A Allison Transmission, maior fabricante mundial de transmissões para veículos comerciais, foi escolhida pela Agrale para equipar seu primeiro ônibus articulado automático fabricado na América do Sul.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Primeiro veículo deste tipo projetado e fabricado na Argentina, está equipado com uma transmissão automática Allison para garantir um desempenho mais eficiente.[/box]
De acordo com Ignacio Armendariz, gerente de vendas, marketing e pós-venda da Agrale Argentina, a combinação da tecnologia das transmissões totalmente automáticas Allison e o design do novo ônibus oferece níveis mais elevados de conforto sem aumento de custo do bilhete, proporcionando benefícios para os passageiros, motoristas e gestão de frota.
“A incorporação da transmissão automática Allison nos trouxe grandes benefícios, tais como uma operação mais fácil, custos de manutenção reduzidos, e um rodar mais confortável para os passageiros e motoristas”, disse Armendariz.
As automáticas Allison contribuem significativamente para a melhoria da confiabilidade e segurança, portanto, são ideais para os ônibus articulados.
O Continuous Power Technology™ (Tecnologia de Transferência Continua de Potência) reduz o desgaste do veículo, melhora o conforto e proporciona uma movimentação mais suave ao veículo. E os motoristas podem se concentrar unicamente no desenrolar do trânsito, já que as mudanças de marchas são automáticas.
“O conversor de torque da transmissão otimiza a força do motor durante a aceleração do veículo, proporcionando mudanças de marchas sem interrupção de potência e reduzindo os riscos com a segurança e a fadiga do condutor”, disse Roberto Larossa, gerente regional para o Cone Sul da Allison Transmission.
“Graças ao conversor de torque, que também reduz o desgaste e protege a linha de transmissão do ônibus, a única manutenção programada é a substituição de fluido e filtro”, disse Larossa. “Custos de manutenção reduzidos e menor tempo de inatividade do veículo são benefícios adicionais.”
Atuando com grande precisão, as mudanças automáticas de marcha se traduzem em aumento na eficiência para os grandes ônibus articulados que operam em áreas urbanas, mesmo com o frequente anda-e-para dos ciclos urbanos.
Talvez isso explique por que os BRTs (Bus Rapid Transit) de algumas das mais importantes cidades sul-americanas estão usando ônibus articulados com transmissões Allison totalmente automáticas, incluindo Santiago no Chile, Lima no Peru e várias cidades na Venezuela. Já existem cerca de 30 unidades operando em Buenos Aires, com expectativa de que este número dobre ainda em 2016.