Após a oficialização dos consumos em condições reais de utilização de 30 modelos da Peugeot, Citroën e DS em julho de 2016, o Grupo PSA, a Transport & Environment, a France Nature Environnement e o Bureau Veritas cumprem os compromissos assumidos e publicam o protocolo de testes.
Um protocolo confiável, fruto de um rigoroso processo científico.
O protocolo de medição do consumo em condições reais de utilização define os meios (material necessário) e os métodos (medidas e pós-processamento) que devem ser sistematicamente implementados para medir o consumo real do cliente médio.
Este protocolo se desenvolve em três etapas:
· seleção e verificação do veículo
· rodagem do veículo e medição
· pós-processamento dos resultados de medição
As medições devem ser efetuadas em eixos rodoviários públicos, abertos ao trânsito em condições reais de condução (utilização da climatização, peso das bagagens e dos passageiros, declives, etc…) e com condutores não profissionais.
Por ocasião do Salão do Automóvel de Paris, as marcas Peugeot e Citroën acrescentarão ao seu site, na França, os consumos em condições reais de utilização de 10 modelos suplementares, incluindo o novo Peugeot 3008 e o novo Citroën C3, que virão somar-se aos consumos já publicados em julho passado.
Até o fim de 2016, um total de 50 resultados medidos durante o ano estarão disponíveis no site das três marcas. Nessa data, um simulador será posto on-line para que os clientes possam estimar o consumo dos seus veículos em função do seu modo de conduzir e do tipo de utilização.
Por último, em 2017, o Grupo PSA, a Transport & Environment, a França Nature Environnement e o Bureau Veritas vão estender essas medições às emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em condições reais de utilização de acordo com este mesmo protocolo.
Gilles Le Borgne, Diretor Mundial de Qualidade e Engenharia do Grupo PSA, esclarece: “Este protocolo rigoroso é o fruto de uma colaboração inédita e bem-sucedida entre uma empresa industrial, ONGs e um organismo de certificação. Ele hoje está disponível para servir de inspiração para aqueles que querem promover uma maior transparência em relação aos seus clientes”.
Greg Archer, Diretor de “Clean Vehicles” da Transport & Environment, declarou: “O teste de medição do consumo em condições reais de utilização desenvolvido com o Grupo PSA é uma ação de transparência junto aos clientes e fornece informações mais representativas do que os testes previstos em laboratório. Dessa forma, os clientes podem escolher os veículos mais econômicos em matéria de consumo de combustível. O processo científico utilizado é rigoroso, reprodutível e confiável para a medição das emissões reais de CO2. Assim sendo, nós incentivamos a Comissão Europeia e todos os fabricantes de automóveis a adotá-lo rapidamente no âmbito das futuras regulamentações e para fins publicitários”.