Em comemoração ao centenário da General Motors no Brasil, o programa “Chevrolet Vintage” irá restaurar e transformar dez veículos icônicos da marca. O diferencial é a chancela da engenharia da GM, que supervisiona e valida dinamicamente cada projeto, assegurando máxima originalidade (restauração) ou modernização precisa (restomod).
A Chevrolet lançou o programa Vintage, uma iniciativa que visa capitalizar o crescente mercado de antigomobilismo no Brasil. A proposta é oferecer veículos históricos da marca, produzidos entre as décadas de 1960 e 2000, com a autenticidade e o rigor técnico que só o próprio fabricante pode garantir.
Ao todo, dez veículos icônicos serão preparados e leiloados em lotes especiais, sendo que o primeiro pregão acontecerá ainda em 2025. Parte do valor arrecadado será destinado a projetos sociais do Instituto General Motors (IGM).
Do Original ao Moderno: Restauração e Restomod
O programa Chevrolet Vintage atua em dois nichos estratégicos:
- Restauração: Focada na preservação máxima da originalidade, resgatando o veículo exatamente como ele saiu da fábrica.
- Restomod: Combina o design clássico com tecnologias atuais para tornar os carros mais instigantes no uso diário, com upgrades mecânicos e visuais.
Os quatro primeiros modelos revelados demonstram essa dualidade:
Modelo | Ano | Conceito | Destaque da Preparação |
Monza 500 EF | 1990 | Restauração | Primeiro carro nacional da Chevrolet com injeção eletrônica, recuperado à originalidade. |
Omega CD | 1994 | Restauração | Recebeu upgrade de motor com o exclusivo kit Irmscher 3.6L. |
Opala SS | 1979 | Restomod | Motor 4.1L atualizado com injeção eletrônica para maior desempenho e confiabilidade. |
S10 Rally | 2004 | Restomod | Adaptada de um carro de competição (Rally dos Sertões) para uso no trânsito. |
O quinto representante em fase final de acabamento é o Kadett GSi 1992, um dos carros mais desejados de sua época.
O Rigor da Engenharia GM é o Diferencial
O principal diferencial do Vintage é a chancela da engenharia da General Motors. Os veículos passam por um processo minucioso de preparação e são submetidos a validações dinâmicas no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), o maior e mais completo do Hemisfério Sul.
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, destacou o valor desse rigor:
“Resgatar e transformar esses modelos em verdadeiras peças únicas de coleção, com todo o rigor e dedicação da nossa engenharia, é uma forma de honrar esse legado e, ao mesmo tempo, oferecer algo especial aos consumidores apaixonados.”
No processo de restauração, o rigor técnico chega a níveis inéditos, como a análise do tom exato do zinco aplicado em peças metálicas, seguindo o padrão original da época do chassi. Nos projetos restomod, o departamento de Design da GM assume a liderança das atualizações visuais, enquanto o setor de engenharia garante a integração de novas tecnologias, como a picape C10 que está sendo preparada para receber o conjunto motriz de um Camaro V8.
Todas as coleções do programa serão temáticas. A primeira, com 10 carros, celebra o centenário da GM no Brasil.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Antigomobilismo: Paixão ou hobby de colecionar, restaurar e preservar veículos antigos, normalmente com mais de 20 ou 30 anos de fabricação.
Restomod: Termo que combina “restauração” e “modificação” (modification). Refere-se a veículos antigos que têm sua estética preservada ou levemente modificada, mas recebem atualizações mecânicas e tecnológicas significativas (como injeção eletrônica, freios modernos ou novos motores) para melhorar o desempenho e a usabilidade no dia a dia.
Neoclássicos: Veículos com cerca de 30 anos de idade, que começam a ganhar valor no mercado de colecionadores. No Brasil, incluem modelos relevantes dos anos 1990, como Corsa, Kadett e Omega.
Validação Dinâmica: Processo de teste em pista e laboratório, realizado pela engenharia da GM, para verificar se o carro restaurado ou modificado (restomod) está operando de acordo com as especificações de segurança, dirigibilidade e desempenho.