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Uruguai avança no uso do hidrogênio verde com projeto pioneiro e caminhões Hyundai

Projeto Kahirós investe US$ 40 milhões na construção da primeira instalação de hidrogênio verde do país e impulsiona a mobilidade sustentável

O Uruguai está liderando a integração do hidrogênio verde na América Latina com o Projeto Kahirós, que envolve um investimento de US$ 40 milhões e o uso de caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell para transporte de madeira por longas distâncias sem emissões de CO₂. A iniciativa visa tornar o país um modelo de mobilidade sustentável e transição energética.

O Projeto Kahirós, desenvolvido por um consórcio de empresas, representa um avanço significativo na adoção do hidrogênio verde como fonte de energia para o transporte de carga no Uruguai. A parceria inclui a Hyundai Fidocar, Banco Santander, VENTUS e FRAYLOG, unindo setores estratégicos para viabilizar a primeira instalação de hidrogênio verde do país.

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Com seis caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell, o projeto permitirá que o transporte de madeira seja feito em percursos superiores a 700 km com uma única recarga. Essa iniciativa demonstra a viabilidade do hidrogênio como alternativa limpa e eficiente para veículos pesados, substituindo combustíveis fósseis e reduzindo a pegada de carbono da logística uruguaia.

O Banco Santander está financiando a iniciativa com um investimento de US$ 40 milhões, viabilizando a construção da usina de produção de hidrogênio verde próxima a Fray Bentos. A infraestrutura contará com um parque solar fotovoltaico de 4,8 MW para alimentar o processo de eletrólise, garantindo que toda a produção de hidrogênio seja baseada em fontes renováveis. A expectativa é que a planta gere 77 toneladas de hidrogênio anualmente, suficiente para abastecer os caminhões do projeto.

O presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, destacou a importância da iniciativa para a mobilidade sustentável na região. Segundo ele, o projeto uruguaio pode servir de exemplo para outros países interessados em reduzir as emissões do transporte pesado. A Hyundai já trabalha na América Latina para desenvolver novos projetos de mobilidade a hidrogênio no Brasil, Chile e Colômbia.

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Os caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell são equipados com duas células de combustível de 90 kW cada, totalizando 180 kW de potência. Seu motor elétrico de 350 kW e torque de 2.237 Nm garante alta eficiência energética. Além disso, os tanques armazenam cerca de 69 kg de hidrogênio, proporcionando autonomia de até 720 km. Esses veículos já são utilizados em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Suíça, consolidando a Hyundai como líder global em mobilidade a hidrogênio.

O hidrogênio utilizado no Projeto Kahirós será produzido com energia solar de painéis bifaciais, que captam luz tanto pela parte frontal quanto traseira, aumentando a eficiência energética. Esse modelo garante que o hidrogênio produzido seja verdadeiramente sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, reforçando o compromisso do Uruguai com a transição energética.

Além do projeto no Uruguai, a Hyundai vem expandindo suas operações com hidrogênio na América Latina. No Brasil, a empresa está participando de testes com o Hyundai NEXO, SUV movido a célula de combustível, em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da USP. O veículo está avaliando a viabilidade do hidrogênio produzido a partir do etanol, reforçando o potencial do Brasil na produção desse combustível renovável.

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Com iniciativas como o Projeto Kahirós e os testes no Brasil, a Hyundai e seus parceiros estão consolidando a mobilidade a hidrogênio como uma solução viável para o transporte sustentável na América Latina. A expectativa é que esse modelo se expanda para outros países da região, acelerando a transição para uma economia de baixo carbono.

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