pesados equipados com essa tecnologia. A empresa fornece componentes essenciais para esse tipo de propulsão, como sistemas de injeção e válvulas para tanques de hidrogênio.
No entanto, para que essas tecnologias realmente façam a diferença, será crucial que os custos operacionais sejam competitivos, e que a infraestrutura necessária seja amplamente disponibilizada. Para Stefan Hartung, é imprescindível que os governos tomem medidas pragmáticas, como incentivos fiscais para veículos de baixa emissão e subsídios para o desenvolvimento da infraestrutura de energias renováveis.
Outra área de forte desenvolvimento na Bosch são os sistemas de assistência ao motorista, que em breve estarão amplamente presentes em caminhões e vans, junto com soluções de software que tornarão esses veículos mais conectados e eficientes, facilitando o gerenciamento de frotas.
A Bosch acredita que todas as tecnologias de propulsão devem ser aprimoradas, incluindo os motores de combustão mais avançados, que podem usar combustíveis sintéticos para reduzir ainda mais as emissões. “Precisamos trabalhar em todos os tipos de powertrain e torná-los mais eficientes”, destaca Hartung.
A flexibilidade tecnológica é a chave para garantir que o setor de transporte possa evoluir de forma sustentável, mantendo a competitividade e a acessibilidade tanto para os transportadores quanto para a economia global.
Bosch está presente na IAA Transportation 2024, onde exibe suas inovações para o transporte de cargas do futuro, como eixos elétricos para caminhões pesados e novas soluções em células de combustível.