terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volvo produz em Curitiba o primeiro ônibus elétrico biarticulado da marca no mundo

Com capacidade para 250 passageiros, zero emissões e alta tecnologia embarcada, modelo BZRT é aposta da marca para a eletromobilidade nos sistemas BRT globais.

A fábrica da Volvo em Curitiba (PR) acaba de produzir o primeiro chassi de ônibus biarticulado 100% elétrico da marca no mundo: o BZRT, desenvolvido no Brasil, alia emissão zero, capacidade de metrô e tecnologia de ponta para sistemas BRT urbanos de alta demanda.

A operação brasileira da Volvo entra para a história da marca global com a produção do primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico, desenvolvido e fabricado na unidade de Curitiba. Chamado de BZRT, o modelo é voltado para aplicações de alta capacidade, como os sistemas de transporte rápido por ônibus (BRT), e representa um avanço estratégico no plano de descarbonização da mobilidade da Volvo, que pretende zerar as emissões de CO₂ até 2040.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o BZRT pode transportar o mesmo número de pessoas que um metrô, mas com custos de implantação e operação significativamente menores. Sua eficiência operacional e ambiental posiciona o modelo como solução ideal para grandes centros urbanos que buscam reduzir emissões e ampliar a mobilidade pública.

O chassi 100% elétrico é equipado com dois motores de 200 kW, totalizando 400 kW (540 cv), acoplados a uma transmissão automatizada de duas marchas baseada na Volvo I-Shift. O conjunto pode ser alimentado por até oito baterias com capacidade total de 720 kWh, proporcionando autonomia compatível com aplicações urbanas. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, conforme a potência da estação utilizada.

A arquitetura do veículo foi projetada para otimizar o espaço interno e a dinâmica de condução. Os motores ficam posicionados sob o piso central, o que contribui para a distribuição ideal do peso e melhora o equilíbrio dinâmico. As baterias estão instaladas sob o chassi, permitindo um salão de passageiros completamente livre, sem interferências mecânicas, o que melhora o conforto e a acessibilidade.

- Publicidade -

“Reunimos o que há de melhor dos nossos biarticulados tradicionais com a mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. O BZRT utiliza o mesmo conjunto de chassi, eixos e sistemas de suspensão dos modelos consagrados da marca, garantindo robustez, confiabilidade e facilidade de manutenção.

Seguindo o compromisso da Volvo com a Visão Zero Acidentes, o BZRT é equipado com recursos avançados de segurança ativa. O pacote inclui câmeras e sensores nos pontos cegos, alerta de pedestres e ciclistas, leitor de placas de trânsito com aviso no painel, além do Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema de direção assistida eletronicamente que reduz o esforço do motorista e aumenta a precisão da condução.

Outro destaque é a tecnologia de Zonas de Segurança, que pode reduzir automaticamente a velocidade do ônibus em áreas sensíveis – como escolas, terminais ou hospitais – com base no monitoramento via GPS. “Em algumas cidades, conseguimos reduzir até 50% das colisões com esse sistema”, destaca Selski.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A fábrica brasileira da Volvo reafirma sua vocação para a inovação. A empresa iniciou a produção de ônibus no Brasil em 1979 e desde então lidera importantes projetos, como a introdução dos primeiros ônibus híbridos no país e o desenvolvimento de ônibus articulados e biarticulados que fizeram história em sistemas BRT como o de Curitiba.

O modelo BZRT foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no Brasil, previsto para o período de 2023 a 2025. Com produção local exclusiva, o chassi poderá ser exportado para diversos países, consolidando o Brasil como polo global de inovação e produção de ônibus de alta capacidade e emissão zero.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Chassi biarticulado – Estrutura veicular composta por três módulos interligados por articulações, permitindo maior capacidade de passageiros com boa manobrabilidade urbana.

Volvo Dynamic Steering (VDS) – Sistema eletrônico de direção que reduz o esforço do condutor e melhora a precisão ao volante, aumentando a segurança e diminuindo o desgaste físico do motorista.

Zonas de Segurança – Tecnologia que utiliza GPS para limitar automaticamente a velocidade do veículo em áreas de risco, como escolas ou cruzamentos, contribuindo para a prevenção de acidentes.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil