O scooter que mais conquistou prêmios no mercado brasileiro ganha mais potência na versão 2017. O novo Citycom S começa a chegar à rede de concessionárias DAFRA a partir da 2ª quinzena do próximo mês de fevereiro e a grande novidade é o motor, que passa a entregar 27,8 cv de potência máxima.
Lançado no Brasil em 2010 numa parceria de sucesso entre a brasileira DAFRA e a taiwanesa SYM, o Citycom conquistou o consumidor brasileiro, pois é um produto que trouxe grandes novidades ao mercado nacional de scooter, como motorização intermediária – que possibilita rodar na cidade ou na estrada com tranquilidade -, rodas maiores aro 16”, freios a disco em ambas as rodas, escudo frontal, entre outros.
“Não é fácil se tornar referência numa categoria, mas o Citycom alcançou esse status desde o lançamento por oferecer um conjunto mais completo e adequado de equipamentos. Ele tem porte e potência para trafegar muito bem em qualquer situação do dia a dia, apresentando agilidade em trechos urbanos e bom desempenho para deslocamentos rodoviários, e conta com diversos componentes que representam soluções simples, porém muito importantes para o motociclista”, diz Sérgio Dias, diretor comercial da DAFRA Motos.
“Com a versão S aprimoramos um importante ponto que é a motorização. Queríamos poder proporcionar mais versatilidade ao consumidor e conseguimos com um motor mais robusto que gera agora os quase 28 cavalos do novo Citycom”.
Outros itens já consagrados do modelo permanecem na versão 2017, como freios a disco FH-CBS (Full Hidraulic Combined System, ou freios combinados de acionamento hidráulico), que permitem uma resposta de frenagem mais precisa maior segurança na pilotagem, rodas aro 16” – que representam um grande ponto a favor da estabilidade e da dirigibilidade, auxiliando o condutor a transpor com facilidade buracos e irregularidades no piso nas grandes cidades -, e transmissão automática CVT .
Design, conforto e itens de comodidade – Visual moderno e robusto na medida certa é uma das marcas registradas do Citycom. O scooter possui uma frente de linhas fortes, integrando de forma harmônica os faróis – com máscaras num tom mais escuro -, os retrovisores e o para-brisa, que possibilita mais proteção aerodinâmica ao piloto principalmente em altas velocidades. Na traseira moderna lanterna em LED.
Citycom S-taillightO painel é completo, com iluminação em LED, combinando mostradores analógicos e digitais, apresentando dados como nível de combustível, hodômetros total e parcial e relógio. Logo abaixo do painel está um amplo porta-luvas, com tomada 12V para carregar diferentes dispositivos, como celular e GPS, e fechamento por chave.
Ainda no quesito praticidade o scooter DAFRA conta com gancho retrátil para levar pequenas sacolas, tampa do tanque de combustível disposta sob as pernas do condutor, e as pedaleiras retráteis para o garupa, facilmente acionadas apenas com o movimento dos pés.
Outros pontos de destaque do Citycom são o banco em dois níveis, extremamente confortável, e o amplo compartimento que acomoda facilmente capacete e outros objetos e que oferece mais proteção, já que possui com forração em carpete.
Contando com um chassi firme e rígido, o scooter é muito estável nas retas e curvas de baixas e altas velocidades, sem contar com sua ótima agilidade nas mudanças de trajetos. As suspensões, dignas da modernidade do projeto, são macias e com curso mais que suficiente para a utilização nos perímetros urbanos, que geralmente contém buracos, valetas, lombadas etc, assim como para a utilização em rodovias. O perfeito balanceamento das suspensões do Citycom é proveniente do conjunto rodas e pneus Metzeler Feelfree 110/70-16 M/C TL 52P e 130/70-16 M/C TL 61P.
Desempenho ainda melhor – Mais potente e com ótimo aproveitamento em suaves acelerações, o Citycom possui excelente resposta no acelerador e é equipado na versão S com motor OHC (Over Head Camshaft) de 278,33 cm3, quatro tempos, monocilíndrico, quatro válvulas, alcançando novos 27,8 cv de potência a 7.750 rpm e torque de 27,5 N.m a 6.500 rpm.
“O desempenho do Citycom sempre foi muito elogiado, mas sabíamos que a atualização do motor seria importante, pois as pessoas têm utilizado cada vez mais em vias de trânsito rápido, pegando estrada. Com os quase 5cv a mais proporcionamos ainda mais flexibilidade ao consumidor”, explica Victor Trisotto, diretor de engenharia da DAFRA.
Cores disponíveis: Branca, preta brilhante e preta fosca
Preço público sugerido: R$ 18.490,00
Especificações técnicas
Dimensional | |
Altura | 1.445 mm |
Largura | 785 mm |
Comprimento | 2.210 mm |
Distância entre eixos | 1.500 mm |
Altura mínima do solo | 125 mm |
Altura do banco | 800 mm |
Peso seco | 182 kg |
Peso em ordem de marcha | 352 kg |
Motor | |
Tipo | Monocilíndrico, 4 tempos, OHC (Over Head Camshaft), refrigerado a água e com injeção eletrônica |
Disposição do cilindro | Horizontal |
Diâmetro x Curso | 75,0 x 63,0 mm |
Cilindrada | 278,33 cm³ |
Taxa de compressão | 10.4±2:1 |
Potência máxima | 27,8 cv a 7.750 rpm |
Torque máximo | 27,5 Nm a 6.500 rpm |
Sistema de injeção eletrônica | Keihin |
Combustível | Gasolina C |
Sistema de partida | Elétrica |
Chassis | |
Tipo | Tubular |
Suspensão dianteira | |
Tipo | Telescópica |
Curso | 100 mm |
Suspensão traseira | |
Tipo | Biamortecida, garfo em alumínio |
Curso | 91 mm |
Rodas | Liga de alumínio |
Freio dianteiro | |
Tipo | Disco |
Freio traseiro | |
Tipo | Disco |
FH-CBS | Full Hidraulic Combined System |
Pneu dianteiro | |
Medida (mm) | 110/70-16 52P – Metzeler |
Pneu traseiro | |
Medida (mm) | 130/70-16 61P – Metzeler |
Calibragem | |
Transmissão | |
Tipo | Automática de variação contínua (CVT) |
Capacidade | |
Tanque de combustível | |
Total (com reserva) | 10 l |
Reserva | 1,5l (Luz reserva é acionada ao atingir este patamar) |