A BorgWarner, referência global em soluções para mobilidade sustentável, assinou contrato com uma importante fabricante de veículos dos Estados Unidos para o fornecimento do motor elétrico SW130 (S-wind) de 400V, destinado a uma nova geração de caminhões híbridos de grande porte e SUVs. A produção está prevista para começar no segundo trimestre de 2028.
O novo acordo reforça a presença global da tecnologia de motores elétricos S-wind, reconhecida por seu alto desempenho em aplicações que exigem potência, eficiência energética e compactação. A parceria representa mais um passo da BorgWarner rumo à ampliação de sua atuação no fornecimento de sistemas de propulsão eletrificada para OEMs de alto volume.
Segundo o Dr. Stefan Demmerle, vice-presidente da BorgWarner Inc. e presidente da divisão PowerDrive Systems, o contrato é resultado de uma colaboração contínua com a montadora, que envolveu ajustes técnicos e testes rigorosos para adaptar o eMotor às necessidades específicas de espaço, desempenho e integração. “Esse acordo reflete a expertise técnica da nossa equipe, da concepção até a manufatura”, afirmou.
O motor elétrico SW130, baseado na tecnologia S-wind, apresenta um design exclusivo de enrolamento retangular contínuo, que se diferencia dos tradicionais sistemas “hairpin”. O método de inserção radial de fios otimiza o uso de materiais, reduzindo os pontos de solda em até 90% e proporcionando melhor escalabilidade e flexibilidade no projeto — fatores que resultam em menor custo e tamanho reduzido.
Com diâmetro de estator de 130 mm e comprimento de pilha de 65 mm, o SW130 foi projetado para entregar alta densidade de potência em um pacote compacto, o que o torna ideal para arquiteturas híbridas de veículos de grande porte, como SUVs e caminhões. A tecnologia também reduz ruído, vibração e aspereza (NVH), melhorando a experiência de condução e a durabilidade do sistema.
A solução da BorgWarner também atua como substituto moderno do alternador, operando em sistemas de alta tensão com 400V, o que eleva a capacidade energética sem comprometer o espaço disponível no compartimento do motor — um ponto crítico em projetos de eletrificação em veículos de grande porte.
O fornecimento do SW130 representa mais do que um contrato comercial. Trata-se de uma declaração de competência técnica e uma demonstração clara da aposta global da indústria automotiva na eletrificação de plataformas de maior porte, que exigem motores compactos, potentes e eficientes.
A BorgWarner reafirma, com este projeto, seu papel como protagonista na transição energética do setor automotivo, especialmente em aplicações comerciais e utilitárias, onde a eficiência, a confiabilidade e o desempenho são determinantes.
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eMotor – abreviação de electric motor, é o motor elétrico usado para propulsão em veículos híbridos ou 100% elétricos. Ele substitui ou complementa o motor a combustão.
S-wind – tipo de enrolamento em forma de “S” usado dentro do motor elétrico, que proporciona melhor aproveitamento do espaço interno, maior eficiência, menor número de soldas e custos reduzidos de produção.
NVH – sigla em inglês para Noise, Vibration and Harshness (ruído, vibração e aspereza). Refere-se à qualidade percebida do conforto sonoro e da suavidade de funcionamento de um veículo.