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Grupo SHC inaugura laboratório pioneiro para recuperação de baterias de veículos elétricos no Brasil

Novo laboratório do Grupo SHC reduz custos e evita o descarte de baterias ao substituir apenas células danificadas, trazendo uma abordagem sustentável e acessível para a manutenção de veículos elétricos no Brasil.

O Grupo SHC lança no Brasil o primeiro laboratório de recuperação de baterias de veículos elétricos, inovando ao permitir a substituição de células defeituosas e reduzindo significativamente os custos de manutenção e o impacto ambiental.

O Grupo SHC, em uma iniciativa inédita, inaugurou um laboratório especializado na recuperação de baterias de veículos elétricos, que permite a substituição de células individuais com defeito em vez de trocar todo o pack. Essa abordagem reduz drasticamente o custo de manutenção e promove a sustentabilidade no setor, uma vez que evita o descarte desnecessário de baterias inteiras. Segundo Sergio Habib, fundador do Grupo SHC, a inovação é uma “revolução na manutenção de veículos elétricos” e visa colocar a sustentabilidade no centro da evolução automotiva.

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A nova tecnologia introduzida pelo Grupo SHC é essencial para o reparo de baterias de veículos elétricos. Substituir uma célula individual, em vez de todo o pack, elimina a necessidade de descarte em massa de baterias, resolvendo um dos maiores desafios dos carros elétricos: a destinação das baterias. O processo de manutenção de veículos elétricos, já mais barato que o de veículos a combustão, se torna ainda mais acessível e sustentável com essa inovação.

Para tornar o projeto uma realidade, o Grupo SHC investiu mais de US$ 1 milhão em equipamentos especializados de alta tensão e ferramentas de diagnóstico. Além disso, a equipe de engenheiros foi intensivamente treinada em técnicas avançadas de manutenção na China, com especialistas chineses auxiliando na calibração dos equipamentos e certificação dos procedimentos de recuperação de baterias no Brasil.

A metodologia de recuperação de baterias permite mapear as células individuais e identificar aquelas que apresentam defeitos. Com essa tecnologia, as células defeituosas são removidas com precisão, utilizando uma serra-copo para cortar a área necessária e substituí-las por células novas. Para assegurar o desempenho, o novo núcleo é conectado ao pack de baterias por meio de uma soldagem a laser, e o módulo é submetido a um balanceamento de voltagem para garantir a integridade da bateria.

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A bateria de um veículo elétrico é composta por centenas de células conectadas em série e em paralelo, formando módulos que, agrupados, compõem o pack. Este possui um sistema de gerenciamento de tensão que regula o fluxo de energia e controla a temperatura, garantindo a segurança e a longevidade da bateria. Esse sistema permite que, mesmo após uma célula ser substituída, o desempenho geral da bateria seja mantido.

Nicolas Habib, COO da JAC Motors no Brasil, destaca que, com essa tecnologia, “mais de 15.000 kWh de baterias deixarão de ser descartados anualmente”, promovendo um ciclo de uso mais sustentável. Essa abordagem reflete a crescente preocupação ambiental com o descarte de baterias de lítio e fosfato, materiais que, sem reciclagem adequada, podem causar sérios impactos ambientais.

Passo a passo do processo de recuperação de baterias
O processo envolve quatro etapas: (1) identificação das células danificadas com multímetro de alta precisão; (2) remoção da célula defeituosa com serra-copo; (3) soldagem a laser para acoplar a nova célula ao módulo; e (4) balanceamento das células para adequar a voltagem. O processo completo leva cerca de três dias por módulo e promete ser mais uma alternativa viável e sustentável para os proprietários de veículos elétricos.

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Com esta iniciativa, o Grupo SHC reafirma seu compromisso com a inovação e sustentabilidade no setor automotivo, abrindo caminho para uma nova era de manutenção de veículos elétricos no Brasil.

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