domingo, 22 junho , 2025
28 C
Recife

Volkswagen Tera 2025 é bom? Avaliamos a versão mais completa

SUV compacto estreia com design moderno, bom conteúdo de segurança e promete ser o novo campeão de vendas da marca no Brasil

Com a missão histórica de ocupar o espaço deixado por Gol e Fusca, o Volkswagen Tera estreia no mercado nacional como novo SUV compacto da marca, posicionado abaixo do T-Cross e trazendo um conjunto que aposta na eficiência, conectividade e segurança para se destacar entre os rivais. Será que ele entrega o que promete? O Mecânica Online® foi conferir.

A Volkswagen apresenta o Tera High com o pacote opcional Outfit the Town como sua principal aposta para conquistar o consumidor que busca um SUV urbano, eficiente e com estilo moderno. Com identidade visual que reforça a linha de SUVs da marca, o modelo conta ainda com um toque simbólico: o vidro traseiro traz a silhueta do Gol, do Fusca e do próprio Tera — um easter egg que conecta passado e futuro.

- Publicidade -

Fabricado sobre a plataforma modular MQB A0, já utilizada em Polo e Nivus, o Tera se destaca por propor equilíbrio entre dimensões externas e espaço interno. São 2,57 metros de entre-eixos, com 350 litros no porta-malas. O espaço traseiro é limitado para três adultos, com ressalva ao túnel central elevado que reduz o conforto do ocupante central.

Sob o capô, o conhecido motor 1.0 TSI da família EA211 entrega até 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, sempre com 16,8 kgfm de torque. Acoplado a um câmbio automático Aisin de seis marchas, esse conjunto oferece respostas suaves, mas sem o mesmo fôlego dos principais rivais: o Tera faz de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, contra 9,4 s do Pulse e 10,6 s do Kardian. A boa notícia é que a nova calibração da transmissão melhora o tempo de resposta em relação a modelos como Nivus e T-Cross.

A eficiência energética é um dos trunfos do modelo. Rodando com gasolina, ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo, o Tera alcançou médias de 17,3 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade — valores acima da média da categoria e que indicam bom trabalho em aerodinâmica e gerenciamento de energia, mesmo sem eletrificação.

- Publicidade -

Na parte dinâmica, a Volkswagen manteve sua tradicional receita: suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção garantem boa estabilidade e conforto para o uso cotidiano. A direção com assistência elétrica e a posição elevada de dirigir favorecem a condução urbana. Destaque para os freios a disco nas quatro rodas — item exclusivo de série no segmento — que colaboram para frenagens mais curtas e seguras.

Internamente, o acabamento combina materiais simples e elementos que transmitem sofisticação: plásticos rígidos predominam, mas há inserções em couro sintético no painel e nas portas, além de bancos com revestimento sintético e bom apoio lateral. A ergonomia é favorecida pelos comandos bem posicionados e a visibilidade ampla.

Em tecnologia, o Tera High não decepciona. Traz painel digital de 10,25″, central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1″, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução com ventilação, USB-C reposicionadas e promessa de integração futura com inteligência artificial por meio do assistente Otto. O ar-condicionado Climatronic Touch, no entanto, ainda tem ergonomia questionável por depender de comandos táteis.

- Publicidade -

O pacote de segurança é um dos mais completos da categoria: seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de saída de faixa, sensores dianteiros e traseiros, detector de fadiga e controle de estabilidade. Por R$ 2.839 adicionais, o pacote Adas oferece ainda assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento.

Com preço inicial de R$ 139.990 na versão High com o pacote Outfit the Town, e R$ 142.829 com os sistemas Adas, o Volkswagen Tera entrega um bom custo-benefício frente aos concorrentes. Embora perca em desempenho e espaço interno para alguns rivais, ele se destaca por segurança, economia de combustível e conteúdo tecnológico, posicionando-se como uma das estreias mais relevantes do ano.

CritérioNota (0 a 5)Comentário
Desempenho3,5Motor 1.0 TSI entrega boa resposta em uso urbano, mas perde fôlego em retomadas e acelerações frente aos rivais. A nova calibração da transmissão ajuda.
Consumo4,5Excelente eficiência: 17,3 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade com gasolina. Um dos destaques do Tera.
Conforto ao rodar4,0Suspensão bem calibrada para uso urbano, com direção leve e posição elevada de dirigir. Nível de ruído interno controlado.
Estabilidade e Frenagem4,5Ótimo conjunto dinâmico para o segmento. Freios a disco nas quatro rodas são destaque exclusivo e oferecem excelente segurança.
Espaço Interno3,0Boa ergonomia e acabamento simples, mas o espaço traseiro e o porta-malas ficam atrás dos principais concorrentes.
Acabamento3,5Plásticos rígidos predominam, mas há elementos visuais que valorizam o painel e os bancos com toque macio.
Tecnologia4,5Painel digital, VW Play Connect com conectividade sem fio e assistente Otto em breve. Ponto negativo: climatização com comandos táteis.
Segurança5Lista completa com 6 airbags, ACC, AEB e mais. Pacote opcional Adas melhora ainda mais a proteção ativa. Cinco estrelas no Latin NCAP.
Custo-benefício4,0Preço competitivo frente a Pulse e Kardian. Entrega mais segurança e consumo, mas perde em desempenho e espaço.
Nota Final4,0Avaliação positiva com destaque para consumo, segurança e tecnologia

Pontos Fortes
✔️ Excelente consumo urbano e rodoviário
✔️ Pacote de segurança completo e freios a disco nas quatro rodas
✔️ Direção leve e suspensão bem ajustada
✔️ Conectividade moderna e promessa de integração com IA

Pontos a Melhorar
❌ Desempenho inferior aos rivais em aceleração
❌ Espaço traseiro limitado e porta-malas apenas mediano
❌ Ar-condicionado com comandos sensíveis ao toque que prejudicam a usabilidade

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

  • MQB A0 – Plataforma modular da Volkswagen que permite o compartilhamento de componentes entre diferentes modelos compactos, melhorando custo e eficiência.
  • Motor 170 TSI – Família de motores turboalimentados de 3 cilindros, com injeção direta e desempenho otimizado para economia.
  • Freios a disco nas quatro rodas – Sistema que melhora o poder de frenagem, distribuindo melhor o esforço e oferecendo maior controle em frenagens de emergência.
  • ACC (Adaptive Cruise Control) – Controle de cruzeiro adaptativo que mantém distância segura do veículo à frente de forma automática.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Desempenho
Consumo
Conforto ao rodar
Estabilidade e Frenagem
Espaço Interno
Acabamento
Tecnologia
Segurança
Custo-benefício

Resumo

Com essa análise, o Volkswagen Tera High 2025 se posiciona como uma opção racional e eficiente dentro do segmento de SUVs compactos, ideal para quem prioriza consumo, segurança e tecnologia no dia a dia. Para quem busca desempenho mais esportivo ou maior espaço interno, há opções superiores no mercado. No entanto, o Tera brilha por sua eficiência, condução urbana refinada e boa relação custo-benefício com conteúdo de série superior ao esperado.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008
Com essa análise, o Volkswagen Tera High 2025 se posiciona como uma opção racional e eficiente dentro do segmento de SUVs compactos, ideal para quem prioriza consumo, segurança e tecnologia no dia a dia. Para quem busca desempenho mais esportivo ou maior espaço interno, há opções superiores no mercado. No entanto, o Tera brilha por sua eficiência, condução urbana refinada e boa relação custo-benefício com conteúdo de série superior ao esperado.Volkswagen Tera 2025 é bom? Avaliamos a versão mais completa