A cooperativa Lar, de Medianeira (PR), acaba de expandir sua frota com a compra de 80 caminhões Volvo, atingindo um total de 473 veículos da marca, o que representa 96% de toda sua operação de transporte.
A Lar Cooperativa Agroindustrial está consolidando sua frota de transporte com a aquisição de mais 80 caminhões Volvo, incluindo os modelos FH e VM. A modernização da frota busca aprimorar a eficiência e a sustentabilidade do transporte de produtos agrícolas como grãos, ração e aves.
Os novos veículos também são equipados com tecnologias que otimizam o consumo de combustível e elevam a segurança dos motoristas e das cargas, promovendo uma operação mais segura e sustentável.
Os caminhões Volvo FH, reconhecidos por sua robustez, serão direcionados para o transporte de longas distâncias, como o trajeto de grãos e fertilizantes do Mato Grosso do Sul até os portos do Paraná, percorrendo cerca de 11 mil quilômetros mensais.
Já os Volvo VM atuarão em operações regionais, transportando ração e aves em curtas distâncias, cobrindo até 18 mil quilômetros por mês em rotas no oeste paranaense.
Além de conforto e produtividade, esses caminhões também se destacam por suas tecnologias ambientais, que tornam a frota mais eficiente energeticamente e reduzem as emissões de poluentes. “Essa renovação faz parte da nossa estratégia de manter uma frota moderna e sustentável, ampliando nossa competitividade no mercado”, destaca Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar.
Outro ponto de destaque é o suporte oferecido pela Volvo, que inclui Planos de Serviço para a manutenção da frota, assegurando a alta disponibilidade dos veículos e priorizando atendimentos nas concessionárias Volvo, como a Nórdica, que intermediou a venda dos caminhões.
Isso garante que os veículos estejam sempre prontos para operação, maximizando a eficiência logística da cooperativa.
A Lar Cooperativa Agroindustrial é uma gigante do setor, com uma receita de R$ 21,8 bilhões (2023) e uma estrutura que inclui 14 mil associados e 23 mil funcionários. A cooperativa abate cerca de 1,1 milhão de aves por dia e exporta para mais de 90 países.
Com práticas alinhadas ao ESG, a Lar também implementa o Programa Prioridade Ambiental, buscando maior responsabilidade ambiental e sustentável em todas as suas operações.