A Ram 1500, uma das picapes mais reconhecidas do mercado norte-americano, atingiu um marco histórico no último dia 16 de abril: 2 milhões de unidades produzidas na planta de Sterling Heights, no estado de Michigan (EUA). A unidade responsável pela fabricação do modelo desde 2018 foi totalmente convertida, anos antes, para se tornar uma fábrica dedicada exclusivamente às picapes da marca.
O feito chega pouco tempo depois de a fábrica completar 40 anos sob controle da Stellantis, e é resultado direto de um trabalho de transformação iniciado em 2016, quando a planta deixou de produzir carros de passeio para se tornar o coração da produção da Ram 1500. A primeira unidade da linha atual saiu da fábrica em março de 2018, e em apenas sete anos o volume produzido já chega à casa dos dois milhões.
“A fábrica de Sterling Heights é crucial para nossa operação”, afirmou Tim Kuniskis, CEO da Ram. “Ela entrega um modelo com até dez níveis de acabamento e múltiplas configurações para atender aos mais diversos perfis de cliente. Chegar a quase 2 milhões de unidades exige uma equipe dedicada e muito alinhada à estratégia da marca.”
E a transformação da planta continua. Em 2024, a Stellantis investiu US$ 235,5 milhões na modernização da unidade para dar início à produção das novas versões multienergia da Ram 1500. O plano é ambicioso: incluir na mesma linha de produção versões a combustão, híbridas e 100% elétricas, como a Ram 1500 Ramcharger, com extensor de autonomia, e a Ram 1500 REV, primeira elétrica pura da marca.
“O futuro da planta já foi incerto, e por isso esse marco é ainda mais significativo”, declarou Chuck Padden, gerente da fábrica. “Nossa equipe mostrou resiliência e dedicação para transformar essa história.”
Com essa evolução, a Ram — reconhecida como única marca premium focada exclusivamente em picapes no mercado — busca se posicionar na liderança da nova era da mobilidade, sem abrir mão do desempenho e da robustez que tornaram a 1500 um ícone entre os consumidores.
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Multienergia: termo usado para definir veículos que podem ser equipados com diferentes tipos de propulsão, como motor a combustão, híbrido (combustão + elétrico) ou totalmente elétrico.
Extensor de autonomia: sistema que utiliza um pequeno motor a combustão para gerar eletricidade e recarregar a bateria de um veículo elétrico, ampliando a autonomia total sem depender exclusivamente de estações de recarga.