quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Causador de acidente pode ser cobrado pela seguradora mesmo após pagar franquia

Entenda a ação regressiva, instrumento legal que permite à seguradora cobrar do culpado o valor gasto com reparos ou indenização, mesmo após acerto direto com a vítima

Pouco conhecido entre os condutores, o direito das seguradoras de cobrarem os prejuízos do causador de um acidente é previsto no Código Civil e respaldado pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, conforme a Súmula 188. A prática é comum e tem base no artigo 786 do Código Civil, sendo aplicada especialmente quando o culpado não aciona seu próprio seguro ou não possui cobertura para danos a terceiros.

De acordo com o advogado Luís Eduardo Nigro, especialista em Direito Securitário, a seguradora do veículo danificado tem o direito legal de buscar o reembolso do valor gasto no conserto ou da indenização paga ao segurado, descontando o valor da franquia. “Mesmo que o condutor tenha pago a franquia diretamente à vítima, isso não impede a seguradora de buscá-lo para reaver o restante do prejuízo”, explica.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em caso de perda total, por exemplo, a seguradora pode cobrar o valor integral pago ao segurado, com abatimento do valor obtido com a venda do veículo sinistrado em leilão.

A cobrança costuma começar de forma extrajudicial, com ligações ou notificações. Se não houver acordo, a seguradora pode recorrer à Justiça, desde que dentro do prazo de três anos após o pagamento do sinistro.

Para evitar dores de cabeça, Nigro recomenda que, ao reconhecer a culpa em um acidente, o condutor comunique imediatamente sua seguradora e solicite a cobertura de danos a terceiros, caso essa cláusula esteja prevista na apólice.

- Publicidade -

Caso o motorista seja surpreendido por uma cobrança judicial, é essencial que ele informe sua seguradora e peça a chamada “denunciação da lide”, procedimento que obriga a seguradora a assumir os custos do processo, incluindo honorários advocatícios e demais despesas judiciais.

Com mais de duas décadas de atuação na área, Nigro reforça a importância de conhecer esses mecanismos. “Muitos motoristas acreditam que pagar a franquia basta, mas podem acabar arcando com valores muito maiores se não tomarem os cuidados legais.”


Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ação regressiva: mecanismo jurídico que permite a uma seguradora cobrar do responsável por um dano os valores que foram pagos ao segurado.

Denunciação da lide: procedimento pelo qual o réu em uma ação judicial convoca um terceiro (como uma seguradora) para que participe do processo e assuma eventuais obrigações.


Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil