quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Boletim Técnico | Eixo traseiro direcional

Você sabia que temos uma tecnologia em que o veículo, para realizar uma curva com melhor desempenho, gira as rodas traseiras para auxiliar as rodas dianteiras? Claro que esse giro da roda traseira é bem menor que o da roda dianteira, porém melhora a eficiência em uma curva.

As grandes vantagens dessa tecnologia são: maior agilidade sem perda de estabilidade em velocidades altas e menor desgaste dos pneus.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Como funciona?  O eixo traseiro direcional é utilizado em caminhões, ônibus e automóveis de luxo. Com estes últimos, funciona assim: em velocidades de até 50 km/h, o sistema gira as rodas traseiras no sentido contrário ao das dianteiras. Isso mesmo.

Assim, ele torna o raio do giro menor, o comportamento de direção em curvas fica mais dinâmico, e as manobras, mais fáceis.

Já acima de 80 km/h, as rodas traseiras giram no mesmo sentido das rodas dianteiras.  O resultado é uma maior estabilidade de direção em manobras como mudanças rápidas de pista na rodovia.

- Publicidade -

Dependendo da situação, entre 50 e 80 km/h, ocorre uma alternância contínua entre o sentido contrário e o mesmo sentido.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil