sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

ZF destaca inovações tecnológicas para o setor de veículos comerciais

A ZF apresenta soluções avançadas em segurança, eletrificação e gerenciamento de frotas, com foco na otimização da operação de veículos comerciais e implementos.

A ZF aproveita sua participação na Fenatran 2024 para apresentar uma série de tecnologias inovadoras que buscam transformar a segurança, eficiência e sustentabilidade no setor de veículos comerciais. Entre as soluções em destaque estão o OnGuardMAX™ 2, sistema de assistência ao motorista, as opções de driveline elétrico para frotas pesadas, e a plataforma de telemetria SCALAR para carretas.

A ZF, líder mundial em tecnologias para veículos comerciais, está marcando presença na Fenatran 2024 com uma gama de soluções tecnológicas voltadas para a melhoria da segurança, desempenho e sustentabilidade de veículos comerciais de todos os portes.

- Publicidade -

A empresa está expondo inovações em sistemas de assistência ao motorista, eletrificação e gerenciamento de frotas, atendendo a uma crescente demanda por soluções inteligentes e adaptáveis ao mercado sul-americano.

Um dos principais destaques é o OnGuardMAX™ 2, uma tecnologia de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) que pode evitar acidentes, utilizando radares, câmeras e sensores para detectar pessoas, animais e objetos na estrada. Caso o motorista não tome ação preventiva, o sistema realiza a frenagem autônoma, reduzindo significativamente o risco de colisões. Além disso, o OnGuardMAX™ 2 conta com recursos como Aviso de Saída de Pista (LDW) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), melhorando a segurança em rodovias e estradas movimentadas.

A ZF também apostou forte na eletrificação dos veículos comerciais, apresentando o AxTrax 2 Dual, um eixo elétrico avançado desenvolvido para caminhões e ônibus pesados. Com potência de até 450 kW e torque de 54.800 Nm, o AxTrax 2 Dual garante uma eficiência energética superior e integra tecnologias como inversores de carboneto de silício (SiC) e atuadores elétricos para trocas de marchas mais suaves. A solução também é equipada com o sistema de frenagem regenerativa, que recarrega as baterias durante a desaceleração, otimizando o desempenho e a recuperação de energia.

- Publicidade -

Além disso, o CeTrax Lite, um driveline elétrico para veículos leves como vans e microônibus, também foi exposto na feira. Com 150 kW de potência e torque de 1.400 Nm, este sistema oferece alta performance e facilidade na integração com eixos e chassis convencionais. O CeTrax Lite destaca-se pela simplicidade e confiabilidade, sendo ideal para os fabricantes de veículos em transição para a eletrificação.

A ZF trouxe também soluções inovadoras para implementos rodoviários, com a introdução do iEBS, um sistema inteligente que controla a estabilidade das carretas e realiza frenagens automáticas, evitando o travamento das rodas e integrando melhor o cavalo mecânico com a carreta. O iEBS também oferece monitoramento da pressão dos pneus, altura da suspensão e até telemetria, trazendo mais segurança e eficiência ao processo de transporte.

Para complementar, a plataforma de telemetria SCALAR da ZF permite o monitoramento completo dos implementos, oferecendo funcionalidades como rastreamento de localização, alertas de eventos e diagnóstico de manutenção. Essa plataforma é uma solução de gerenciamento centralizado, permitindo aos transportadores visualizar todos os dados de veículos e cargas em uma única interface, otimizando a gestão de frotas.

- Publicidade -

No campo das transmissões, a ZF também apresentou suas soluções para aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais, como a transmissão automatizada TraXon e a PowerLine, ambas desenvolvidas para reduzir o consumo de combustível e melhorar a durabilidade dos veículos pesados e médios. A TraXon, por exemplo, já é usada em veículos Euro 6 no Brasil e pode ser combinada com o retardador de velocidade Intarder 3, que reduz em até 90% o uso dos freios, garantindo mais segurança e economia de combustível.

Para caminhões e ônibus rodoviários, a ZF também trouxe inovações em componentes de chassis, como o V-Link, uma barra de reação que oferece robustez e estabilidade. Além disso, a ZF apresentou o CALM (Cabin Air Levelling Module), um sistema de suspensão a ar que melhora o conforto e a estabilidade das cabines, e o C-COMP™, um compressor de ar que reduz o consumo de combustível em até 0,5%.

A ZF segue inovando e mostrando ao mercado sul-americano como suas soluções são capazes de aumentar a segurança, eficiência energética e sustentabilidade dos veículos comerciais, atendendo tanto às exigências atuais quanto às futuras legislações do setor.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn