quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Revelamos o novo Corolla Cross, que será utilizado na Stock Car 2025

Toyota GAZOO Racing apresenta a carroceria definitiva do Corolla Cross, que promete revolucionar a Stock Car Pro Series a partir de 2025, com tecnologia de ponta e um design agressivo.

Nesta semana, a Toyota GAZOO Racing revelou a carroceria definitiva do novo *Corolla Cross Stock Car*, que fará sua estreia no campeonato da Stock Car Pro Series em 2025. Construído sobre a plataforma Audace SNG01, o modelo foi apresentado para as equipes de engenharia e executivos da Toyota GAZOO Racing na Audacetech, o braço tecnológico do Grupo Veloci, responsável pela promoção da Stock Car. Essa nova adição ao grid marca o início de uma nova era na competição automotiva brasileira.

A trajetória da Toyota GAZOO Racing na Stock Car começou em 2020, com o lançamento do Toyota Corolla, que, ao longo de cinco anos, alcançou 106 corridas, 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A chegada do Corolla Cross Stock Car é vista como uma evolução significativa para a categoria, conforme afirma Daniel Grespan, líder do projeto: “Estamos muito felizes em fazer parte desse novo capítulo do automobilismo brasileiro, dotado de muita tecnologia voltada para a competição.”

A carroceria, fabricada pela Magna Compósitos, é composta por um material compósito que inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar, resultando em um veículo mais leve, ágil e estável.

O design do Corolla Cross se destaca pela sua aparência esportiva, acentuada por elementos como extratores de ar e uma grande asa ajustável na traseira, que melhoram a aerodinâmica e o desempenho nas pistas. Além disso, novas tomadas de ar foram adicionadas para melhorar a refrigeração do motor e dos freios.

- Publicidade -

Sob o capô, o novo Corolla Cross está equipado com um motor turboalimentado de 2,1 litros, que gera aproximadamente 500 cv de potência utilizando gasolina Podium. O sistema de transmissão conta com um câmbio sequencial e semiautomático, com seis velocidades, desenvolvido pela XTrac, que promete uma resposta rápida e eficiente. A conectividade também é uma prioridade, com o sistema Qualcomm Snapdragon 5G proporcionando sensorização de diversas funções do carro.

A suspensão do Corolla Cross é independente nas quatro rodas, com amortecedores reguláveis Penske Racing e um sistema pushrod, que oferece maior estabilidade e conforto. O conjunto de rodas, desenvolvido pela Mangels, incorpora componentes projetados especificamente para a Stock Car, incluindo discos ventilados HipperFreios e pastilhas Cobreq, além de pinças de competição da britânica AP Racing.

Dentro do cockpit, a inovação continua com um monitor e painel repleto de novas funcionalidades, incluindo uma câmera interna de 360 graus que será utilizada durante as transmissões das corridas e em um aplicativo exclusivo da categoria. “O Corolla Cross ficou muito interessante para quem gosta de automobilismo. É um grande reforço para o grid”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar. Ele destaca que o desafio é manter o nível de competitividade da Stock Car, onde a diferença de tempo entre os carros é mínima, podendo ser de menos de meio segundo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Por fim, Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, ressalta que o Corolla Cross foi projetado para ser um carro extremamente competitivo, ágil, seguro e agressivo, fruto de um intenso trabalho de engenharia e tecnologia. O desenvolvimento do modelo contou com a colaboração de diversas instituições e empresas, utilizando simulação computacional e inteligência artificial para otimizar os processos de fabricação e garantir que o Corolla Cross atenda aos mais altos padrões de desempenho.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil