A ZF, líder em tecnologia de mobilidade, apresenta ao mercado brasileiro o OptiDamp, um amortecedor torcional de alta performance desenvolvido para máquinas agrícolas e de construção, visando maior eficiência, robustez e sustentabilidade em operações severas.
A ZF, referência global em tecnologia para sistemas de mobilidade, está trazendo para o mercado brasileiro o OptiDamp, um amortecedor torcional de alto desempenho. Desenvolvido especificamente para aplicação em máquinas agrícolas e de construção que enfrentam operações severas, a novidade chega para suprir as crescentes demandas por eficiência, robustez e sustentabilidade no campo e nos canteiros de obras. Este lançamento estratégico sublinha o compromisso da ZF em oferecer soluções avançadas que impulsionam o setor produtivo.
O lançamento do OptiDamp reflete o compromisso da ZF com a inovação alinhada à realidade do mercado sul-americano. De acordo com Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, o equipamento será inicialmente importado da Alemanha, mas a meta é nacionalizar a produção assim que houver demanda suficiente no mercado interno. Esta flexibilidade de produção demonstra a capacidade da ZF em se adaptar às necessidades locais, garantindo a disponibilidade do produto.
Integrado de forma estratégica entre o motor e a transmissão, o OptiDamp é projetado para otimizar o desempenho de máquinas que possuem um torque máximo de até 3.000 Nm. Sua posição crucial no conjunto mecânico permite que ele atue diretamente na fonte das vibrações, garantindo uma operação mais suave e eficiente. A sua instalação intuitiva facilita a integração com os sistemas existentes das máquinas pesadas.
Este componente atua como um sistema inteligente de controle de vibrações, minimizando o impacto dos esforços torcionais que surgem durante a operação de tratores e máquinas de construção. Esforços torcionais são torques que causam torção em um componente, gerando vibrações. O resultado é um funcionamento mais suave, com menos ruídos e menor desgaste, o que se traduz em maior vida útil para os componentes do sistema de transmissão e uma experiência aprimorada para o operador, que sentirá menos fadiga.
A tecnologia do OptiDamp também é uma aliada das estratégias de eficiência energética, como o downsizing (redução do tamanho do motor) e o downspeeding (operação em rotações mais baixas), tendências no setor automotivo que visam menor consumo de combustível e emissões. Em outras palavras, o OptiDamp permite que as montadoras adotem motores menores e mais econômicos, operando em regimes de menor esforço, sem comprometer o desempenho, a durabilidade ou o conforto do operador. Isso resulta em máquinas mais sustentáveis e com um melhor custo-benefício a longo prazo.
“O OptiDamp oferece ganhos concretos em durabilidade, conforto e sustentabilidade. Trata-se de uma solução com grande potencial para o mercado brasileiro, especialmente para os setores de agricultura e construção, que exigem alta confiabilidade operacional”, reforça Silvio Furtado, ressaltando o valor agregado que o novo amortecedor traz para esses segmentos críticos da economia. Sua aplicação promete otimizar o tempo de trabalho e reduzir os custos com manutenção.
Projetado para suportar condições extremas de uso, o OptiDamp combina molas de aço de alta resistência com um sistema de amortecimento viscoso selado. Molas de aço são componentes elásticos que armazenam e liberam energia, enquanto o amortecimento viscoso utiliza um fluido para dissipar a energia das vibrações, garantindo alto desempenho durante variações de carga e baixa resistência quando o motor opera de forma estável. A vedação do sistema impede a entrada de contaminantes e garante a integridade do fluido.
O novo sistema proporciona uma redução significativa das vibrações torcionais, melhora o conforto acústico e operacional, impactando diretamente as características de ruído, vibração e aspereza (NVH – Noise, Vibration, and Harshness, que mede o nível de desconforto de um veículo). Ele também aumenta a durabilidade do sistema de transmissão e, com o uso de lubrificação integral e permanente, dispensa a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva do próprio amortecedor ao longo de toda a sua vida útil, o que significa menos paradas e mais produtividade.
Além disso, é uma solução ecologicamente correta, composta por materiais recicláveis, o que viabiliza sua remanufatura – processo de restauração de um produto usado para as especificações de um novo – e contribui para a redução do impacto ambiental. A combinação de todos esses fatores culmina em um custo total de operação mais eficiente para o usuário, que se beneficia tanto economicamente quanto ambientalmente.
O OptiDamp é compatível com diversos tipos de transmissões, incluindo CVT (Transmissão Continuamente Variável), powershift (transmissão com marchas pré-selecionadas) e conversores de torque (dispositivos que transmitem a força do motor para a transmissão de forma fluida), e pode ser facilmente integrado a uma variedade de motores e conjuntos motopropulsores.
“O desenvolvimento contou com colaboração direta de montadoras, o que garante sua aplicação prática nas mais diversas realidades do setor”, afirma Silvio Furtado. A solução também entrega desempenho otimizado quando combinada às transmissões da própria ZF, como a TERRAMATIC, ECCOM, cPOWER e ERGOPOWER, ampliando o leque de soluções integradas para os clientes do segmento fora de estrada e consolidando a posição da ZF como fornecedora de sistemas completos.
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Amortecedor Torcional – Componente mecânico que absorve e dissipa vibrações de torção, protegendo o motor e a transmissão.
Torque – Força de rotação gerada por um motor, expressa em Newton-metro (Nm).
NVH (Noise, Vibration, and Harshness) – Sigla para Ruído, Vibração e Aspereza, um conjunto de métricas para avaliar o conforto acústico e tátil de um veículo.
Remanufatura – Processo de restauração de um produto usado para as especificações de um produto novo, com garantia equivalente.