O Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) recebeu dois grandes personagens dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Clodoaldo Silva, medalha de prata na natação, e Dirceu Pinto, medalha de prata na bocha adaptada, que fazem parte do Time Nissan, visitaram a planta de Resende e emocionaram os funcionários ao contarem suas trajetórias de superação na vida e no esporte.
Os atletas visitaram as instalações da fábrica e participaram de um encontro com funcionários da empresa, onde falaram sobre suas histórias.
Mentor do Time Nissan, Clodoaldo Silva é conhecido como o Tubarão das Piscinas e acumula 9 medalhas de ouro Paralímpicas. No total, são 14 medalhas em Jogos, contando com a prata no revezamento misto 4x50m na edição Rio 2016.
“Acredito que os funcionários que estão aqui também passaram por dificuldades e momentos mais complicados em suas vidas, como todo brasileiro passa, e por isso, foi muito bom participar desse encontro. Que eles possam ter essa motivação que eu tenho todos os dias, que eles possam se inspirar nos atletas do Time Nissan e percebam que dificuldades existem, mas que tudo passa”, concluiu o nadador.
Dirceu Pinto é dono de 5 medalhas Paralímpicas, sendo 4 de ouro. Sua última conquista foi a prata por equipes na categoria BC4 nos Jogos Rio 2016.
“A visita à fábrica me impressionou muito, foi uma experiência bem marcante para mim, pois vi que a pessoa com deficiência pode sim estar inserida no mercado de trabalho, desde que o local esteja acessível e com espaço adequado, como é a fábrica da Nissan”, disse Dirceu.
Para a operadora de produção da fábrica da Nissan, Caroline Braga, encontrar e conversar com os atletas foi um momento especial. “O exemplo de superação, a história de vida dos dois contagiou todo mundo e foi muito gratificante compartilhar essas experiências”.
Já para o supervisor da área de plástico, Genilson Silva, o encontro foi muito emocionante. “A lição que fica é da importância de lutar pela igualdade e estar sempre disposto a buscar melhores resultados nas competições e na vida”.
Time Nissan – Contribuir para a formação dos atletas, indo além do simples patrocínio, é exatamente a proposta do Time Nissan, programa que foi criado em 2012 pela empresa para colaborar com a formação de atletas brasileiros.
Dos carros que foram cedidos aos programas de mentoria, coaching e os workshops – que já tiveram temas que vão além das questões de treinamento esportivo, como gestão financeira, direção segura e boas práticas de expressões corporal, verbal, visual e virtual –, a empresa busca estar sempre do lado do seu time como uma verdadeira parceira.
No total, são 31 atletas de diferentes esportes Olímpicos e Paralímpicos que são acompanhados por dois mentores que marcaram o esporte brasileiro: Hortência Marcari, maior jogadora brasileira de basquetebol de todos os tempos, e o nadador Clodoaldo Silva, dono de 14 medalhas em Jogos Paralímpicos.
Abaixo, a lista com o nome e o esporte de todos:
· Adriana Araújo – Boxe: peso ligeiro (até 60kg)
· Aldemir Gomes – Atletismo: 200m e revezamento 4x100m
· Alessandra Marchioro – Natação
· Ana Marcela Cunha – Maratonas aquáticas
· Andressa Morais – Atletismo: lançamento de disco
· Caio Ribeiro – Canoagem Paralímpica
· Darlan Romani – Atletismo: arremesso de peso
· Dirceu Pinto – Bocha Paralímpica
· Edênia Garcia – Natação Paralímpica
· Eleudis Valentim – Judô: até 52kg
· Evandro Júnior – Vôlei de praia
· Felipe Kitadai – Judô: até 60kg
· Graciele Herrmann – Natação
· Guilherme Toldo – Esgrima
· Isabel Swan – Vela
· Isabela Ramona – Basquetebol
· Jane Karla Rodrigues – Tiro com arco Paralímpico
· Jonathan Silva – Atletismo: salto triplo
· Jovane Guissone – Esgrima em cadeira de rodas
· Michele Ferreira – Judô Paralímpico: até 52kg
· Nivalter de Jesus – Canoagem velocidade
· Raphaella Galacho – Taekwondo: acima de 67kg
· Renata Decnop – Vela
· Renato Rezende – Ciclismo BMX
· Rosângela Santos – Atletismo: 100m, 200m e revezamento 4x100m
· Samuel Albrecht – Vela
· Squel Stein – Ciclismo BMX
· Susana Schnarndorf – Natação Paralímpica
· Terezinha Guilhermina – Atletismo Paralímpico: 100m, 200m e 400m
· Vitor Felipe – Vôlei de praia
· Ygor Coelho – Badminton