Dirigir está prestes a se tornar uma experiência ainda mais conectada, prática e interativa com a chegada do Gemini, o assistente de inteligência artificial do Google, aos carros compatíveis com Android Auto e sistemas com Google integrado.
Segundo Patrick Brady, vice-presidente de Android para carros, o objetivo é ampliar as possibilidades dos motoristas, integrando recursos inteligentes que aumentam a produtividade, segurança e conforto durante a condução. O anúncio faz parte da iniciativa do Google de evoluir a experiência automotiva, que já soma mais de 250 milhões de veículos compatíveis com Android Auto e mais de 50 modelos com Google nativo embarcado.
Com o Gemini, o motorista poderá realizar ações complexas apenas com comandos de voz naturais. Por exemplo, será possível dizer: “Mande uma mensagem para o Joe em espanhol”, e a IA se encarrega de redigir a mensagem, traduzir automaticamente e até sugerir melhorias. O sistema aprende preferências e responde com mais contexto, permitindo interações mais humanas, intuitivas e personalizadas.
Durante a viagem, é possível pedir sugestões como “encontrar bons lugares para comer tacos ao longo do caminho”. O Gemini se conecta com o Google Maps, YouTube Music, Spotify, Gmail e Agenda, respondendo com avaliações de locais, horários, endereços perdidos na caixa de e-mail e muito mais — tudo com o motorista mantendo as mãos no volante e os olhos na estrada.
Outro destaque é o Gemini Live, uma experiência interativa por voz que permite fazer brainstorming, explorar ideias ou se preparar para reuniões importantes, como perguntar “Como conversar com meu chefe sobre uma promoção?”. A proposta é transformar o carro em um ambiente produtivo e inteligente, mesmo em trânsito.
O Gemini será disponibilizado em carros com Android Auto nos próximos meses, e chegará ainda este ano a veículos com Google integrado, como o novo Lincoln Nautilus, Renault R5 e Honda Passport.
Além da IA, o Google está expandindo o ecossistema com mais aplicativos e recursos de entretenimento, incluindo categorias como jogos e vídeos para momentos de espera — como recarga de veículos elétricos ou busca dos filhos na escola. Também foi ampliada a funcionalidade de chaves digitais, que agora são compatíveis com modelos da Audi, Volvo e Polestar.
O Google apresentará todas essas novidades no Google I/O, previsto para a próxima semana, com demonstrações práticas em carros equipados com Android Auto e Google embutido — reforçando a proposta de uma mobilidade mais conectada, prática e inteligente.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Android Auto – plataforma do Google que permite espelhar aplicativos do smartphone Android na central multimídia do carro, otimizando navegação, chamadas, mensagens e música com segurança.
Google integrado – sistema nativo no veículo que traz o Google Assistente, Google Maps e Google Play diretamente no painel do carro, sem necessidade de conexão com o telefone.
IA (Inteligência Artificial) – conjunto de tecnologias que simula a capacidade humana de aprender, compreender e tomar decisões. No caso do Gemini, a IA entende o contexto e personaliza respostas de forma natural.