terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Ferrari apresenta a nova 849 Testarossa, o supercarro híbrido de 1.050 cv

O novo modelo de topo da linha da marca italiana substitui o SF90 Stradale e traz o lendário nome Testa Rossa de volta.

A Ferrari revela a nova 849 Testarossa, uma berlinetta superesportiva híbrida plug-in que eleva o desempenho a um novo patamar. O modelo de motor central-traseiro chega com um V8 biturbo e três motores elétricos, entregando um total de 1.050 cv. O carro resgata o lendário nome Testa Rossa, unindo a rica herança da marca com tecnologia de ponta.

A Ferrari revelou para a imprensa internacional o seu mais novo carro esportivo, a 849 Testarossa. O modelo, que substitui o SF90 Stradale na linha, é uma berlinetta superesportiva plug-in hybrid equipada com três motores elétricos e um motor V8 biturbo central-traseiro.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O conjunto mecânico entrega uma potência total de 1.050 cv, o que representa 50 cv a mais que o carro que ele substitui. O 849 Testarossa se posiciona no topo da linha da Ferrari, oferecendo desempenho extremo sem comprometer o conforto ou o refinamento interior.

O nome lendário Testa Rossa retorna à história da Ferrari. Ele foi usado pela primeira vez em 1956, no 500 TR, para descrever a cor das tampas dos comandos de válvula dos motores de corrida de alta performance.

O nome também foi usado em um dos modelos de estrada mais famosos da marca, o Testarossa de 1984. A escolha para o novo carro simboliza a busca pela excelência e a conexão com a história da fabricante.

- Publicidade -

O coração do 849 Testarossa é seu motor de combustão interna V8 biturbo, que recebeu múltiplos prêmios International Engine of the Year – Prêmio que contou com a participação de Tarcisio Dias, do Mecânica Online, como um dos representantes do Brasil. A unidade foi completamente redesenhada para atingir novos picos de performance, entregando 830 cv de potência máxima.

Uma das inovações mais importantes é o novo turbo, o maior já usado em um carro de produção da Ferrari, que permite uma aceleração sem precedentes. O conjunto híbrido, com um motor elétrico na traseira e dois no eixo dianteiro, é capaz de entregar 220 cv.

Para melhorar a dinâmica, o 849 Testarossa é equipado com o controlador ABS Evo e o novo sistema de freios. A suspensão foi revisada para melhorar o comportamento em condições extremas, e a redução de peso de componentes garantiu a melhor relação peso-potência da linha.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Do ponto de vista do design, o 849 Testarossa marca uma revolução no conceito da berlinetta V8 da Ferrari. A inspiração vem dos Sports Prototypes dos anos 1970, com linhas nítidas e geométricas que criam um visual único e atemporal.

A sinergia entre forma e função permitiu um desempenho aerodinâmico impressionante. O downforce total de 415 kg a 250 km/h representa um aumento de 25 kg em relação ao SF90 Stradale, e melhora a refrigeração em 15%.

O interior foi projetado para ser mais ergonômico e envolvente. O painel central, inspirado no F80, melhora o posicionamento dos componentes, enquanto o novo volante com botões mecânicos eleva a experiência de condução.

O 849 Testarossa utiliza uma arquitetura PHEV derivada do SF90 Stradale. Os motores elétricos compõem o sistema RAC-e, que permite a tração nas quatro rodas e o torque vectoring para otimizar a tração.

O terceiro motor elétrico, o MGU-K, é posicionado no eixo traseiro e deriva da experiência da Scuderia na Fórmula 1. As estratégias de gestão da bateria e dos motores elétricos podem ser ajustadas via eManettino.

No modo eDrive, o carro pode viajar até 25 km em propulsão elétrica. A bateria de 7,45 kWh de íon-lítio é instalada no chassi para garantir um baixo centro de gravidade e um ótimo equilíbrio de peso.

O som do novo V8 biturbo foi otimizado para uma assinatura acústica poderosa e pura. O nível de som foi aumentado em todas as velocidades, com atenção especial à riqueza e pureza nas faixas baixa e média.

A aerodinâmica se inspira em soluções históricas de corrida. A carroceria otimiza o fluxo de ar para os intercoolers, e o underfloor frontal, responsável por 35% do downforce total, foi completamente redesenhado.

A traseira adota uma arquitetura de “cauda dupla” inspirada no 512 S, que explora o fluxo de ar para gerar 10% do downforce traseiro. O spoiler traseiro ativo, derivado do SF90 Stradale, alterna entre as configurações de baixo arrasto e alto downforce.

A dinâmica do veículo foi desenvolvida para melhorar a performance absoluta. O sistema digital FIVE (Ferrari Integrated Vehicle Estimator) cria um gêmeo digital em tempo real que aprimora o controle de tração, o diferencial eletrônico e a entrega do sistema e4WD.

O 849 Testarossa conta com um sistema de suspensão dedicado e pneus co-desenvolvidos com Michelin, Pirelli e Bridgestone. Aumento de 3% na performance lateral em comparação com o SF90 Stradale foi alcançado.

O aumento de potência do motor foi alcançado sem acréscimo de peso significativo. O trabalho de alívio de massa, incluindo o uso de parafusos de titânio, garante que o 849 Testarossa tenha o mesmo peso do SF90 Stradale.

Os sistemas de assistência ao motorista (ADAS) foram integrados para aumentar o conforto e a segurança, intervindo de forma não invasiva apenas em situações de emergência. Eles incluem Adaptive Cruise Control, Automatic Emergency Braking e Blind Spot Detection.

O pacote opcional Assetto Fiorano oferece exclusividade e maximiza o desempenho dinâmico e aerodinâmico. Ele proporciona uma redução de peso de cerca de 30 kg através do uso de materiais compostos como fibra de carbono e titânio.

O Assetto Fiorano também inclui amortecedores Multimatic mais rígidos, molas mais leves em 35% e mudanças aerodinâmicas substanciais, como as asas duplas traseiras que triplicam o downforce vertical.

O 849 Testarossa oferece uma ampla gama de personalização. Duas novas cores, Rosso Fiammante e Giallo Ambra, foram desenvolvidas para o modelo. O interior conta com um novo acabamento Alcantara chamado Giallo Siena.

O compromisso da Ferrari com o cliente é reforçado pelo programa de manutenção de sete anos, que cobre todo o serviço regular. Além disso, novos programas de garantia, como o Warranty Extension Hybrid e o Power Hybrid, cobrem os componentes híbridos por até 16 anos.

Com a 849 Testarossa, a Ferrari demonstra sua capacidade de unir o legado de uma marca icônica com as inovações mais recentes. A escolha do nome e o foco em um powertrain híbrido de alto desempenho mostram que a empresa está pronta para o futuro da mobilidade, sem abrir mão do prazer de dirigir e da exclusividade.

Mecânica Online®Mecânica do jeito que você entende

Downforce – Força aerodinâmica que “empurra” o carro para baixo, aumentando a aderência dos pneus ao solo e a estabilidade em altas velocidades e em curvas.

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – Veículo elétrico híbrido plug-in. Carro que combina um motor a combustão e motores elétricos, com a bateria podendo ser recarregada em uma fonte de energia externa.

Torque vectoring – Sistema que distribui a força do motor (torque) de forma individual para cada roda. Isso ajuda o carro a fazer curvas com mais precisão e melhora a tração.

Berlinetta – Tipo de carroceria de carro esportivo, geralmente de dois assentos, com teto fixo, semelhante a um cupê.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil