A Aliança Renault-Nissan e a Microsoft Corp. assinaram um acordo de parceria global de longo prazo em relação às próximas gerações de tecnologias que avancem as experiências de condução conectada ao redor do mundo.
As companhias trabalharão juntas para desenvolver a futura geração de serviços conectados para carros equipados com o Microsoft Azure, uma das mais inteligentes soluções de nuvem da companhia.
Estes novos serviços melhoram a experiência do consumidor por meio de navegação avançada, manutenção preventiva e serviços centrais dos veículos, monitoramento remoto dos equipamentos do carro, experiências móveis externas e atualizações via OTA (over-the-air).
“Os carros estão se tornando cada vez mais conectados, inteligentes e pessoais”, afirmou Ogi Redzic, Vice-Presidente Sênior da Aliança Renault-Nissan para Veículos Conectados e Serviços de Mobilidade.
“Ser parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias-chave associadas fundamentais para permitir criar os cenários que nossos consumidores querem e construir modelos 100% novos que eles ainda nem imaginaram. Temos como foco nos tornar fornecedor de mobilidade conectada para todos com uma única plataforma global”.
A Aliança Renault-Nissan está sendo pioneira na condução autônoma e em equipamentos de conectividade em veículos de massa a preços acessíveis.
A Aliança tem o objetivo de desenvolver tecnologias de conectividade e equipamentos que deem suporte ao lançamento de mais de 10 veículos com a tecnologia da condução autônoma até 2020 com serviços que maximizem a melhor utilização do tempo livre obtido com este novo tipo de automóvel.
A Renault-Nissan continuamente desenvolverá e lançará novos serviços conectados e aplicativos que tornem mais fácil para as pessoas permanecer conectados ao trabalho, ao entretenimento e às redes sociais, além de oferecer serviços centrais do veículo que vão simplificar e aumentar o engajamento com o carro por meio de informação e acesso remoto, diagnósticos remotos e manutenção preventiva.
O Microsoft Azure provê uma plataforma global já testada, segura e com escala ilimitada que permite à Renault-Nissan entregar serviços ao redor do mundo para sua ampla base de clientes.
A Aliança Renault-Nissan escolheu o Azure em parte por conta de seu grau de segurança corporativa e rigoroso comprometimento da Microsoft com regras de conformidade.
Em adição, o Azure roda em múltiplos sistemas operacionais, linguagens de programação e ferramentas, garantindo flexibilidade e poder de escolha para que se construa uma plataforma comum para a Renault-Nissan desenvolver serviços para ambas as marcas da Aliança.
“Ao passo que a experiência do carro conectado está em seu início, nós acreditamos que há muito potencial para realmente mudar esta indústria”, afirmou Jean-Philippe Courtois, Vice-Presidente Executivo e Presidente Global de Vendas, Marketing e Operações da Microsoft.
“Estamos nos tornando parceiros para acelerar os serviços móveis e estratégias de nuvem da Renault-Nissan e abrir possibilidade de novas experiências para seus clientes. A Renault-Nissan é uma parceira excepcional graças à sua presença global e gama de marcas, que nos permitem trazer novas experiências móveis e digitais para muita gente. A colaboração trará um novo padrão de carros conectados”.
Foco nas Tecnologias da Nova Geração- A parceria acelerará o desenvolvimento dos melhores serviços de informação e entretenimento e dos baseados em localização que:
Permitirão que consumidores personalizem e protejam suas preferências – Consumidores poderão customizar suas preferências sabendo que os dados estão seguros e que têm a opção de transferir suas preferências de um carro para outro, ou travar ou cancelar esta transferência.
Ao adicionar uma experiência central do motorista ao carro, a condução se torna mais pessoal e permite, por exemplo, que sejam feitas sugestões de adaptação de rotas e navegação avançada.
Produtividade – Com a Microsoft, a Aliança Renault-Nissan vai expandir a gama de produtividade dentro do carro – transformando a tarefa diária de dirigir em uma experiência produtiva ao integrar perfeitamente as experiências digitais presentes no trabalho e vida para dentro do carro.
Dar acesso a atualizações OTA (over-the-air) – Clientes poderão fazer download ‘over-the-air’ de atualizações, por exemplo, do mais recente programa de condução autônoma e aplicativos que ajudam a evitar colisões.
Ajudar clientes a permanecerem em contato – Consumidores poderão checar facilmente e comunicar seu tempo estimado de chegada, ou alertar amigos sobre uma mudança de planos.
Eles também poderão utilizar o pagamento automático de dentro do carro para pedágios ou estacionamentos, com um simples toque, do conforto do seu assento.
Monitorar o carro à distância- Proprietários de automóveis poderão monitorar seus veículos de qualquer lugar por meio de seus telefones celulares ou laptops.
Eles poderão transferir o controle para um amigo ou parente que necessite do carro – sem a transferência de chaves físicas. Poderão usar um aplicativo móvel que os ajude a encontrar o carro, que o carregue remotamente, condicione previamente, trave e destrave.
Proteger o veículo – Programas de rastreamento localizam um carro roubado e desabilitam-no na primeira oportunidade. A tecnologia da “Geo-Cercamento” cria cercas invisíveis ao redor do carro que habilitam notificações quando o carro entra ou sai de uma predeterminada área ou rota.
Melhorar a experiência do carro – Ao adicionar conectividade, os consumidores poderão ter acesso a serviços avançados de diagnóstico automotivo, o que permite ao fabricante do veículo entregar equipamentos únicos.
Coletar dados úteis em tempo real também dará suporte à engenharia do veículo para aumentar a qualidade da produção.