quarta-feira, 22 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Copa Truck Petrobras define sete finalistas após vitórias de Abbate e Fogaça em Londrina

Raphael Abbate e Fabio Fogaça triunfaram nas duas corridas com Mercedes-Benz, e Felipe Giaffone mantém a liderança da Super Truck PRO antes da decisão em Interlagos.

A oitava e penúltima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras, realizada em Londrina (PR), foi marcada pelas vitórias de Raphael Abbate e Fabio Fogaça, ambos pilotando caminhões Mercedes-Benz. Os resultados definiram os sete finalistas que disputarão o título no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 7 de dezembro: Felipe Giaffone (líder com 210 pontos), Raphael Abbate, Danilo Dirani, Beto Monteiro, Leandro Totti, Wellington Cirino e André Marques. A etapa foi marcada por reviravoltas, especialmente o revés de Leandro Totti, que perdeu pontos cruciais.

A oitava etapa, penúltima e decisiva da Copa Truck Petrobras 2025, foi concluída em uma tarde de grande emoção no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR).

- Publicidade - Ofertas FIAT

As duas corridas da categoria Super Truck PRO foram repletas de reviravoltas e grandes duelos, definindo os candidatos ao título.

Os triunfos ficaram com Raphael Abbate da ASG Motorsport e Fabio Fogaça da DMais Motorsport, ambos pilotando caminhões Mercedes-Benz.

Raphael Abbate venceu a Corrida 1, somando 27min01s866 em 14 voltas, o que o manteve vivo na disputa pelo primeiro título da categoria.

- Publicidade -

Na primeira prova, Leandro Totti largou na pole position e liderou, mas foi punido com drive-through por queima de largada, perdendo a chance de somar pontos importantes.

O revés de Totti alçou Abbate à liderança, seguido por Victor Franzoni em segundo (Mercedes-Benz) e o líder do campeonato, Felipe Giaffone em terceiro (Volkswagen).

O final da Corrida 1 teve quebras de motor de Paulo Salustiano e Alberto Cattucci, sendo o pódio completado por Felipe Tozzo e Bia Figueiredo nas quarta e quinta posições, respectivamente.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A Corrida 2 foi vencida por Fabio Fogaça, que conquistou sua segunda vitória na divisão principal da categoria, repetindo o feito de abril de 2024, em Goiânia.

Fogaça triunfou após um duelo intenso com Bia Figueiredo, que persegue sua primeira vitória na principal divisão da Copa Truck Petrobras.

O piloto completou as oito voltas em 22min53s241, com o triunfo sendo um presente de aniversário, completado na sexta-feira anterior.

Bia Figueiredo havia sido a segunda colocada na pista, mas foi punida em 20s por queima de largada, caindo para a 13ª posição na classificação final da Corrida 2.

Com a punição, Danilo Dirani (Iveco) foi declarado o segundo colocado, somando pontos preciosos para a decisão do campeonato.

Wellington Cirino (Iveco) terminou a segunda prova em terceiro, e o líder Felipe Giaffone (Volkswagen) concluiu a etapa em quarto, mantendo a liderança.

O atual campeão, Felipe Giaffone, irá em busca do tetracampeonato da Copa Truck Petrobras na final, liderando a tabela com 210 pontos.

A vantagem do líder para o vice-líder, Raphael Abbate (Mercedes-Benz), é de 17 pontos, com Abbate somando 193 tentos.

Danilo Dirani (Iveco) é o terceiro colocado com 190 pontos, mesmo após descartar 13 pontos nesta etapa.

O maior prejuízo da etapa foi de Leandro Totti (Iveco), que não pontuou na Corrida 1 e se envolveu em um incidente na Corrida 2.

Totti vai para Interlagos como candidato ao título, mas com 34 pontos de desvantagem para Giaffone, em um cenário muito diferente do que tinha antes da etapa.

Os demais finalistas com chances matemáticas de título são Beto Monteiro (177 pontos), Leandro Totti (176 pontos) e Wellington Cirino (168 pontos).

Completando o grupo dos sete está André Marques (Volkswagen), que se classificou com 166 pontos e participou da decisão de 2024.

A Copa Truck Petrobras agora se prepara para a decisão da temporada 2025 no fim de semana de 6 e 7 de dezembro, em Interlagos.

A disputa final colocará lado a lado fabricantes como Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco, em uma intensa briga pela taça, com Giaffone sendo o favorito pela liderança de 210 pontos.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Drive-through – Punição aplicada em corridas que obriga o piloto a passar pelos boxes em velocidade limitada (sem parar para manutenção), perdendo tempo em relação aos concorrentes.

Queima de Largada – Infração cometida pelo piloto que movimenta o veículo antes do sinal verde ou em momento incorreto, resultando em penalidade.

Super Truck PRO – A principal divisão de competição da Copa Truck, reunindo os pilotos e equipes com maior performance e tecnologia.

Diesel R – Combustível oficial da Copa Truck, que possui fontes renováveis em sua composição, destacando a preocupação ambiental da categoria.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação