O mês de outubro reserva a chegada da versão 2017 do Ford Fusion. Líder em seu segmento, o sedã de luxo da Ford pode alcançar vôos ainda melhores quando consideramos o aspecto de preços e versões que será oferecido. Quando observamos que os novos sedãs possuem preços superiores a R$ 100 mil, o Fusion da Ford pode ser uma alternativa muito interessante.
A venda do novo modelo no Brasil começa em outubro, nas versões turbo EcoBoost de 248 cv e com motor flexível.
Os avanços das chamadas tecnologias semiautônomas estão presentes de forma ampla no novo modelo. “O Ford Fusion está na vanguarda em tecnologia para a segurança, desempenho e conectividade”, afirma Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
Ao lado do aprimoramento do design, com toques extras de elegância e esportividade, o novo Fusion é o primeiro da categoria a oferecer assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, sistema operado por radar e sensores que ajuda a evitar atropelamentos e colisões.
Tem ainda piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma e estacionamento automático de segunda geração. Outro avanço é novo sistema de conectividade SYNC 3 com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.
As novidades incluem ainda a grade dianteira redesenhada com sistema de fechamento ativo, sistema similar ao usado nos carros de corrida para melhorar a refrigeração do motor e a aerodinâmica, faróis Full LED, lanternas traseiras amplas e rodas de 18 polegadas. O interior tem novo acabamento e combinação de cores, com a opção Soft Ceramic, em preto e branco, na versão Titanium AWD.
Também referência em carros automáticos, o Fusion traz o seletor E-shifter no lugar da tradicional alavanca de câmbio. Soma-se a isso uma lista ampla de equipamentos, com oito airbags, cintos de segurança traseiros infláveis, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa, sistema de detecção de cansaço e controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, que garantem o padrão cinco estrelas de segurança.
Como proposta de mercado, uma das novidades é a versão 2.0 EcoBoost SEL, oferecida como opção intermediária, a um preço de R$125.500. O 2.0 EcoBoost Titanium, topo de linha, tem o preço de R$138.000 com tração dianteira e R$154.500 com tração integral. A versão 2.5 Flex SE, também bem equipada, custa R$121.500.
Veículo premium – O Novo Fusion chega para competir em vantagem com todos os veículos do segmento de sedãs premium. Seu design elegante e esportivo é destacado pela grade dianteira cromada redesenhada. Os faróis ganharam perfil mais alongado, com lâmpadas halógenas nas versões SE e SEL e tecnologia Full LED na Titanium, ambos com luz diurna.
As lanternas traseiras, de LED, também têm novo desenho e são unidas por um friso cromado. As novas rodas de liga leve de 18 polegadas trazem três desenhos exclusivos para cada versão. A linha conta com sete opções de cores: branco Sibéria, preto Astúrias, azul Belize, vermelho Vermont, cinza Moscou, prata Dublin e prata Sevilla.
Requinte com modernidade – O interior ganhou uma aparência mais requintada e moderna, com o emprego de novas tecnologias. Um exemplo é o seletor de marchas E-shifter, botão seletor das marchas que amplia o espaço e permite um melhor aproveitamento do console.
Os bancos, de couro, contam com ajuste elétrico, memória e aquecimento na frente, além de refrigeração na versão Titanium. O painel tem acabamento “soft”. A cor da cabine é o preto Ebony, com detalhes contrastantes em prata ou cinza metálico conforme a versão. Há também a opção Soft Ceramic, com bancos e detalhes das portas em couro claro, para a versão Titanium AWD.
Mais potência, mais eficiência – O novo Fusion 2017 recebeu refinamentos de engenharia visando a acentuar o seu desempenho e eficiência energética. O renomado motor 2.0 EcoBoost teve a potência aumentada para 248 cv e ficou 7% mais econômico. O motor 2.5 Flex, de 175 cv, melhorou o consumo na mesma proporção.
A transmissão automática de seis velocidades conta com Paddle Shift nos modelos 2.0 EcoBoost e, junto com o seletor rotativo E-shifter, acrescenta novas funções: o recurso “Low” de acionamento do freio-motor na versão Flex e o Sport na versão EcoBoost para trocas mais esportivas. A tração integral inteligente (AWD) tem uma nova interface, aumentando a estabilidade e tração em pistas escorregadias.
O novo Fusion traz ainda isolamento acústico aprimorado, com vidros laminados e forrações que tornam a cabine mais silenciosa. Para o lançamento no Brasil e adequação às suas condições de vias e combustível, o veículo incluiu mais de 80.000 km de testes de rodagem.
Versões, preços, financiamento e manutenção – O Ford Fusion 2017 tem preço a partir de R$121.500 na versão 2.5 Flex SE, que vem com: seletor E-shifter, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power), grade dianteira com controle ativo, faróis com luz diurna de LED, rodas de liga leve 18”, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus e sistema de conectividade SYNC 3 com 11 alto-falantes, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Com o motor 2.0 EcoBoost, a linha oferece a nova versão SEL, que vem equipada também com sistema de desligamento e acionamento automático do motor (Auto Start-Stop), partida remota e novas rodas de liga leve, por R$125.500. O teto solar é opcional, por R$4.000.
A versão 2.0 EcoBoost Titanium FWD, com tração dianteira, oferece adicionalmente: faróis Full LED, novas rodas de liga leve 18”, sistema de conectividade SYNC 3 com Sony Premium Sound e 12 alto-falantes, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, ajuste elétrico do banco do passageiro em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, sistema de personalização da luz ambiente e aerofólio. Ela custa R$138.000, com a opção de teto solar por R$4.000.
A topo de linha 2.0 EcoBoost Titanium AWD, com tração integral inteligente, traz ainda: piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar, por R$154.500.
Como oferta especial de lançamento, o novo Fusion dispõe de um plano de financiamento com juro zero, para pagamento em 12 vezes com entrada de 60%. E também tem uma apólice exclusiva dos Seguros Ford, com ampla cobertura e preço médio abaixo do mercado, tornando o custo de posse do novo sedã ainda mais competitivo.
Além de preço competitivo, o novo Fusion vem com três anos de garantia e manutenção econômica. Seu plano de revisões com preço fixo, anuais ou a cada 10.000 km, chega a custar menos da metade que alguns concorrentes. As três primeiras revisões somam R$1.636 e o cliente conta com a assistência da ampla rede de distribuidores da marca, presente em todo o Brasil. O preço das peças de reposição do Fusion também é o mais econômico da categoria.
A marca oferece ainda os planos de revisão pré-paga Ford Protect, com quatro ou cinco revisões, que entre outras vantagens ampliam a garantia de fábrica para quatro e cinco anos, respectivamente.
Design combina elegância com esportividade – O novo Ford Fusion 2017 é um carro de design marcante, que combina elegância e esportividade com uma linguagem visual avançada. Ele tem um projeto atual, concebido com as técnicas mais modernas de engenharia e estilo, refinado em diferentes aspectos que podem ser vistos tanto na frente, na lateral e na traseira como na cabine.
“O projeto do Fusion já era atrativo, superior à concorrência, e ficou ainda melhor na nova linha. Ao mesmo tempo em que ganhou sofisticação, ele está mais moderno, jovem e esportivo”, diz Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.
As mudanças deixaram o carro mais imponente, realçando o porte dos seus 4.871 mm de comprimento e 2.850 mm de entre-eixos, que garantem excelente espaço interno para os passageiros.
Nova grade e faróis – A frente tem grade, molduras, faróis principais e de neblina redesenhados. A grade cromada foi alongada, refinando o formato hexagonal de identidade da marca. Os faróis ganharam perfil mais afilado e são de dois tipos: com lâmpadas halógenas nas versões SE e SEL e com tecnologia Full LED na topo de linha Titanium. Um dos detalhes visuais que os diferenciam é a luz diurna de assinatura: um filete branco na linha superior do farol na versão Titanium e na parte inferior nas outras duas.
“Os faróis são a joia do exterior do novo Fusion, com riqueza de detalhes de design e acabamento. Eles trazem recortes, aletas, áreas vazadas e cromadas que criam contrastes e a sensação 3D. São peças feitas com tecnologia e arte”, explica a designer.
A lateral exibe um perfil dinâmico e esportivo, definido pelo desenho contínuo da carroceria e traseira curta. A linha de cintura alta realça a imponência do Fusion e vincos com efeito de luz e sombra contribuem para destacar o seu dinamismo. A coluna central preta é um recurso que amplia visualmente a área envidraçada, enquanto detalhes cromados dão um toque de sofisticação.
Lanternas de LED – A traseira ganhou lanternas com novo desenho e luzes de LED, que avançam pelas laterais e a tampa do porta-malas. Elas são unidas por um novo friso cromado, criando um conjunto de muito requinte. O aerofólio integrado na tampa reforça o caráter dinâmico e esportivo do veículo. A versão Titanium inclui ponteiras duplas de escapamento cromadas.
As rodas de liga leve de 18 polegadas também são novas, com três desenhos exclusivos nas versões SE, SEL e Titanium. As duas primeiras são na cor cinza perolizada e a topo de linha diamantada, em prata com fundo preto.
A linha conta com sete opções de cores modernas e requintadas: branco Sibéria, preto Astúrias, azul Belize, vermelho Vermont, cinza Moscou, prata Dublin e prata Sevilla. Tendência global presente em mais de 50% das vendas da linha no Brasil, o branco é também a cor de lançamento do novo Fusion. Na cor branco Sibéria, contém partículas perolizadas responsáveis pelo efeito especial de tonalidade e brilho.
Interior tecnológico – O interior do novo Ford Fusion ficou ainda mais requintado e tecnológico, com acabamento de alto padrão e soluções que favorecem a ergonomia e interatividade. Ao mesmo tempo, o acesso fácil aos controles contribui para o prazer de dirigir. O destaque é o seletor rotativo E-shifter que substitui a alavanca de câmbio e permite um novo arranjo do console com melhor aproveitamento dos porta-objetos, ampliando a percepção do espaço interno.
Além do formato inovador, o E-shifter é uma peça que atrai pela execução esmerada, com aro em cromo e parte central em preto, ambos brilhantes, e letras vazadas com iluminação na cor azul Ice Blue. Visualmente, cria um belo contraste com o preto fosco do console, revestido em material premium.
“É a primeira vez que o foco de atenção sai do painel e vai para o console. O E-shifter é uma atração à parte”, diz Adília. “Este e outros detalhes da cabine foram pensados para proporcionar uma experiência moderna de luxo, confortável e aconchegante.”
A mesma combinação de materiais brilhantes e foscos é usada no painel e nas portas, com detalhes em cinza metálico e prata que reforçam a sensação de qualidade. O painel tem a área superior em material “soft”, trazendo no centro a tela de alta resolução de 8 polegadas do sistema de conectividade SYNC 3 com uma série de novos recursos.
Os bancos dianteiros seguem o conceito “thin seat”, desenvolvidos para otimizar o espaço e o conforto. Além de ajuste elétrico em 10 posições e memória, contam com sistema de aquecimento, além de refrigeração na versão Titanium. Seu revestimento é em couro microperfurado de alta qualidade.
As versões SE e SEL têm interior na cor preto Ebony, com molduras do painel em prata. A versão Titanium traz a mesma cor base, com molduras em prata fosco e bancos de desenho diferenciado. O modelo com tração integral AWD oferece também a opção do interior Soft Ceramic, com bancos e detalhes das portas em branco, disponível nas carrocerias branco Sibéria e preto Astúrias.
Outro item de requinte é o sistema de iluminação da cabine em sete cores, com LEDs localizados em pontos estratégicos – dentro dos porta-objetos, no console, áreas vazadas do painel, console do banco traseiro e sob o painel de instrumentos –, com controle de intensidade.