A BMW, uma das fabricantes de automóveis premium mais bem-sucedida mundialmente, também ostenta uma posição privilegiada no segmento de tração nas quatro rodas, mercado no qual fez sua estreia 30 anos atrás. Cerca de um a cada três automóveis BMW vendidos no mundo são equipados com o sistema inteligente BMW xDrive, com tração em todas as rodas.
O sucesso da BMW neste segmento foi alcançado não somente por conta dos modelos BMW X, mas também pelos modelos com tração nas quatro rodas baseados em automóveis de outras séries, do BMW Série 1 ao BMW Série 7. Por meio dessas séries de modelos, diversas opções de veículos AWD (All Wheel Drive) são oferecidos em uma ampla gama de versões de motorização.
Ao mesmo tempo, a BMW continua a lapidar essa tecnologia e toma novas direções. Ao oferecer o BMW xDrive, combinando tecnologia híbrida a uma plataforma de tração na roda dianteira, a BMW tem demonstrado com frequência sua proficiência no mundo da tração nas quatro rodas, proficiência esta que assegurará a posição futura da BMW na vanguarda deste setor.
Hoje, a BMW oferece mais de 110 modelos – com todos os tipos de transmissão – com o sistema BMW xDrive em 12 séries de modelos diferentes, assim como a tecnologia híbrida no modelo esportivo BMW i8 e no compacto BMW 225xe, com tração integral nas rodas elétricas.
Foco desde o primeiro dia: tração e dinâmica – O primeiro avanço da BMW no mercado de tração nas quatro rodas veio com lançamento do BMW 325i “Allrad”, no Salão do Automóvel de Frankfurt (ALE), em 1985. Observando o carro por fora, o então estreante não revelava suas qualidades secretas imediatamente.
Isto fez com que seu desempenho surpreendesse muito os jornalistas quando eles levaram o carro para a pista de testes. Esse primeiro sistema de tração da BMW não somente melhorou o desempenho tanto longe do asfalto como em condições climáticas adversas, mas também foi feito para uma condução mais dinâmica em curvas.
“O novo BMW é um campeão quando se fala de dirigibilidade”, foi o veredito dos avaliadores da revista alemã Auto Zeitung, não muito tempo depois do primeiro lançamento.
Hoje, o sistema inteligente BMW xDrive com tração nas quatro rodas leva a dinâmica de condução tradicional da BMW para um novo nível. A atual geração deste sistema é administrada pelo sistema de Gerenciamento de Chassi Integrado (ICM), que garante que a tecnologia xDrive sempre responda de maneira ideal imediatamente ao ser solicitado, baseado em um sensor de alta precisão de resposta e capaz de monitorar as condições de direção em tempo real.
As intervenções na condução podem ser feitas pelo BMW xDrive, de forma integral, ou pelo xDrive combinado com o Controle de Estabilidade Dinâmica (DSC), ou o Controle de Desempenho Dinâmico (DPC). A distribuição de tração é rápida e precisa e garante as características de dirigibilidade mesmo diante de condições extremas.
O sistema de tração nas quatro rodas é influenciado pelas características de dirigibilidade da tração na roda traseira. Isso significa que, nos modelos de tração nas quatro rodas, uma maior parcela da energia da tração é enviada para as rodas traseiras, mesmo em condições de direção normais.
Isso mantém a resposta de direção precisa, característica típica da BMW. Ao entrar rápido em uma curva e garantir uma boa estabilidade na pista, o sistema BMW xDrive de última geração aumenta a quantidade de energia enviada para as rodas traseiras assim que o veículo começa uma curva, aumentando assim o prazer de dirigir, outra peculiaridade da BMW.
Tecnologia tração em todas as rodas BMW: evolução contínua desde 1985 – O sistema de tração integral nas quatro rodas apresentado no BMW 325i “Allrad”, de 1985, divide a energia de tração em uma proporção de 37% a 63% entre as rodas dianteiras e traseiras.
Em resposta à diferença de velocidade nas rodas, o diferencial central de acoplamento viscoso era capaz de providenciar uma conexão virtualmente rígida entre as rodas dianteiras e traseiras, para melhorar a tração e estabilidade. O nome desse modelo logo mudou para BMW 325iX, e em 1988 também passou a ser oferecida na versão Touring.
1991: BMW 525iX – Em três anos, a BMW introduziu uma versão com tração nas quatro rodas também no BMW Série 5. Pela primeira vez, agora a repartição da tração era controlada eletronicamente. O novo sistema desenvolvido trazia embreagens com diversos platôs que permitiam a proporção 36:64 de divisão de tração dianteira/traseira variar de maneira ininterrupta e automaticamente alinhada com às condições de direção.
Inicialmente, uma embreagem com diversos platôs controlados hidraulicamente foi usada no eixo traseiro, mas isso foi posteriormente substituído pela intervenção de frenagem de controle seletivo. O sistema monitorava as condições de condução usando as variações de velocidade das rodas do Sistema de Frenagem Anti-blocante (ABS), junto com as informações sobre o status do freio, a velocidade do motor e a posição da válvula de borboleta.
No primeiro momento, o sistema de tração do BMW 525iX era considerado uma categoria à parte. O sistema de controle eletrônico entregou uma resposta muito ágil e precisa, resultando em características de dirigibilidade segura e rápida, mesmo em condições de direção difíceis, como rodovias molhadas ou neve. Também no BMW Série 5, os primeiros modelos com tração nas quatro rodas foram oferecidos tanto no sedã e em versões de turismo.
1999: O Veículo de Atividade Esportiva (SAV) abre um novo capítulo – Com a chegada no novo milênio, um conceito de veículo muito inovador da BMW fez uma estreia sensacional. O BMW X5, o primeiro Veículo de Atividade Esportiva (SAV), impressionou os clientes com dinâmicas de condução que eram incomparáveis entre os outros veículos todo-terreno à época.
O excepcional sistema de tração nas quatro rodas teve um grande papel nisso. O sistema traseiro planetário divide a força de tração em uma proporção de 38:62, por meio de um diferencial central, entre as rodas dianteiras e traseiras, enquanto os sistemas de controle eletrônico como o DSC (Controle da Estabilidade Dinâmica), ADB-X (Freio Diferencial Automático) e HDC (Controle de Descida de Montanha) garantem que o novo BMW X5 seja tanto esportivo na estrada, quanto apto para lidar com condições desafiadoras no fora de estrada.
Nos anos seguintes ao lançamento bem-sucedido do conceito SAV, não houve uma redução no passo dinâmico do desenvolvimento da tração nas quatro rodas da BMW. No ano seguinte, 2000, uma versão de modelo específico da tecnologia de tração do BMW X5 se torna disponível para a quarta geração do BMW Série 3.
2003: BMW xDrive faz seu lançamento no BMW X3 e BMW X5 – Quatro anos após o lançamento do BMW X5, em 1999, BMW manteve seu ritmo ao lançar o conceito SAV para um novo segmento de veículo. O novo BMW X3 era mais compacto que o BMW X5 e oferecia uma condução ainda mais ágil. Ele definiu novas referências e permaneceu como o único modelo premium em sua classe nos anos seguintes.
O recentemente desenvolvimento do sistema de tração nas quatro rodas BMW xDrive, que foi introduzido no mesmo ano tanto no BMW X3 quanto no BMW X5, logo ampliou a liderança da BMW no segmento AWD. Baseado em uma embreagem com diversos platôs e uma caixa de transferência eletrônica e extremamente rápida, o xDrive trabalha em conjunto com o sistema de Controle da Estabilidade Dinâmica (DSC) para adaptar continuamente a divisão da tração em tempo real.
Além da velocidade da roda, pela primeira vez o sistema de controle eletrônico também considerou os dados de Controle da Estabilidade Dinâmica, por exemplo, levando-se em conta parâmetros como o ângulo de direção, posição do acelerador e aceleração lateral. Isso é o que faz o BMW xDrive o primeiro, e ainda único, sistema “inteligente” de tração nas quatro rodas do mundo. Diferente dos sistemas convencionais de tração nas quatro rodas, que somente reagem quando ao menos uma roda já está girando, o xDrive também é capaz de detectar um risco de alta ou baixa dirigibilidade aos primeiros sinais, e corrigir isso de maneira proativa redirecionando o fluxo da tração.
Nos anos seguintes, o sistema de tração em todas as rodas inteligente BMW xDrive foi colocado não somente nos modelos X, mas também nas versões xDrive do BMW Séries 3 e 5 Sedã e modelos de Turismo. Quando a segunda geração do BMW X3 foi introduzida em 2010, mais de 600.000 unidades dessa série já tinham sido vendidas pelo mundo inteiro. Um pouco antes, as vendas do BMW X5 – que entrou em sua segunda geração em 2006 – tinha chegado na marca de um milhão.
2008: SAC com Controle do Desempenho Dinâmico e tração híbrida – Com os dois SAVs (Veículos de Atividade Esportiva) estabelecidos de forma consolidada em seus respectivos segmentos, em 2007 a BMW apresentou ao mundo o primeiro Cupê de Atividade Esportiva.
Exibido no Salão do Automóvel de Frankfurt (ALE), o novíssimo BMW X6 elevou a característica de dinâmica de dirigibilidade, peculiar dos modelos BMW X para outro patamar. Pela primeira vez, o sistema inteligente de tração nas quatro rodas foi combinado com o Controle de Desempenho Dinâmico (DPC), que varia a divisão da força de tração entre as rodas traseiras quando precisa garantir uma agilidade e estabilidade incomparável, mesmo em mudanças de aceleração ou ultrapassagem.
Em 2009, o BMW X6 ActiveHybrid demonstrou uma união perfeita – entre o BMW xDrive e a propulsão híbrida. Enquanto isso, no mesmo ano, o BMW M GmbH adicionou dois modelos muito especiais em seu grupo de modelos esportivos de alta performance. Com um sistema M-tuned BMW xDrive, incluindo o Controle de Desempenho Dinâmico, o BMW X5 M e BMW X6 M ostentaram o desempenho que era anteriormente desconhecido no mercado de tração nas quatro rodas.
O ano de 2009 também viu a chegada de um novo modelo X, o BMW X1. Pelos anos seguintes, o BMW X1 foi destinado a ser o único veículo de sua categoria no segmento premium compacto. Seu sistema inteligente BMW xDrive de tração nas quatro rodas, como no novo BMW X3 (2010), também foi combinado com o Controle de Desempenho. O sistema freia a roda seletivamente dentro de uma curva enquanto, ao mesmo tempo, aumenta o torque do motor, resultando em manobras precisas em curvas e levando a condução ágil dos dois modelos para um novo nível.
O BMW xDrive também está disponível para outras séries de modelos – A evolução rápida dos modelos BMW X foi acompanhada por um número crescente de versões xDrive oferecidas também em outras séries de modelos BMW. Desenvolvida para melhorar a agilidade e precisão do comportamento dinâmico, o BMW xDrive fornece uma experiência de direção excepcional e uma melhor combinação entre dinâmica e conforto.
Portanto era apenas uma questão de tempo antes que esta tecnologia de tração inteligente fizesse sua estreia também no BMW Série 7, em 2009. Na primavera de 2012, o primeiro Cupê e modelos Conversíveis com tração nas quatro rodas foram oferecidos no BMW Série 6 Sport. O BMW xDrive também pode ser encontrado nos atuais BMW Séries 3 e 5 e, desde 2013, nos modelos Conversível, Cupê e Grand Coupé da nova BMW Série 4.
Conduzindo o progresso sempre adiante – A BMW elevou a outro patamar o segmento premium de carros médios, com o lançamento do BMW X4, em 2014. O novo Cupê de Atividade Esportiva oferece uma combinação única de prazer de dirigir, com estilo sofisticado e praticidade contemporânea.
Ele vem com o BMW xDrive, como equipamento de série, e está disponível em uma grande variedade de motores. No mesmo ano, a BMW também apresentou a terceira geração do BMW X5, a segunda geração do BMW X6, e versões M Sport dos dois modelos. O BMW xDrive também fez sua estreia no novo BMW Série 2 Active Tourer. Essa foi uma estreia atípica, pois foi a primeira vez que a BMW combinou seu sistema inteligente de tração nas quatro rodas com um formato inédito de tração dianteira.
Com o BMW i8, apresentado em 2014, a BMW Group tomou um passo ousado para novas direções – que também se estendeu para o sistema de tração nas quatro rodas. Esse modelo de configuração 2+2 possui um dispositivo altamente avançado no sistema de tração híbrido que, aliado a um motor de combustão interna capaz de impulsionar as rodas traseiras, associado a um motor elétrico de alta performance, responsável por mover as rodas dianteiras.
Focado no futuro: BMW xDrive encontra o BMW eDrive – Os últimos modelos com tração nas quatro rodas da BMW trazem avanços tecnológicos que estão fortemente focados no futuro da mobilidade. Após a apresentação do BMW i8 surgiu a primeira versão produção de um modelo equipado com dispositivo híbrido da BMW: o BMW X5 xDrive40e.
Por conta do sistema BMW xDrive de tração integral nas quatro rodas e o eDrive BMW, tecnologia EfficientDynamics, esse Veículo de Atividade Esportiva acompanha um desempenho esportivo emocionante, sem esforço e com uma eficiência espetacular.
O gerenciamento inteligente de energia híbrida sincroniza a operação do motor a combustão interna e o motor elétrico para maximizar a eficiência em tempo integral, enquanto também responde perfeitamente aos comandos do motorista. A tração das duas unidades de propulsão é transferida para o piso por meio do sistema BMW xDrive.
BMW Série 7: Direção Ativa Integral combinada ao BMW xDrive – Em setembro de 2015, a sexta geração do BMW Série 7 faz sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Frankfurt (ALE). Esse modelo de luxo pioneiro e revolucionário da BMW inova em todas as frentes, e estará disponível com o BMW xDrive a partir de seu lançamento no mercado, em outubro.
O novo sedã de luxo também será o primeiro modelo a permitir que a inteligente tração em todas as rodas seja combinada com a Direção Ativa Integral – isto é, passivamente com as rodas traseiras direcionais.