terça-feira, 17 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

BorgWarner fornecerá motor elétrico SW130 para caminhões híbridos e SUVs de montadora norte-americana

Tecnologia S-wind traz maior eficiência energética e redução de custos em novo eMotor que estreia em 2028 em caminhões híbridos e SUVs de alto volume

A BorgWarner, referência global em soluções para mobilidade sustentável, assinou contrato com uma importante fabricante de veículos dos Estados Unidos para o fornecimento do motor elétrico SW130 (S-wind) de 400V, destinado a uma nova geração de caminhões híbridos de grande porte e SUVs. A produção está prevista para começar no segundo trimestre de 2028.

O novo acordo reforça a presença global da tecnologia de motores elétricos S-wind, reconhecida por seu alto desempenho em aplicações que exigem potência, eficiência energética e compactação. A parceria representa mais um passo da BorgWarner rumo à ampliação de sua atuação no fornecimento de sistemas de propulsão eletrificada para OEMs de alto volume.

- Publicidade -

Segundo o Dr. Stefan Demmerle, vice-presidente da BorgWarner Inc. e presidente da divisão PowerDrive Systems, o contrato é resultado de uma colaboração contínua com a montadora, que envolveu ajustes técnicos e testes rigorosos para adaptar o eMotor às necessidades específicas de espaço, desempenho e integração. “Esse acordo reflete a expertise técnica da nossa equipe, da concepção até a manufatura”, afirmou.

O motor elétrico SW130, baseado na tecnologia S-wind, apresenta um design exclusivo de enrolamento retangular contínuo, que se diferencia dos tradicionais sistemas “hairpin”. O método de inserção radial de fios otimiza o uso de materiais, reduzindo os pontos de solda em até 90% e proporcionando melhor escalabilidade e flexibilidade no projeto — fatores que resultam em menor custo e tamanho reduzido.

Com diâmetro de estator de 130 mm e comprimento de pilha de 65 mm, o SW130 foi projetado para entregar alta densidade de potência em um pacote compacto, o que o torna ideal para arquiteturas híbridas de veículos de grande porte, como SUVs e caminhões. A tecnologia também reduz ruído, vibração e aspereza (NVH), melhorando a experiência de condução e a durabilidade do sistema.

- Publicidade -

A solução da BorgWarner também atua como substituto moderno do alternador, operando em sistemas de alta tensão com 400V, o que eleva a capacidade energética sem comprometer o espaço disponível no compartimento do motor — um ponto crítico em projetos de eletrificação em veículos de grande porte.

O fornecimento do SW130 representa mais do que um contrato comercial. Trata-se de uma declaração de competência técnica e uma demonstração clara da aposta global da indústria automotiva na eletrificação de plataformas de maior porte, que exigem motores compactos, potentes e eficientes.

A BorgWarner reafirma, com este projeto, seu papel como protagonista na transição energética do setor automotivo, especialmente em aplicações comerciais e utilitárias, onde a eficiência, a confiabilidade e o desempenho são determinantes.

- Publicidade -

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

eMotor – abreviação de electric motor, é o motor elétrico usado para propulsão em veículos híbridos ou 100% elétricos. Ele substitui ou complementa o motor a combustão.

S-wind – tipo de enrolamento em forma de “S” usado dentro do motor elétrico, que proporciona melhor aproveitamento do espaço interno, maior eficiência, menor número de soldas e custos reduzidos de produção.

NVH – sigla em inglês para Noise, Vibration and Harshness (ruído, vibração e aspereza). Refere-se à qualidade percebida do conforto sonoro e da suavidade de funcionamento de um veículo.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008