A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) liderará o último dia de debates no C-Move 2025, focando em temas cruciais como a certificação Inmetro para carregadores, a polêmica sobre segurança em edificações e a urgência em corrigir a tributação da infraestrutura de recarga. A Lecar também será destaque, exibindo o SUV 459 e a picape Campo, modelos que combinam eletrificação com biocombustíveis nacionais.
A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) fará a curadoria do terceiro dia de debates no C-Move São Paulo (Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos), que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro no São Paulo Expo, em paralelo ao e-Mob (Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes).
A entidade conduzirá cinco painéis estratégicos no dia 2 de outubro sobre temas decisivos para consolidar a eletromobilidade no Brasil, incluindo certificação, tributação da infraestrutura, expansão da rede de recarga e incentivos à indústria nacional.
Segurança e Regulamentação: O Desafio dos Bombeiros de SP
Um dos painéis mais esperados é sobre “Eletromobilidade e Segurança em Edificações”. O debate tratará da Diretriz da Ligabom (Conselho Nacional de Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares), que visa orientar sobre medidas de prevenção e requisitos de segurança para recarga de veículos elétricos em espaços comuns.
O tema ganha urgência em São Paulo, onde a adoção integral da diretriz não será imediata. O Capitão PM Roberto Adashi, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, já havia adiantado que a aplicação completa da norma no estado dependerá de alterações legais, o que a torna “inviável nos próximos meses” devido ao regulamento local ser diferente. O painel trará também exemplos consolidados da Europa e dos EUA.
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, defende que a segurança e a previsibilidade regulatória são pilares: “A ABVE acredita que segurança, previsibilidade e incentivo são pilares para consolidar esse ecossistema”.
Certificação Inmetro e Combate à Dupla Tributação
Dois painéis conduzidos pela ABVE discutirão os critérios de certificação do Inmetro para a segurança de carregadores e baterias, com foco especial em veículos levíssimos (motos, patinetes, etc.). O objetivo é garantir a confiabilidade e proteção ao consumidor, fortalecendo o marco regulatório.
Outro foco central será a correção da distorção tributária do ICMS na infraestrutura de recarga. O debate mira alternativas para eliminar a dupla tributação sobre energia e serviços, que encarece o acesso e limita o ritmo de investimentos. “Se não corrigirmos os entraves tributários, vamos limitar o ritmo de investimentos e encarecer o acesso à mobilidade elétrica,” reforçou Ricardo Bastos.
Destaques de Veículos: SUV e Picape Híbrida Flex da Lecar
No e-Mob, a fabricante nacional Lecar terá um grande destaque. Pela primeira vez, a empresa exibirá lado a lado os mockups do SUV Lecar 459 e da picape Campo.
- SUV Lecar 459 (Híbrido Flex EREV): Promete rodar até 100 km no modo elétrico e alcançar 1.000 km de autonomia total.
- Picape Campo: Será a primeira cabine dupla híbrida flex com tração elétrica traseira do país, também com autonomia de até 1.000 km usando apenas 30 litros de etanol.
O presidente da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, participará do painel “Tendências em Veículos Elétricos” no dia 1º de outubro, defendendo o papel do etanol aliado à eletrificação como diferencial competitivo brasileiro.
Expansão da Infraestrutura e Incentivos Industriais
Um painel específico abordará a evolução da infraestrutura de recarga no Brasil, que já conta com 16,8 mil pontos públicos e semipúblicos mapeados e um crescimento de 59% nas recargas rápidas (DC) entre fevereiro e agosto de 2025. O foco agora é garantir a capilaridade e o acesso democrático à rede.
Por fim, o último painel tratará da necessidade de políticas de fomento e investimentos para estruturar uma base produtiva nacional. “Se quisermos gerar empregos, atrair fábricas e integrar a cadeia global de valor, precisamos de incentivos claros e de longo prazo,” concluiu Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
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ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico): Entidade que representa fabricantes, importadores e empresas de toda a cadeia de valor da eletromobilidade no Brasil, atuando na promoção, regulação e desenvolvimento do mercado.
C-Move / e-Mob: O C-Move é o Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, que ocorre em paralelo ao e-Mob, o Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes. Ambos são importantes plataformas de debate e exposição do setor.
Ligabom: Conselho Nacional de Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Emite diretrizes e recomendações técnicas para segurança, como as relativas à recarga de veículos elétricos em edificações.
Veículo Híbrido Flex EREV (Extended-Range Electric Vehicle): Veículo elétrico que utiliza um motor a combustão (flex, no caso da Lecar) apenas como gerador para carregar a bateria, estendendo a autonomia. A tração é sempre elétrica.
Dupla Tributação ICMS: Ocorre quando um mesmo fato gerador é taxado duas vezes. No caso da recarga, a energia (que já é tributada) é novamente taxada no ponto de recarga, como se fosse um serviço, encarecendo o custo final para o usuário.