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GAC Aion V recebe pontuação máxima em testes de segurança do Euro NCAP

Sedan elétrico recém-lançado no Brasil conquista cinco estrelas e se destaca pela proteção a adultos, crianças e pedestres, além de contar com tecnologias avançadas de assistência.

O GAC Aion V, um dos veículos elétricos mais vendidos no Brasil, conquistou a nota máxima nos testes de segurança do Euro NCAP, obtendo cinco estrelas. O modelo se destacou em todas as categorias avaliadas, com altas porcentagens de proteção para ocupantes adultos e infantis, além de bom desempenho na proteção a pedestres e nos sistemas de assistência à condução.

Lançado em maio no mercado brasileiro, o GAC Aion V rapidamente se tornou um dos dez veículos elétricos mais vendidos no país, segundo dados da Fenabrave. Sua recente avaliação pelo Euro NCAP reforça sua posição no mercado, com resultados de cinco estrelas, a pontuação máxima de segurança.

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O modelo demonstrou um desempenho exemplar em todas as categorias de teste. Na proteção a ocupantes adultos, alcançou 88%, enquanto na proteção a crianças de 6 a 10 anos, a pontuação foi de 85%. A segurança para pedestres vulneráveis ficou em 79%, e a avaliação dos sistemas de assistência foi de 78%.

No teste de colisão frontal, o habitáculo do GAC Aion V permaneceu estável. As medições indicaram boa proteção para os joelhos e coxas do motorista e do passageiro dianteiro, mostrando que a proteção é eficaz para ocupantes de diferentes tamanhos e posições.

O projeto do veículo foi planejado para melhor proteger seus ocupantes em uma colisão frontal, com uma análise de desaceleração que comprovou essa eficiência. O teste de barreira rígida de largura total também confirmou a proteção eficaz para todas as áreas críticas do corpo do motorista e do passageiro traseiro.

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No teste de barreira lateral e na colisão lateral mais severa contra um poste, o GAC Aion V obteve a pontuação máxima. Uma das inovações é um airbag posicionado entre as poltronas dianteiras, projetado para mitigar lesões entre os ocupantes em impactos laterais.

Os airbags tiveram bom desempenho, garantindo proteção para motorista e passageiro. Testes nos bancos dianteiros e apoios de cabeça indicaram boa proteção contra lesões por efeito chicote em colisões traseiras. A geometria dos bancos traseiros também contribuiu para essa proteção.

O modelo possui um sistema para prevenir impactos secundários após uma colisão. Além disso, é equipado com um pacote completo de sistemas avançados de assistência ao motorista, o ADAS, que inclui diversas funções.

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Entre os recursos do ADAS estão os alertas de abertura de portas, colisão frontal e traseira, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa. Há também assistentes de congestionamento, permanência em faixa e monitoramento de ponto cego.

Outras tecnologias de segurança presentes no Aion V incluem a frenagem autônoma de emergência e o controlador de velocidade adaptativo, que pode ajustar o nível de recuperação de energia com base na distância do carro à frente.

Em casos de colisão, as portas e janelas puderam ser facilmente abertas, permitindo a rápida retirada dos ocupantes. Para o diretor de Engenharia e Manufatura da GAC Brasil, Leonardo Lukacs, os resultados demonstram que o veículo foi projetado sob os mais rigorosos protocolos de segurança.

A segurança para crianças foi destaque, com proteção boa para todas as áreas críticas do corpo dos dummies de 6 e 10 anos, resultando em pontuação máxima. O airbag do passageiro dianteiro pode ser desativado para o uso de sistemas de retenção infantil.

Para pedestres e ciclistas, o GAC Aion V demonstrou resultados positivos na proteção da cabeça. A proteção da pélvis, fêmur, joelho e tíbia também foi boa em todos os locais de teste. O sistema de frenagem autônoma de emergência responde a usuários vulneráveis, o que contribui para a segurança.

Além do pacote ADAS, o veículo conta com tecnologias como assistente de partida e descida em rampa, controle eletrônico de tração e estabilidade, TPMS, Auto Hold e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O investimento da GAC em segurança é um ponto forte que a posiciona bem no competitivo mercado de elétricos.

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Efeito chicote – Lesão comum em colisões traseiras, causada pelo movimento rápido da cabeça para frente e para trás.

ADAS – Sigla para Advanced Driver-Assistance Systems (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), um pacote de tecnologias que auxilia na condução e segurança.

TPMS – Sigla para Tire Pressure Monitoring System (Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus), que alerta o motorista sobre a pressão incorreta dos pneus.

Euro NCAP – Sigla para European New Car Assessment Programme (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos), entidade que realiza testes de segurança veicular e atribui classificações por estrelas.

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