Nesta semana, a Toyota GAZOO Racing revelou a carroceria definitiva do novo *Corolla Cross Stock Car*, que fará sua estreia no campeonato da Stock Car Pro Series em 2025. Construído sobre a plataforma Audace SNG01, o modelo foi apresentado para as equipes de engenharia e executivos da Toyota GAZOO Racing na Audacetech, o braço tecnológico do Grupo Veloci, responsável pela promoção da Stock Car. Essa nova adição ao grid marca o início de uma nova era na competição automotiva brasileira.
A trajetória da Toyota GAZOO Racing na Stock Car começou em 2020, com o lançamento do Toyota Corolla, que, ao longo de cinco anos, alcançou 106 corridas, 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.
A chegada do Corolla Cross Stock Car é vista como uma evolução significativa para a categoria, conforme afirma Daniel Grespan, líder do projeto: “Estamos muito felizes em fazer parte desse novo capítulo do automobilismo brasileiro, dotado de muita tecnologia voltada para a competição.”
A carroceria, fabricada pela Magna Compósitos, é composta por um material compósito que inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar, resultando em um veículo mais leve, ágil e estável.
O design do Corolla Cross se destaca pela sua aparência esportiva, acentuada por elementos como extratores de ar e uma grande asa ajustável na traseira, que melhoram a aerodinâmica e o desempenho nas pistas. Além disso, novas tomadas de ar foram adicionadas para melhorar a refrigeração do motor e dos freios.
Sob o capô, o novo Corolla Cross está equipado com um motor turboalimentado de 2,1 litros, que gera aproximadamente 500 cv de potência utilizando gasolina Podium. O sistema de transmissão conta com um câmbio sequencial e semiautomático, com seis velocidades, desenvolvido pela XTrac, que promete uma resposta rápida e eficiente. A conectividade também é uma prioridade, com o sistema Qualcomm Snapdragon 5G proporcionando sensorização de diversas funções do carro.
A suspensão do Corolla Cross é independente nas quatro rodas, com amortecedores reguláveis Penske Racing e um sistema pushrod, que oferece maior estabilidade e conforto. O conjunto de rodas, desenvolvido pela Mangels, incorpora componentes projetados especificamente para a Stock Car, incluindo discos ventilados HipperFreios e pastilhas Cobreq, além de pinças de competição da britânica AP Racing.
Dentro do cockpit, a inovação continua com um monitor e painel repleto de novas funcionalidades, incluindo uma câmera interna de 360 graus que será utilizada durante as transmissões das corridas e em um aplicativo exclusivo da categoria. “O Corolla Cross ficou muito interessante para quem gosta de automobilismo. É um grande reforço para o grid”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar. Ele destaca que o desafio é manter o nível de competitividade da Stock Car, onde a diferença de tempo entre os carros é mínima, podendo ser de menos de meio segundo.
Por fim, Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, ressalta que o Corolla Cross foi projetado para ser um carro extremamente competitivo, ágil, seguro e agressivo, fruto de um intenso trabalho de engenharia e tecnologia. O desenvolvimento do modelo contou com a colaboração de diversas instituições e empresas, utilizando simulação computacional e inteligência artificial para otimizar os processos de fabricação e garantir que o Corolla Cross atenda aos mais altos padrões de desempenho.