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Fábrica da BYD inicia produção nacional com protótipos do Dolphin Mini e Song Pro em Camaçari (BA)

Complexo industrial baiano ganha destaque global com tecnologia avançada, geração de empregos e produção inicial de três modelos eletrificados.

A BYD oficializou o início da operação de testes sua fábrica em Camaçari, na Bahia, com a montagem do primeiro Dolphin Mini 100% nacional, dando início a uma nova era da mobilidade elétrica no Brasil. O complexo industrial será responsável ainda pela produção dos modelos Song Pro e King, em versões híbridas e elétricas.

Construída em tempo recorde, a fábrica da BYD foi erguida em apenas 15 meses, ocupando uma área de 4,6 milhões de metros quadrados — o equivalente a 645 campos de futebol — e com um edifício de 156.800 metros quadrados. A planta começa a operar no sistema SKD (Semi Knocked-Down), mas evoluirá gradualmente para uma produção totalmente nacional, incluindo estampagem, soldagem, pintura e nacionalização de componentes.

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O primeiro modelo a sair da linha de montagem em fase experimental é o Dolphin Mini, elétrico compacto e atualmente o mais vendido do país, com mais de 34 mil unidades comercializadas. Com ele, a BYD inaugura sua jornada industrial no Brasil, apostando em tecnologia, acessibilidade e eficiência. Os SUVs Song Pro e o sedã King, ambos em versões GL e GS, também terão produção nacional nas próximas semanas.

A fábrica é altamente automatizada, com robôs responsáveis por tarefas como a instalação de vidros e fixação das baterias. Um sistema inteligente de sequenciamento garante que os modelos mais procurados sejam priorizados na linha de produção, que conta ainda com rastreamento em tempo real de cada veículo. O ambiente fabril mantém o nível de ruído abaixo de 70 decibéis, oferecendo condições de trabalho mais confortáveis.

A expectativa da BYD é gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos à medida que as etapas do projeto forem avançando. Somente nesta fase inicial, mais de mil colaboradores já foram contratados, com mais 3 mil vagas previstas até o final de 2025. As oportunidades contemplam diversas áreas, incluindo engenharia, produção, logística, TI e setor administrativo.

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Um dos destaques técnicos da planta é o desenvolvimento do motor híbrido 1.5 DM-i, flex, com tecnologia elétrica e capacidade para operar com gasolina ou etanol. O projeto é resultado da cooperação entre engenheiros brasileiros e chineses, reforçando o compromisso da BYD com a transição energética e a valorização dos biocombustíveis nacionais.

Além da produção, a empresa também anunciou a homologação de 106 fornecedores brasileiros. A Continental Pneus, também localizada em Camaçari, foi a primeira oficialmente aprovada. Essa integração da cadeia produtiva regional acelera o processo de nacionalização e fortalece o ecossistema da indústria automotiva sustentável.

Com presença no Brasil desde 2014, a BYD já lidera as vendas de veículos elétricos no país. Em maio, 9 de cada 10 elétricos vendidos no mercado nacional eram da marca. A montadora também respondeu por 1 em cada 3 híbridos comercializados e alcançou a quarta posição no ranking de vendas do varejo, ultrapassando marcas com décadas de operação no Brasil.

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A nova planta industrial em Camaçari simboliza mais do que uma expansão da capacidade produtiva. Representa a reindustrialização com foco em tecnologia limpa, geração de emprego e sustentabilidade. Um novo ciclo da indústria automotiva se inicia na Bahia — e o Brasil assume protagonismo na mobilidade do futuro.

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SKD (Semi Knocked-Down) – Sistema de montagem onde os veículos são parcialmente desmontados para transporte e finalizados localmente, com menor conteúdo nacional.
Motor DM-i (Dual Mode Intelligent) – Tecnologia híbrida exclusiva da BYD que combina eficiência elétrica com motor a combustão, otimizando desempenho e consumo.
Sequenciamento inteligente – Algoritmo de controle de produção que organiza os pedidos de montagem conforme a demanda e disponibilidade de peças em tempo real.
Estampagem – Processo industrial no qual chapas metálicas são moldadas sob pressão para formar as peças estruturais do veículo, como portas e capôs.

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