domingo, 25 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Tecnologia como aliada da mobilidade é destaque no carnaval em Salvador

Os instrumentos geram informações sobre a circulação dos veículos - e enviam em tempo real - para uma plataforma inteligente de dados.

A Prefeitura de Salvador dá mais um passo inovador na gestão do tráfego durante o Carnaval de rua 2024, ao implementar 15 pórticos tecnológicos exclusivos para grandes eventos. O objetivo é aumentar a segurança e melhorar o fluxo de veículos nos circuitos Barra/Ondina e na orla atlântica entre Boca do Rio e Patamares.

A capital baiana, conhecida pelo seu Carnaval grandioso, adota uma abordagem tecnológica para gerenciar o tráfego durante a festividade. A partir de 8 de fevereiro, 15 pórticos com displays inteligentes estarão operando para controlar o fluxo de veículos nas zonas dos circuitos Barra/Ondina e na orla atlântica entre Boca do Rio e Patamares.

Durante as festividades, o trânsito de veículos nessas regiões será restrito das 13h às 5h da manhã. Os displays inteligentes fornecerão informações visuais aos motoristas, indicando se possuem permissão para transitar com base em luzes indicativas. Veículos credenciados acionarão uma luz verde ao lado do “ok”, enquanto não credenciados verão uma luz vermelha e a mensagem “não ok”.

Além do controle de acesso, os pórticos enviam em tempo real informações sobre a circulação dos veículos para uma plataforma inteligente monitorada pelos órgãos de fiscalização. Cerca de 35 mil veículos deverão ser credenciados para acesso autorizado nas áreas dos circuitos do Carnaval.

Os testes com os pórticos e a central de dados iniciaram na última semana, com operação oficial prevista para o início das festividades. A tecnologia será aplicada em cinco zonas, divididas em 12 regiões distintas, com veículos não autorizados sujeitos a multas por infringirem as restrições.

Décio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador, destaca a iniciativa como um esforço para garantir a segurança, apoiar os moradores locais e proporcionar uma experiência positiva aos foliões. Ele enfatiza que a tecnologia inovadora visa restringir a circulação e estacionamento de veículos nos entornos dos circuitos do Carnaval, melhorando a mobilidade.

A solução utiliza uma lista cadastrada previamente de placas de veículos autorizados, contemplando moradores e prestadores de serviços na região. Além do controle de acesso, o sistema oferece funcionalidades avançadas, incluindo monitoramento de 250 carros por segundo e identificação de mais de 30 características em cada passagem de veículo, utilizando inteligência artificial.

Guilherme Araújo, diretor presidente da Velsis, empresa responsável pela tecnologia, destaca que o sistema inteligente proporciona informações avançadas sobre o tráfego veicular urbano, beneficiando gestores e usuários das vias urbanas em tempo real. A solução é considerada uma contribuição significativa para a gestão da mobilidade durante eventos de grande porte, como o Carnaval de Salvador.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn