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8 motivos para cuidar sempre do estepe do carro

Todos sabem que os pneus são essenciais para manter a segurança e o conforto ao conduzir um veículo. Entretanto, quando se trata do estepe, item obrigatório nos carros, a história é diferente, pois ele normalmente cai no esquecimento e nem todos os motoristas têm os cuidados devidos.

Para evitar surpresas, Carlos Molina, diretor do e-commerce KD Pneus, dá dicas importantes de como conservar o seu estepe e manter a sua manutenção sempre em dia.

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Território internacional – Para aproveitar melhor o roteiro e economizar com passagens, muitas pessoas optam por viajar de carro, principalmente em países que fazem fronteira com o Brasil. Como essas viagens costumam ser longas, é essencial que o estepe esteja em boas condições.

“As leis brasileiras não permitem que os veículos circulem com pneus comprados fora do país, por isso é essencial que você realize a manutenção ou a troca antes de viagens mais longas”, explica Molina. Com a fiscalização cada vez mais dura, quem trouxer equipamentos automotivos de outros países pode ser punido, e carros com pneus estrangeiros correm o risco de serem apreendidos.

Calibragem – Mesmo sendo pouco utilizados, os estepes precisam ser calibrados. O diretor da KD Pneus conta que, para compensar o tempo que eles ficam parados na reserva, é necessário que a pressão seja a mesma que é utilizada em todos os pneus.

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Quando os pneus não são bem conservados, há mais risco de rompimento e, consequentemente, de ocorrer algum acidente durante o percurso. Além disso, eles sobrecarregam a suspensão, causando um desgaste excessivo, aumentando o consumo de combustível para que o automóvel mantenha o desempenho usual.

Tamanho do aro – Ao trocar a roda do seu automóvel, é preciso ficar atento às medidas e ajustar o jogo de pneus para que fiquem compatíveis com o aro atual. Isso também deve ser feito com o estepe. Ele precisa ter o encaixe ideal para evitar desgastes na suspensão, na geometria e no próprio pneu.

Tamanho do pneu – Por questão de economia e não ser um item muito utilizado, muitas pessoas optam por um estepe menor do que o tamanho dos pneus utilizados constantemente no veículo.

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Apesar de ser uma saída para quem procura uma maneira mais barata de estar dentro da lei e ter um reserva sempre à disposição, a diferença de tamanho limita o uso do automóvel. Segundo Molina, não é indicado andar em altas velocidades nestas condições e nem durante muito tempo.

Parafuso – Conservar os pneus também depende da maneira como eles estão instalados; com os estepes acontece a mesma coisa. “Se você trocou as rodas de liga leve por rodas de aço, por exemplo, é necessário mudar todos os parafusos de acordo com as especificidades das rodas novas, para que não haja nenhum dano no funcionamento do veículo e nos pneus”, explica o diretor.

Danos -É preciso sempre ficar atento às condições do estepe, pois quando acontece algum acidente e é preciso usá-lo, por exemplo, deve-se assegurar que o pneu reserva não esteja com danos, como cortes, bolhas ou torturas, e possa atender às necessidades daquele momento com segurança.

Pneu careca- Os sulcos são frisos que mostram o quanto da borracha já foi desgastada e se o pneu está careca ou não, e devem estar de acordo com as especificidades de segurança.

A determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é que eles apresentem profundidade mínima de 1,6 milímetro de profundidade. Caso eles estejam em condições inadequadas, o motorista pode levar multa.

Prazo de validade – Os cuidados com os pneus não dizem respeito apenas à sua conservação e ao uso consciente. A preocupação vai além, já que qualquer produto tem um prazo de validade. No caso dos pneus, a média é de cinco anos, até mesmo para aqueles que são pouco utilizados, como os estepes.

Essa é uma informação crucial para a segurança na direção, pois, de acordo com Molina, “independentemente do estado em que o item se encontra, mesmo se tratando dos mais conservados, ele deve ser substituído assim que alcançar o prazo de validade contido em sua embalagem. Assim, ele não pode oferecer qualquer tipo de risco às pessoas e nem sobrecarregar outras partes do veículo”.

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