A Hyundai amplia a família do novo HB20 com a chegada da motorização 1.0 litro turbo. A nova opção produz 105 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e torque de 15,0 kgf.m disponível já a 1.550 rpm. A marca mantém as versões naturalmente aspiradas de 80 cv (1.0) e 128 cv (1.6).
Confira a matéria de lançamento do Hyundai HB20 1.0 Turbo clicando aqui.
Com o início das vendas previsto para o próximo dia 26 de abril, o HB20 1.0 Turbo é 31% mais potente e tem 47% mais torque quando comparado ao HB20 1.0 aspirado.
O HB20 1.0 litro Turbo veio para ocupar uma faixa de mercado entre o HB20 1.0 litro aspirado e o HB20 1.6, tanto em custo quanto em performance. O motor é novo, diferente do atual 1.0. Desenvolve 105 CV @6000 RPM e 15,0 mkgf @1550 RPM quando abastecido com etanol.
Mantém a arquitetura de 3 cilindros com novo bloco, cabeçote e pistões todos redesenhados e reforçados para receber a carga a que serão expostos. O motor e sua calibração foram desenvolvidos na Coréia do Sul e conta com uma turbina de 1,9 bar da Honeywell, intercooler ar/ar, injeção indireta de combustível com pressão de trabalho de 3.8 bar e taxa de compressão de 9,5:1. Ele é diferente do modelo Europeu que é equipado com injeção direta e tem potência na faixa dos 120 CV (com gasolina).
E a Hyundai não poderia encontrar um lugar melhor para a avaliação do HB20: a pista do autódromo de Interlagos. E o Mecânica Online® não perdeu a oportunidade.
Em altas rotações o desempenho do motor é muito bom. Rápido, ágil, dinâmico. O HB20 turbo vai aumentando a potência, como bem mostra seus dados técnicos, onde alcançamos a potência máxima nas 6.000 rotações por minuto.
O conjunto mecânico e a transmissão de seis velocidades, garantem a boa performance na pista e em situações de curvas mais arrojadas. As primeiras marchas são mais longas e o diferencial também foi alongado em 10% em relação ao motor 1.0 aspirado.
E quando avaliamos o HB20 Turbo em baixa rotação identificamos uma característica que não encontramos na versão 1.0 aspirada. Numa simulação de trânsito urbano sentimos um “turbo leg” quando da mudança da primeira para a segunda marcha, que em alguns momentos chega a incomodar o motorista.
A redução da taxa de compressão de 12,0:1 no motor aspirado para 9,5:1 no motor turbo, operando em baixas rotações, somados de toda a restrição do sistema de turbina e intercooler parece fazer com que ele perda seu rendimento nesta faixa de trabalho.
O motor “cria vida” quando a rotação atinge cerca de 3.000 rpm, principalmente na terceira marcha. Neste ponto temos potência de sobra para efetuar ultrapassagens ou mesmo acelerar um pouco mais.
Aparentemente a nova transmissão esta bem adequada para velocidades mais altas, desenvolvendo muito bem em 3° , 4° e 5° marchas , tendo a 6° marcha a característica de sobremarcha (overdrive), o que traz para o pequeno HB20 conforto sonoro e baixo consumo de combustível em estradas por exemplo.
Ao viajar a 100 km/h em sexta marcha, por exemplo, o motor gira a 2.650 rpm; rotação que estaria na casa das 3.200 rpm quando limitada à quinta marcha.
O turbo possui geometria fixa, e não varia a pressão do sistema em função do combustível, dois detalhes que fariam a diferença com relação a performance com etanol e com relação ao Turbo leg encontrado nas baixas rotações.
A presença do HB20 turbo é mais para brigar com concorrentes 1.4 litro aspirados, que mesmo para ser um esportivo de verdade, tanto que surge apenas o nome turbo como diferencial de estilo no modelo. Ele é mais um representante da tendência mundial de downsizing, ou seja, um veículo com motorização 1.0 litro mas com rendimento de 1.4 litro aspirado.
Conheça os detalhes das versões Comfort Plus e Comfort Style:
- HB20 1.0 Turbo (hatch)
HB20 1.0 Turbo Comfort Plus | HB20 1.0 Turbo Comfort Style |
Preço: R$ 47.445,00 | Preço: R$ 51.595,00 |
§ Ar condicionado manual
§ Direção hidráulica § Airbag duplo frontal § Freios ABS com EBD § Fixação ISOFIX § Vidros elétricos nas 4 portas com função one-touch (descida) para o motorista § Travas elétricas § Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção § blueAudio® com comandos no volante § Painel Supervision Cluster § Computador de bordo com 7 funções, incluindo recurso de aviso de manutenção § Banco do motorista com regulagem de altura § Chave tipo canivete com telecomando § Travamento automático das portas (15 km/h) § Alarme § Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria § Calotas aro 15” e pneus 185/60 R15 § Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros |
Pacote Comfort Plus, mais:
§ Volante com regulagem de altura e profundidade § Porta-óculos § Alças de segurança § Rodas de liga leve de 15” § 4 vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete § Lanternas Clear Type § Faróis de neblina com projetores |
Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00
Sem custo extra para a cor Prata Sand |
- HB20S 1.0 Turbo (sedã)
HB20S 1.0 Turbo Comfort Plus | HB20S 1.0 Turbo Comfort Style |
Preço: R$ 51.475,00 | Preço: R$ 55.225,00 |
§ Ar condicionado manual
§ Direção hidráulica § Airbag duplo frontal § Freios ABS com EBD § Fixação ISOFIX § Vidros elétricos nas 4 portas com função one-touch (descida) para o motorista § Travas elétricas § Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção § blueAudio® com comandos no volante § Painel Supervision Cluster § Computador de bordo com 7 funções, incluindo recurso de aviso de manutenção § Banco do motorista com regulagem de altura § Chave tipo canivete com telecomando § Travamento automático das portas (15 km/h) § Alarme § Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria § Calotas aro 15” e pneus 185/60 R15 § Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros |
Pacote Comfort Plus, mais:
§ Volante com regulagem de altura e profundidade § Porta-óculos § Alças de segurança § Rodas de liga leve de 15” § 4 vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete § Lanternas Clear Type § Faróis de neblina com projetores |
Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00
Sem custo extra para a cor Prata Sand |