quinta-feira, 3 julho , 2025
28 C
Recife

Ferrari apresenta Amalfi, novo V8 com 640 cv que substitui o Roma

Design escultural, desempenho empolgante e conforto 2+ tornam o Ferrari Amalfi o novo ícone do cavalinho rampante. Modelo alia motor V8 central-dianteiro, nova linguagem estética, cockpit digital e aerodinâmica ativa para entregar prazer ao volante sem abrir mão da elegância

A Ferrari revelou oficialmente o novo Amalfi, cupê 2+ com motor V8 biturbo montado em posição central-dianteira, que assume o lugar do Ferrari Roma no portfólio da marca. O novo modelo representa uma evolução no conceito de esportividade contemporânea, oferecendo o equilíbrio ideal entre performance de alto nível, uso no dia a dia e estilo sofisticado.

O design externo do Amalfi aposta em formas fluidas e superfícies limpas, com volumes esculturais que transmitem modernidade e dinamismo. A frente traz uma grande entrada de ar e um capô longo e esculpido, que abriga o motor V8 de 640 cv. Na traseira, o spoiler móvel integrado melhora a estabilidade em altas velocidades, enquanto rodas forjadas e detalhes em fibra de carbono realçam a estética esportiva e refinada.

- Publicidade -

No interior, o modelo adota o layout dual-cockpit, com dois ambientes integrados para motorista e passageiro. O novo volante com botões físicos marca o retorno do clássico botão de partida em alumínio, reforçando a conexão emocional com o carro. Materiais nobres, como fibra de carbono e couro com costuras contrastantes, elevam a sensação de exclusividade, e os assentos traseiros ampliam a versatilidade do modelo, permitindo acomodar bagagens ou crianças.

O coração do Amalfi é o consagrado V8 biturbo de 3.855 cm³ da família F154, agora com novos calibres de turbo e potência de 640 cv a 7.500 rpm. A transmissão dupla embreagem de 8 marchas banhada a óleo proporciona trocas suaves e rápidas. O desempenho impressiona: 0 a 100 km/h em 3,3 s e 0 a 200 km/h em 9 s, com relação peso-potência de 2,29 kg/cv, a melhor da categoria.

As dinâmicas veiculares foram refinadas com freios brake-by-wire, controlador ABS Evo e direção recalibrada. A nova aerodinâmica ativa adapta a carga aerodinâmica em tempo real, com spoiler traseiro em três posições: Low Drag, Medium Downforce e High Downforce. Em curvas de alta velocidade ou frenagens intensas, a asa gera até 110 kg de downforce a 250 km/h, com aumento mínimo de arrasto.

- Publicidade -

O sistema de infoentretenimento traz conectividade total com Apple CarPlay® e Android Auto®, carregador por indução e central multimídia com telas digitais de 15,6” (painel), 10,25” (central) e 8,8” (passageiro). O opcional sistema de som Burmester® oferece áudio imersivo com 14 alto-falantes e 1.200 W de potência. O sistema MyFerrari Connect permite monitoramento remoto via aplicativo.

O cockpit foi desenhado com foco no usuário, com botões físicos no volante, novo layout digital e interface HMI intuitiva. O volante traz comandos para ADAS, piloto automático, mídia, limpadores e setas, com controle de volume por rotação. O painel funde cluster e saídas de ar em um bloco único, e o túnel central de alumínio abriga seletor de marchas, carregador sem fio e comandos secundários.

A aerodinâmica do Amalfi é fruto de intensa colaboração entre o time de design e engenharia da Ferrari, com testes em túnel de vento e CFD. O difusor traseiro foi totalmente redesenhado e, junto ao fundo plano e geradores de vórtice frontais, melhora o equilíbrio entre estabilidade e eficiência. A entrada de ar sobre os faróis e os dutos para os freios completam o pacote funcional e visual.

- Publicidade -

No campo das dinâmicas veiculares, o modelo emprega o sistema SSC 6.1 (Side Slip Control), freios brake-by-wire e controle de tração com base em estimativas de aderência da direção elétrica (EPS). O comportamento é afinado para máxima precisão e repetibilidade, com destaque para a evolução do sistema de freios e o controle ativo de spoiler traseiro em condições de aceleração ou frenagem extremas.

Os pneus 245/35 R20 na dianteira e 285/35 R20 na traseira, desenvolvidos em parceria com Bridgestone e Pirelli, mantêm o compromisso entre estética e conforto. O modelo conta com pacote completo de assistentes de condução (ADAS), incluindo ACC, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência, além de opções como câmera 360° e alerta de tráfego cruzado traseiro.

A Ferrari oferece para o Amalfi o programa exclusivo Genuine Maintenance de 7 anos, com todas as manutenções periódicas gratuitas em qualquer concessionária oficial da marca no mundo, incluindo revisões, peças originais e técnicos treinados em Maranello. O serviço está disponível também para Ferraris seminovos.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

F154 (família de motores) – Série de motores V8 biturbo desenvolvidos pela Ferrari, conhecidos por sua eficiência, potência específica e sonoridade.
Aerodinâmica ativa – Elementos móveis da carroceria que alteram sua posição conforme a velocidade e aceleração para melhorar estabilidade e desempenho.
Brake-by-wire – Sistema de freio eletrônico que substitui conexões hidráulicas por sinais digitais, oferecendo mais controle e precisão nas frenagens.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008