sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Foton recebe a visita de José Ivo Sartori, Governador do RS, para conhecer os primeiros caminhões da marca fabricados no Brasil

O Presidente do Conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros, e os executivos da empresa, o Diretor de Relações Institucionais, Luiz Carlos Paraguassu, e o Diretor de Engenharia e Desenvolvimento, Leandro Lucki Gedanken, receberam  a visita do Governador do Estado do RS, José Ivo Sartori, do Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Fábio de Oliveira Branco, entre outras autoridades, executivos e profissionais de empresas, na linha de montagem da Foton instalada temporariamente na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS.

- Publicidade -

Durante o encontro, o Governador e o Secretário de Estado conheceram os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil, os chamados “pré-série”, que representam a conclusão de todo o processo de validação com os fornecedores do País e confirmam o planejamento de produção nacional da Foton.

“Os primeiros caminhões produzidos pela Foton no Brasil atestam a capacidade da linha adotada no Rio Grande do Sul em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante seu projeto de estabelecimento no País. Estamos em fase de testes de produção dos caminhões e o início da fabricação nacional deverá acontecer no final de outubro”, diz Mendonça de Barros.

Para o executivo, a solução de fabricar os caminhões de maneira temporária em uma linha exclusiva foi colocada em prática em tempo recorde.

“Em menos de seis meses já temos o primeiro produto que chamamos de pré-série. Certamente, no final do próximo mês, a linha passará a fabricar nossos caminhões em ritmo normal para atender a demanda do mercado interno. Com isso, acelera-se também a construção da fábrica própria da Foton, em Guaíba, RS. A previsão é que os modelos entrem em produção seriada na fábrica de Guaíba, RS, no final de 2017.

- Publicidade -

Mendonça de Barros destacou a importância histórica deste momento, tanto para a Foton como para o Brasil.

“Estamos iniciando uma nova linha de produção de caminhões exatamente no momento mais crítico da crise econômica brasileira, o que demonstra claramente que nossos planos para o País são de longo prazo e a total confiança que a Foton chinesa deposita no potencial de crescimento econômico nacional”.

O Governador do Estado do RS, José Ivo Sartori, falou sobre a emoção de estar presente neste dia.

“É uma alegria estar acompanhando a história da Foton e enxergar que sua parceria com a Agrale demonstra que todos podem trabalhar juntos e que, com coragem e determinação as coisas podem ser realizadas. Essa ação também representa a confiança da Foton no Rio Grande do Sul. Serão novos produtos, novos empregos, novas rendas, novas tecnologias. Nós estamos criando aqui oportunidades. Quero desejar muito sucesso a Foton”.

A linha de produção adotada pela Foton em Caxias do Sul é resultado de um acordo fechado em março deste ano com a Agrale, que prevê o uso de uma linha de montagem para a produção de seus caminhões enquanto a fábrica própria, em Guaíba, RS, estiver em construção.

- Publicidade -

“Mantemos rigorosamente os nossos planos de produção de veículos comerciais no Brasil para este ano. Os caminhões produzidos na linha provisória já contarão com índices de nacionalização superiores a 65%. Com isso, teremos acesso ao Finame e, certamente, no ano que vem, quando vamos inaugurar a fábrica própria em Guaíba, este índice estará próximo aos 70%”, finaliza Mendonça de Barros.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança