quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

GM e LG Energy avançam com baterias LMR para picapes e SUVs elétricos com maior alcance e menor custo

Células prismáticas com tecnologia de lítio-manganês enriquecido devem entrar em produção nos EUA até 2028, prometendo mais autonomia, menor custo e maior eficiência nos elétricos de grande porte da GM

A General Motors, em parceria com a LG Energy Solution, revelou o desenvolvimento de uma nova célula de bateria prismática com tecnologia LMR (lítio-manganês enriquecido), que oferece até 33% mais densidade energética que as baterias atuais de lítio-ferro-fosfato, com promessa de maior alcance, custo competitivo e produção nos Estados Unidos até 2028.

A General Motors (GM) e a LG Energy Solution deram um passo importante rumo ao futuro da mobilidade elétrica, ao anunciarem o desenvolvimento de uma nova bateria prismática com química de lítio-manganês enriquecido (LMR). Essa tecnologia representa um avanço significativo no setor de baterias para veículos elétricos, especialmente os de grande porte como picapes e SUVs. O objetivo é unir alta densidade energética, eficiência de produção e menor custo para atender ao crescente mercado de elétricos nos Estados Unidos e no mundo.

O novo tipo de célula prismática LMR consegue armazenar 33% mais energia em comparação às melhores baterias baseadas em lítio-ferro-fosfato (LFP), mantendo o custo em um patamar competitivo. Esse avanço permitirá que futuros veículos elétricos da GM, como caminhonetes e SUVs de grande porte, ofereçam mais de 400 milhas de autonomia — cerca de 644 km — com uma única carga. Isso representa um ganho expressivo para veículos que tradicionalmente exigem baterias maiores e mais potentes.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A escolha pela tecnologia LMR não é por acaso. Ela usa maior proporção de manganês em sua composição química, um elemento mais acessível e barato do que o cobalto, amplamente utilizado nas baterias convencionais. O cobalto é um dos materiais mais caros e complexos de serem obtidos de forma sustentável, tornando sua substituição por manganês uma solução atrativa do ponto de vista econômico e ambiental. Além disso, a abundância do manganês garante mais estabilidade na cadeia de suprimentos.

As novas células terão formato prismático, o que contribui para melhor aproveitamento do espaço dentro dos pacotes de baterias. Isso significa que é possível armazenar mais energia ocupando menos volume, um fator crítico em projetos de veículos que exigem grande autonomia sem comprometer o espaço interno ou o peso total. A GM já utiliza células prismáticas em parte de sua plataforma Ultium e agora avança com essa configuração na nova geração de baterias.

A produção comercial das baterias LMR será realizada nos Estados Unidos por meio da joint venture Ultium Cells, entre GM e LG Energy, com início previsto para 2028. Antes disso, uma fase de pré-produção ocorrerá em uma instalação da LG Energy Solution ainda em 2027. A validação do projeto final das células acontecerá no Battery Cell Development Center, centro de desenvolvimento de baterias da GM localizado em Warren, Michigan, que deve ser inaugurado no mesmo ano.

- Publicidade -

A LG Energy Solution detém atualmente o maior portfólio de propriedade intelectual relacionado à tecnologia LMR, com mais de 200 patentes registradas desde 2010. Esse acúmulo de conhecimento foi fundamental para superar os principais desafios da química LMR, como durabilidade e desempenho. Graças à colaboração com a GM, as equipes de engenharia conseguiram desenvolver materiais de cátodo, eletrólitos e aditivos que garantem performance superior em aplicações veiculares exigentes.

A tecnologia LMR também será integrada à atual cadeia de produção de baterias da GM, com foco em produção doméstica e responsabilidade ambiental. A estratégia inclui o uso de matérias-primas extraídas e processadas na América do Norte, como lítio, manganês e grafite, fortalecendo a soberania energética dos EUA e garantindo rastreabilidade no fornecimento. Isso também vai ao encontro das políticas de incentivos para veículos elétricos locais.

Segundo a GM, a bateria LMR vai complementar outras tecnologias já utilizadas pela marca, como as químicas de alto teor de níquel e as células LFP, ampliando as opções para os consumidores. “Estamos desenvolvendo a bateria ideal para cada tipo de veículo em nosso portfólio elétrico”, afirmou Kurt Kelty, vice-presidente de baterias e sustentabilidade da GM. Para ele, o futuro passa por uma solução diversificada, que equilibre custo, desempenho e sustentabilidade em diferentes categorias de produto.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Célula prismática – Formato retangular de célula de bateria que permite melhor empilhamento e aproveitamento de espaço nos pacotes de bateria, resultando em maior densidade volumétrica e eficiência estrutural.

LMR (lithium manganese-rich) – Química de bateria baseada em lítio com alta proporção de manganês no cátodo, o que permite maior densidade energética, menor custo e redução no uso de cobalto, material mais caro e raro.

Densidade energética – Medida da quantidade de energia que uma bateria pode armazenar por unidade de volume ou peso; quanto maior essa densidade, maior a autonomia possível para o veículo com o mesmo espaço físico.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil