A Shell Eco-marathon Brasil 2025, que celebra 40 anos da competição no mundo, começou no Rio de Janeiro com a promessa de ser uma das mais competitivas. A edição conta com 46 equipes de quatro países, incluindo todas as vencedoras de 2024. A Drop Team, tricampeã, busca o pentacampeonato, enquanto a E3 UFSC, detentora de recorde, e a GCEE, que participou de etapa internacional, prometem acirrar a disputa.
A oitava edição da Shell Eco-marathon Brasil 2025 promete ser a mais emocionante da história da competição de eficiência energética. Com a presença de 46 equipes de quatro países (Brasil, México, Peru e Colômbia), a disputa ganhou um nível altíssimo com o retorno de todas as equipes vencedoras da edição de 2024. O evento, que marca os 40 anos da competição pelo mundo, teve início nesta segunda-feira (25) no Rio de Janeiro.
Segundo Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil, a competição é mais do que um desafio: “É uma oportunidade concreta para transformar ideias em soluções reais para o futuro da mobilidade”.
Destaques e favoritos
Na categoria Protótipo com motor de combustão interna, a Drop Team (IFRS Erechim) retorna para buscar seu pentacampeonato geral e o tricampeonato consecutivo. Em 2024, a equipe venceu com uma marca impressionante de 611 km/l. O caminho, no entanto, não será fácil, já que a equipe Pato a Jato, da UTFPR Pato Branco, que ficou em segundo lugar, também retorna com força total.
“O título conquistado em 2024 nos enche de orgulho. A cada edição, o nível sobe e nos força a inovar ainda mais, o que só fortalece nossa trajetória”, afirma Laisla Portella, capitã da Drop Team.
Outra equipe que promete dar trabalho é a E3 UFSC (UFSC Florianópolis), que quebrou o recorde da categoria Protótipo – Bateria Elétrica ao atingir a marca de 381 km/kWh. Outro grande destaque é a equipe GCEE, da Unioeste Foz do Iguaçu, que desenvolveu um carro movido a hidrogênio verde e foi convidada para disputar a Shell Eco-marathon Américas 2025, nos Estados Unidos. O grupo se consagrou como a primeira equipe da América Latina a alcançar a aprovação na etapa americana.
A Green E Car, da UTFPR Medianeira, também promete chamar a atenção na edição de 2025. A equipe foi a primeira a completar o percurso da categoria Conceito Urbano, motorizado por bateria elétrica, um feito histórico que consolidou sua participação na competição.
A Shell Eco-marathon Brasil 2025 promete uma disputa de alto nível, com o reencontro de grandes nomes da eficiência energética entre estudantes universitários. A entrada para o evento é gratuita.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Eficiência Energética – Capacidade de um veículo de converter a energia do combustível ou da bateria em movimento com o mínimo de perdas. Na competição, a vitória é da equipe que percorre a maior distância com a menor quantidade de energia.
Protótipo – Categoria de veículos da competição projetados para máxima eficiência, com um design aerodinâmico e leve. O foco é a performance, e não o conforto ou a praticidade.
Conceito Urbano – Categoria de veículos com design mais parecido com um carro convencional. Além da eficiência, o carro precisa ter características práticas, como espaço interno e ergonomia.
Hidrogênio Verde – O hidrogênio é considerado verde quando é produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar ou eólica, sem emitir carbono na atmosfera. O uso de hidrogênio como combustível em veículos é uma forma de mobilidade limpa.