quarta-feira, 8 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Daimler Buses impulsiona infraestrutura e anuncia rede de recarga pública para ônibus elétricos na Europa

A Daimler Buses expandirá seu portfólio a partir de 2026 com a instalação de sua própria rede de estações de recarga públicas para ônibus elétricos, focando em locais estratégicos de turismo e tráfego intenso para acelerar a transição da mobilidade fora das rodovias.

A Daimler Buses será a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública a partir de 2026, com foco em destinos turísticos de alto tráfego. A iniciativa começa com um projeto-piloto em Colônia, Alemanha, onde quatro pontos públicos de recarga rápida de 400 kW serão instalados já em 2026. A subsidiária Daimler Buses Solutions será responsável por todo o processo, desde o planejamento à operação, oferecendo uma solução completa e sem investimento inicial para os operadores. A expansão da infraestrutura suportará o novo ônibus intermunicipal elétrico à bateria da marca, o eIntouro, lançado na Busworld 2025.

A Daimler Buses anunciou um plano ambicioso para impulsionar a expansão da infraestrutura de recarga de alto desempenho para ônibus elétricos na Europa, a partir de 2026.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A empresa instalará suas próprias estações de recarga públicas com foco em destinos turísticos de alto tráfego, como estacionamentos de ônibus em parques de diversões e outros pontos estratégicos das cidades.

Com isso, a Daimler Buses se tornará a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública, um movimento estratégico no mercado.

A subsidiária Daimler Buses Solutions será a responsável por todo o processo, incluindo planejamento, construção, operação e manutenção da rede.

- Publicidade -

O pontapé inicial da iniciativa é um projeto-piloto lançado em cooperação com a agência regional de energia NRW.Energy4Climate e a cidade de Colônia.

Como resultado deste projeto-piloto, quatro pontos públicos de recarga rápida para ônibus elétricos serão instalados perto do centro de Colônia já em 2026.

Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, destacou que a construção da infraestrutura pública de recarga está demorando muito e a empresa busca dar um impulso importante para o setor.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ele reforçou que o futuro do ônibus é elétrico e que a nova rede beneficiará diretamente o recém-lançado ônibus intermunicipal da marca.

O novo modelo em questão é o Mercedes-Benz eIntouro, o primeiro ônibus intermunicipal elétrico à bateria da Daimler Buses.

O eIntouro teve sua estreia mundial celebrada na Busworld 2025 em Bruxelas, no dia 3 de outubro.

Este veículo intermunicipal pode ser equipado com uma ou duas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e atinge uma autonomia de até 500 quilômetros (a Daimler Buses considera 500 km um dado de referência).

O eIntouro é adequado para viagens mais curtas e conexões entre cidades e áreas rurais, sendo uma das aplicações mais práticas para ônibus elétricos fora do transporte público urbano.

A Daimler Buses acredita que, para viagens de longa distância, é necessária uma rede abrangente para que os operadores possam usar ônibus elétricos de forma econômica e sem comprometer o conforto dos passageiros.

A subsidiária Daimler Buses Solutions trabalha com empresas experientes e financia tanto as estações de recarga quanto sua operação.

O refinanciamento é feito por meio da venda de energia elétrica, o que permite que os proprietários se beneficiem de uma infraestrutura pronta para uso de uma única fonte.

Essa solução elimina a necessidade de investimento ou grande esforço por parte dos operadores de ônibus.

O projeto-piloto em Colônia ocorrerá no estacionamento “BusparkCologne” em Kuhweg, um local central que serve a ônibus intermunicipais que levam turistas à cidade.

Diferentemente dos ônibus urbanos, que recarregam durante a noite com 50 a 80 kW para rotas mais curtas, os interurbanos exigem soluções mais potentes.

As quatro novas estações de recarga rápida em Colônia fornecerão uma potência nominal de 400 kW cada uma, e estarão acessíveis ao público 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os operadores de ônibus poderão recarregar rapidamente seus veículos elétricos no local, independentemente da marca do ônibus, utilizando eletricidade verde.

Ascan Egerer, vice-prefeito de Mobilidade de Colônia, afirmou que o projeto é um passo importante para o turismo sustentável na cidade, suportando a mudança para ônibus com emissão zero.

A cidade de Colônia usará o projeto-piloto para avaliar a aceitação da nova infraestrutura pública para ônibus intermunicipais elétricos.

A Daimler Buses também oferece, sob solicitação e em colaboração com a Daimler Buses Solutions GmbH, um ecossistema completo de mobilidade elétrica pronto para uso e a partir de uma única fonte.

Esse ecossistema inclui ônibus elétricos personalizados, estudos de viabilidade, infraestrutura completa para garagens – incluindo obras, instalações elétricas, carregadores, armazenamento de baterias e gestão de recarga.

O modelo Mercedes-Benz eCitaro, ônibus urbano totalmente elétrico à bateria em produção desde 2018, também faz parte da estratégia.

Desde 2023, o eCitaro é oferecido com uma célula de combustível à base de hidrogênio como extensor de autonomia.

A Daimler Buses planeja ter ônibus elétricos à bateria em seu portfólio até o final da década, com a chegada de ônibus com célula de combustível na próxima etapa, alinhando a oferta de produtos à infraestrutura.

A expansão da infraestrutura pública da Daimler Buses Solutions é complementar à oferta da Milence, uma joint venture com Daimler Truck, GRUPO TRATON e Grupo Volvo.

A Milence foca em estações de recarga pública de alto desempenho para veículos pesados ao longo de rodovias e rotas principais na Europa, enquanto a Daimler Buses Solutions concentra-se em destinos urbanos e turísticos.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Baterias de Fosfato de Ferro-Lítio (LFP) – Um tipo de bateria de íon-lítio que utiliza fosfato de ferro-lítio como material catódico. É conhecida pela alta segurança, longa vida útil e estabilidade térmica.

Extensor de Autonomia – Um sistema auxiliar, como uma pequena célula de combustível (hidrogênio) ou um motor a combustão, que gera eletricidade para recarregar as baterias, prolongando o alcance de um veículo elétrico.

Potência Nominal (em kW) – A quantidade de energia que uma estação de recarga pode fornecer de forma contínua e segura. Potências elevadas, como 400 kW, garantem o carregamento rápido de baterias grandes.

Joint Venture – Uma parceria ou empreendimento comercial estabelecido por duas ou mais empresas que concordam em compartilhar o controle, os riscos e os lucros de um projeto ou negócio.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação