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ZF destaca inovações tecnológicas para o setor de veículos comerciais

A ZF apresenta soluções avançadas em segurança, eletrificação e gerenciamento de frotas, com foco na otimização da operação de veículos comerciais e implementos.

A ZF aproveita sua participação na Fenatran 2024 para apresentar uma série de tecnologias inovadoras que buscam transformar a segurança, eficiência e sustentabilidade no setor de veículos comerciais. Entre as soluções em destaque estão o OnGuardMAX™ 2, sistema de assistência ao motorista, as opções de driveline elétrico para frotas pesadas, e a plataforma de telemetria SCALAR para carretas.

A ZF, líder mundial em tecnologias para veículos comerciais, está marcando presença na Fenatran 2024 com uma gama de soluções tecnológicas voltadas para a melhoria da segurança, desempenho e sustentabilidade de veículos comerciais de todos os portes.

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A empresa está expondo inovações em sistemas de assistência ao motorista, eletrificação e gerenciamento de frotas, atendendo a uma crescente demanda por soluções inteligentes e adaptáveis ao mercado sul-americano.

Um dos principais destaques é o OnGuardMAX™ 2, uma tecnologia de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) que pode evitar acidentes, utilizando radares, câmeras e sensores para detectar pessoas, animais e objetos na estrada. Caso o motorista não tome ação preventiva, o sistema realiza a frenagem autônoma, reduzindo significativamente o risco de colisões. Além disso, o OnGuardMAX™ 2 conta com recursos como Aviso de Saída de Pista (LDW) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), melhorando a segurança em rodovias e estradas movimentadas.

A ZF também apostou forte na eletrificação dos veículos comerciais, apresentando o AxTrax 2 Dual, um eixo elétrico avançado desenvolvido para caminhões e ônibus pesados. Com potência de até 450 kW e torque de 54.800 Nm, o AxTrax 2 Dual garante uma eficiência energética superior e integra tecnologias como inversores de carboneto de silício (SiC) e atuadores elétricos para trocas de marchas mais suaves. A solução também é equipada com o sistema de frenagem regenerativa, que recarrega as baterias durante a desaceleração, otimizando o desempenho e a recuperação de energia.

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Além disso, o CeTrax Lite, um driveline elétrico para veículos leves como vans e microônibus, também foi exposto na feira. Com 150 kW de potência e torque de 1.400 Nm, este sistema oferece alta performance e facilidade na integração com eixos e chassis convencionais. O CeTrax Lite destaca-se pela simplicidade e confiabilidade, sendo ideal para os fabricantes de veículos em transição para a eletrificação.

A ZF trouxe também soluções inovadoras para implementos rodoviários, com a introdução do iEBS, um sistema inteligente que controla a estabilidade das carretas e realiza frenagens automáticas, evitando o travamento das rodas e integrando melhor o cavalo mecânico com a carreta. O iEBS também oferece monitoramento da pressão dos pneus, altura da suspensão e até telemetria, trazendo mais segurança e eficiência ao processo de transporte.

Para complementar, a plataforma de telemetria SCALAR da ZF permite o monitoramento completo dos implementos, oferecendo funcionalidades como rastreamento de localização, alertas de eventos e diagnóstico de manutenção. Essa plataforma é uma solução de gerenciamento centralizado, permitindo aos transportadores visualizar todos os dados de veículos e cargas em uma única interface, otimizando a gestão de frotas.

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No campo das transmissões, a ZF também apresentou suas soluções para aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais, como a transmissão automatizada TraXon e a PowerLine, ambas desenvolvidas para reduzir o consumo de combustível e melhorar a durabilidade dos veículos pesados e médios. A TraXon, por exemplo, já é usada em veículos Euro 6 no Brasil e pode ser combinada com o retardador de velocidade Intarder 3, que reduz em até 90% o uso dos freios, garantindo mais segurança e economia de combustível.

Para caminhões e ônibus rodoviários, a ZF também trouxe inovações em componentes de chassis, como o V-Link, uma barra de reação que oferece robustez e estabilidade. Além disso, a ZF apresentou o CALM (Cabin Air Levelling Module), um sistema de suspensão a ar que melhora o conforto e a estabilidade das cabines, e o C-COMP™, um compressor de ar que reduz o consumo de combustível em até 0,5%.

A ZF segue inovando e mostrando ao mercado sul-americano como suas soluções são capazes de aumentar a segurança, eficiência energética e sustentabilidade dos veículos comerciais, atendendo tanto às exigências atuais quanto às futuras legislações do setor.

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