A STLA Frame promete transformar o segmento de veículos grandes ao combinar alta capacidade de reboque, até 1.100 km de autonomia e soluções multienergia, como elétrica e de alcance estendido, alinhadas às demandas crescentes por durabilidade e eficiência.
A nova plataforma da Stellantis, chamada STLA Frame, foi especialmente desenvolvida para atender às demandas de consumidores que buscam potência, durabilidade e versatilidade em picapes e SUVs de grande porte. Com uma estrutura de carroceria sobre chassi e tecnologias avançadas, ela suporta até 6.350 kg de reboque, carga útil de 1.224 kg e pode atravessar áreas alagadas de até 610 mm.
Projetada inicialmente para abrigar sistemas de propulsão elétrica (BEV) e de alcance estendido (REEV), a STLA Frame também oferece flexibilidade para futuras tecnologias, como combustão interna, híbrida ou até movida a hidrogênio. Essa abordagem multienergia assegura sua relevância mesmo diante de rápidas mudanças no mercado automotivo.
No sistema REEV, um motor térmico é utilizado como gerador de eletricidade, que alimenta tanto os motores elétricos de tração quanto a bateria. Essa configuração elimina a conexão mecânica direta entre o motor e as rodas, aumentando o torque e otimizando a dinâmica de condução. Esse design é ideal para quem precisa de maior autonomia, alcançando impressionantes 1.100 km mesmo sob condições de carga.
Para os modelos totalmente elétricos (BEV), a autonomia chega a 800 km, com baterias refrigeradas a líquido que variam de 159 a 200 kWh. Os motores elétricos de tração (EDMs) projetados pela Stellantis fornecem até 250 kW de potência por eixo, permitindo tração nas quatro rodas e aceleração de 0 a 96 km/h em apenas 4,4 segundos.
A plataforma também se destaca pela robustez. Sua estrutura utiliza aço de alta resistência, enquanto a bateria é protegida por trilhos laterais reforçados e um revestimento inferior que reduz o arrasto aerodinâmico. Além disso, os sistemas de suspensão adaptáveis, incluindo opções pneumáticas, garantem conforto e desempenho tanto em terrenos acidentados quanto em estradas pavimentadas.
Outra vantagem competitiva é a capacidade de carregamento rápido. Nos modelos BEV, a STLA Frame suporta carregamento de 800 volts, adicionando até 160 km de autonomia em apenas 10 minutos. Já os sistemas REEV oferecem recargas de 80 km em 10 minutos com carregadores de 400 volts. A funcionalidade de carregamento bidirecional permite que os veículos abasteçam outros EVs, residências ou até devolvam energia à rede elétrica.
Com medidas que variam de 5,4 a 5,9 metros de comprimento e capacidade para pneus de até 33 polegadas, a STLA Frame foi projetada para atender tanto às necessidades do trabalho pesado quanto ao uso familiar. A Stellantis afirma que a plataforma será a base para os próximos lançamentos de marcas como Jeep e Ram, oferecendo soluções completas para consumidores que ainda têm dúvidas sobre a adoção de veículos elétricos.
A nova plataforma é a terceira do portfólio BEV global da Stellantis, sucedendo as lançadas STLA Medium e Large. Essa estratégia faz parte do plano Dare Forward 2030, que prevê investimentos de mais de € 50 bilhões em eletrificação até o fim da década. A meta da montadora é atingir 100% de vendas de BEVs na Europa e 50% nos EUA até 2030, consolidando sua posição como líder na transição para a mobilidade sustentável.