Em dias de frio alguns carros, principalmente os flex, não ligam rapidamente na primeira tentativa de partida, ou seja, nas temperaturas mais baixas o carro exige um pouco mais de força por parte do motor e bateria.
Por isso, é preciso ter alguns cuidados nos dias mais frios para que o carro apresente o seu melhor desempenho. Selecionamos algumas dicas, confira abaixo!
Reservatório de partida a frio – É preciso verificar se o reservatório de partida a frio está abastecido corretamente com gasolina.
O reservatório de partida a frio serve para facilitar a partida do motor e mesmo que você utilize apenas álcool é preciso trocá-lo pelo menos a cada 60 dias.
Outro cuidado é ficar atento após um longo período de calor, pois a gasolina costuma envelhecer, por isso é importante ficar sempre de olho.
Os automóveis com tecnologia flex start, como o Citröen C3, em que dispensa o reservatório de partida acabam apresentando um melhor desempenho na hora da partida, porém se algum estiver diferente o problema pode estar na bateria.
Bateria – A bateria precisa estar em boas condições para aguentar a partida nos dias mais frios, pois nesse período a aderência do óleo é menor o que causa automaticamente uma menor dilatação.
A troca da bateria geralmente ocorre após dois anos, mas é importante checar se está tudo em ordem antes da temperatura começar a cair.
Paciência antes de ligar – Antes de ligar o carro certifique-se de que todos os componentes elétricos como rádio, farol e ar-condicionado encontram-se desligados.
Na hora de colocar a chave na ignição, antes de ligar o motor, gire apenas até o momento em que o painel acender e espere alguns segundos.
Isso faz com que o sistema de alimentação do motor se prepare para o momento da partida. Se o carro não pegar de primeira o melhor a fazer é esperar 30 segundos.