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Nissan Sentra: saiba o que muda com a chegada da linha 2016

- Scania 65 anos

A boa impressão do Sentra continua na linha 2016, o carro que tem um design que se destaca por onde “desfila” ganha novidades em acabamento e conteúdo, além de resgatar uma versão bastante completa, já presente no Versa, a Unique. O objetivo é manter o bom posicionamento do modelo, terceiro mais vendido do país de janeiro a maio deste ano.

E para quem pergunta logo de primeira impressão, mas o que mudou no Sentra 2016, a resposta é simples e objetiva: mais vantagens para o cliente. O Sentra vendido no Brasil é produzido no México, sendo oferecido em três versões: S, SV e SL com preços entre R$ 69.190 e R$ 84.990.

A versão intermediária, SV, responsável por cerca de 45% do mix de vendas do Sentra passa a contar com o VDC (Vehicle Dynamic Control), um pacote de equipamentos de segurança composto pelo sistema antitravamento (ABS) dos freios e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

O modelo também incorpora a plataforma mundial da marca que conecta o veículo às redes sociais e ao GPS, o Nissan Connect™ (nas versões SL e Unique).

Quando o assunto é Mecânica Online®, temos a implementação do sistema de partida a frio, que elimina o tanquinho auxiliar de gasolina, do travamento automático das portas a partir de 24 km/h, da chave presencial e do volante com comandos do rádio para todas as configurações. Já as versões SV e SL agregam ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros itens.

No caso da série especial Unique, o pacote de equipamentos é baseado no da variante SL, com o acréscimo de teto solar, rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo e interior na cor bege, que possui preço sugerido de R$ 87.490.

“O Nissan Sentra conquistou seu espaço no mercado brasileiro, firmando-se entre os mais vendidos do segmento de sedãs médios poucos meses após seu lançamento, no final de 2013 – já é o terceiro colocado no acumulado de 2015. Com esse novo ano-modelo, o Sentra dá outro salto com a incorporação de importantes itens de segurança, conectividade e tecnologia, que agradarão ainda mais os consumidores”, diz Arnaud Charpentier, diretor de marketing da Nissan do Brasil.

Unique – Equipado com o mesmo motor da família, o 2.0 16V, de 140 cavalos, o Nissan Sentra Unique mantém também todo o conforto e requinte da versão topo de linha SL, na qual é baseada, mas com toques de exclusividade.

Difere-se principalmente pelo acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de “Greige”, dos paineis das portas e dos bancos de couro, detalhes que dão ainda sofisticação ao habitáculo e ampliam a sensação de espaço do interior.

Outros detalhes dessa série especial são os itens desenvolvidos especialmente para torná-la diferenciada, como tapete com a inscrição “Unique”; rodas esportivas aro 17 com desenho exclusivo; logotipo na tampa do porta-malas “Unique”; friso lateral pintado na cor da carroceria e posicionado na base da porta; soleiras das portas iluminadas com o nome “Sentra” gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico.

Este último, e novo, equipamento de série utiliza um sensor ultrassônico para emitir ondas sonoras dentro da cabine do carro que monitoram as movimentações. Conta com dois pontos que funcionam como “alto-falante” e “microfone”, que trocam sinais pelo interior do veículo até se encontrarem.

Dessa forma, quando o veículo está totalmente fechado, o perfil da onda sonora que chega ao “microfone” é o padrão, bem definido e conhecido pelo módulo eletrônico que controla o sistema de alarme. Se uma ou mais janelas forem violadas, o perfil da onda sonora é alterado, o que indica ao módulo eletrônico a violação do veículo e a necessidade de se disparar o alarme sonoro.

Equipamentos de série como esse ajudaram o Nissan Sentra a tirar a nota mais alta entre os modelos avaliados nos testes do “Índice de Furtos”, promovidos desde 2012 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil).

Desde que passou a integrar esses ensaios do órgão, o Nissan Sentra sempre foi o campeão da avalição, que classifica os modelos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série, como chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e outros. Todas as versões do Nissan Sentra receberam 4,5 estrelas de 5 possíveis.

Completam a lista de equipamentos do Nissan Sentra Unique itens como a chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; farois de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por Bluetooth®; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC); conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect™, entre outros.

Controles de estabilidade e tração ao alcance dos dedos – Os controles de tração e estabilidade estão presentes também como equipamentos de série nas versões SV e SL do Nissan Sentra 2016.

O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes.

O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço. A segurança para os ocupantes aumenta, uma vez que o condutor pode não conseguir controlar o veículo sozinho em tais condições.

O sistema, fornecido pela Bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência.

Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro.

O motorista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador “SLIP” no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias.

O sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. Mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento ABS funcionarão normalmente.

Conectividade – Outra grande novidade do Nissan Sentra 2016 é a incorporação do sistema Nissan Connect™, plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão SL e a série especial Unique.

Com ele, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O pacote de serviço do Nissan Connect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.

E desde a versão de entrada 2.0 S, o Nissan Sentra traz o sistema Bluetooth® com comandos no volante. Com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas.

A versão topo de linha 2.0 SL permite ainda o acesso ao sistema Bluetooth® (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação. Com comandos de voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado norte-americano.

Linhas harmoniosas – Esse crescimento do sedã médio produzido no México pode ser explicado por diversos fatores. Entre as características que arrebataram os brasileiros estão a beleza das linhas harmoniosas e modernas da carroceria, de segmento superior.

As linhas mais retas da carroceria e do interior deram espaço a um estilo que levaram o modelo a uma nova era, deixando-o alinhado com a atual identidade de marca dos veículos Nissan. O estilo reformulado não foi pensado somente para criar um sedã moderno e de classe superior, mas considerou também funcionalidade, espaço interno e melhora do consumo de combustível.

Dessa forma, as linhas da carroceria permitiram chegar a um coeficiente de arrasto menor que o da geração anterior (de 0,34 para 0,29), e estender a traseira, solução que aumentou a capacidade do porta-malas para 503 litros (+ 61 litros), sem perder conforto ou espaço interno. A linha de cintura mais pronunciada e contínua une farois e lanternas.

Os vincos marcantes também estão presentes em áreas como o capô, onde claramente fazem a separação entre a grade e os farois, dando ao Nissan Sentra uma personalidade forte. A linha do teto mais baixa e um pouco mais à frente melhora a visibilidade frontal, criando uma grande área envidraçada.

A aparência refinada do estilo é valorizada em detalhes desde a versão de entrada como as maçanetas e grande frontal cromadas, farois de neblina no para-choque e retrovisores externos na cor do veículo com luzes indicadoras integradas e rebatíveis (com acionamento elétrico por botão na SL).

Visto de frente ou de traseira, o sedã médio da Nissan exibe a quem olha para ele um diferencial no segmento: farois e lanternas de LED.

Essa solução moderna, além de ressaltar a elegância do design, oferece maior visibilidade, longa durabilidade, menor consumo de energia e mais confiabilidade.

Outro diferencial do Nissan Sentra são as rodas de liga leve como item de série desde a versão de entrada (aro 16 com pneus Bridgestone Turanza 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e aro 17 com pneus Continental ContiPremium 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL e a série especial Unique).

Sofisticação e conforto por dentro – Por dentro, o Nissan Sentra surpreende mais uma vez com acabamento de alto nível, além de muito espaço e conforto para os ocupantes. Assim, ao entrar no Nissan Sentra, é nítida a percepção de amplitude.

As comodidades começam no fácil acesso ao interior por conta do excelente grau de abertura das portas, de quase 90º, característica comum dos produtos Nissan.

O entreeixos de 2,70 m, medida próxima à do sedã grande Altima, permite a passageiros altos, com mais de 1,80, por exemplo, acomodar-se com muito conforto, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando esses estão recuados.

Para uma condução agradável, o motorista conta ainda com ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade. Tudo isso desde a versão de entrada.

Outro conforto é o ar-condicionado digital de duas zonas, disponível a partir da versão intermediária 2.0 SV, que permite a escolha da temperatura mais adequada individualmente para motorista e para passageiro da frente.

O isolamento acústico conta com material fonoabsorvente robusto, desenvolvido especialmente para o Nissan Sentra, que torna ainda mais silencioso o interior.

Para deixar a condução e o passeio no Nissan Sentra muito mais agradáveis, a Nissan oferece diversos equipamentos que dão praticidade e conforto a todos os ocupantes. Assim, desde a versão de entrada 2.0 S, o sedã traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas por meio de botão no painel; retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas; computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa; aviso de abertura das portas; comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico (volumétrico na Unique); três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição por meio do imobilizador do motor e limpador de para-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável.

Como itens de segurança, os destaques ficam com os freios com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros equipados com ABS de quatro canais e quatro sensores e controle eletrônico de distribuição de força (EBD); airbags frontais e fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX.

A versão 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro.

A versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.

Uma comodidade – e diferencial também – da linha é a chave presencial I-Key. Disponível desde a versão de entrada 2.0 S, dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. Basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões.

Presente em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, a direção com assistência elétrica deixa as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. Uma central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme de acordo com a velocidade.

Para os passageiros do banco traseiro, o Nissan Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros do banco traseiro.

Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores. O sistema de airbags do modelo recebeu ainda novos sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

Mecânica Online – Como exclusividade para o consumidor brasileiro, o Nissan Sentra traz o motor MR20DE, de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flex fuel para o modelo em todo o mundo.

Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. É econômico, tendo obtido nota “A” na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV,2.0 SL e 2.0 Unique).

O Nissan Sentra recebeu também o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O Nissan Sentra também foi o primeiro sedã do segmento a eliminar o tanquinho auxiliar da partida a frio em todas as versões com a introdução do sistema Flex Start® Bosch.

Essa avançada tecnologia traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento com gasolina no tanquinho localizado no compartimento do motor. Uma obrigação a menos para o motorista.

O Flex Start® Bosch conta com gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando o tanque está com 100% de etanol.

Velas aquecedoras na galeria do combustível, acima dos bicos injetores, elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada a elas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico.

Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita (abaixo de 18º C o etanol tende a não vaporizar), melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas. A tecnologia colabora com a redução das emissões, pois é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.

O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Nissan Sentra é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. Ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior.

A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão.

Além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

Outra exclusividade do Nissan Sentra vendido no mercado brasileiro é a suspensão, adaptada para atender aos padrões de conforto dos exigentes consumidores de sedãs médios.

A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior.

Intervenções pontuais que acrescentaram mais conforto, estabilidade e robustez ao sistema independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e com eixo de torção, com barra estabilizadora e molas helicoidais. Toda a calibração de suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o país pela engenharia da empresa no Brasil.

Tecnologias – Para construir uma carroceria mais segura e leve, que colabora para a redução do consumo de combustível, a Nissan aplicou na estrutura do corpo do sedã o Aço Avançado de Alta Resistência (Advanced High Tensile Strength Steel – AHTSS), patente da empresa, que estará disponível cada vez mais para os novos modelos da marca.

O AHSS é um aço avançado ultrarresistente de até 1,2 GPa (Gigapascal – unidade padrão de medição da resistência à tensão), com alta capacidade de moldagem, e traz como principais diferenciais o alto índice de elasticidade e maiores resistência e maleabilidade.

Esses atributos permitem que ele seja utilizado na produção de componentes com formatos complexos, algo difícil de ser realizado até então.

Custo de manutenção – O programa “Compromisso Nissan Sentra” estabelece três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem, dois anos de uso do programa de assistência 24 horas Nissan Way e sobretudo, preços nacionais fechados de revisões periódicas de 10 a 60mil km.

Com o “Compromisso Nissan Sentra”, o proprietário sabe antes os valores das revisões periódicas a cada 10 mil quilômetros, que incluem peças, lubrificantes, fluido e mão de obra nos preços finais.

E, para manter os valores sugeridos das peças de reposição competitivos, a Nissan monitora constantemente os preços dos concorrentes, o que permite que os valores de revisões periódicas e os das peças sejam os mais baixos do segmento. Confira quanto o proprietário gastará para as revisões até o 60 mil km:

Preços e versões – Confira a seguir os preços e o que cada versão do Nissan Sentra 2016 traz de série:

Sentra S 2.0 16V manual: R$ 69.190

Sentra SV 2.0 16V CVT: R$ 75.990

Sentra SL 2.0 16V CVT: R$ 82.490

Sentra SL 2.0 16V CVT com teto solar: R$ 84.990

Sentra Unique 2.0 16V CVT com teto solar: 87.490

Vamos aos detalhes!

 

2.0 S (R$ 69.190)

Motor flexfuel 2.0 16V de 4 cilindros com sistema variação da abertura das válvulas CVVTCS e acelerador eletrônico

Transmissão manual de 6 marchas

Airbags frontais para motorista e passageiro

Alarme perimétrico

Alças de teto retráteis (3) para os passageiros

Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3)

Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através de controle remoto

Acabamento dos bancos em veludo na cor preta

Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas

Ar-condicionado

Banco do motorista com regulagem de altura

Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável (180 graus)

Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor

Bluetooth® com comandos no volante

Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura e 3 cintos traseiros de três pontos

Chave inteligente presencial (I-Key)

Computador de bordo (medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas)

Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado

Conta-giros

Controle de áudio no volante

Desembaçador do vidro traseiro com temporizador

Direção elétrica com assistência variável

Display digital de quilometragem total e parcial e mensagens de alerta

Farois de neblina

Farois e lanternas traseiras em LED

Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)

Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)

Lanternas traseiras em LED

Iluminação interna central

Limpador de para-brisa com 2 velocidades e controle intermitente variável

Maçanetas externas e internas das portas cromadas

Para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro

Porta-copos dianteiros (2)

Porta-luvas com sistema de amortecimento e chave

Porta-óculos

Rádio CD Player com MP3, função RDS e 4 alto-falantes

Relógio integrado ao display do equipamento de áudio

Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor do veículo, com luzes indicadoras integradas

Rodas de liga leve aro 16 e pneus 205/55 R16 (Bridgestone Turanza)

Sistema elétrico de travamento central das portas

Sistema eletrônico de ignição por meio de botão (Start Stop)

Sistema de Partida a frio Flex Start®

Tampa de combustível com abertura interna

Tapete em carpete

Travamento das portas e do porta-malas com o veículo em movimento

Tomada de 12V integrada ao console central

Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para vidro do motorista

Volante com acabamento em couro e com três raios e coluna de direção com regulagem de altura e profundidade

 

2.0 SV (R$ 75.990)

Todos da S mais:

Câmbio XTRONIC® CVT com função overdrive (sobremarcha)

Ar-condicionado automático digital de duas zonas

Acabamento dos bancos de couro na cor preta (com partes sintéticas)

Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa braço

Controles de Tração e Estabilidade (Vehicle Dynamic Control)

Controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático)

Luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro

Rádio CD Player com MP3 e display 4,3″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, USB no console central e 6 alto-falantes

 

2.0 SL sem teto solar (R$ 82.490) / 2.0 SL com teto solar (84.990)

Todos da SV mais:

Airbags laterais e de cortina

Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)

Retrovisores externos rebatíveis eletricamente

Retrovisor interno eletrocrômico

Rodas de liga leve aro 17 e pneus 205/50 R17

Sensor de estacionamento

Sistema de navegação integrado ao painel com Nissan Connect®

Rádio CD Player com MP3 e display 5,8″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, USB no console central e 6 alto-falantes

Câmera traseira e sistema GPS integrados ao display do painel

 

2.0 Unique (R$ 87.490)

Todos da SL mais:

Acabamento interno claro (tons cinza e bege chamada de “Greige”)

Rodas esportivas exclusivas aro 17

Soleiras das portas iluminadas

Logotipo “UNIQUE” na tampa do porta-malas

Tapetes de carpete com a inscrição “UNIQUE”

Frisos laterais na base das portas na cor da carroceria

Automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico

Alarme volumétrico

 

Cores disponíveis:

Sólida – Preto Premium

Metálicas – Prata Classic e Azul Grafite (azul não disponível na Unique)

Perolizada – Branco Diamond

 

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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