sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

CESVI Brasil alerta para os perigos do ‘chorinho’ em carros e motos

É muito comum encontrar nos postos de abastecimento motoristas e frentistas dispostos a colocar mais combustível no tanque do carro ou da moto além da capacidade indicada, tudo para ‘arredondar’ o valor a ser pago.

Entretanto, o ‘chorinho’, como é conhecido, pode exceder a capacidade do reservatório e até danificar peças internas importante do automóvel sem saber.

- Publicidade -

Diante disso, o CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, alerta para os perigos da prática no longo prazo.

Ao contrário do que muitos imaginam, a pequena quantidade de combustível extra no tanque, seja de gasolina, álcool ou diesel, apenas por estar acima do nível recomendado no manual do veículo, faz com que o líquido acumule nas mangueiras que se comunicam com o cânister (filtro de carvão), responsável por evitar que gases tóxicos cheguem ao meio ambiente.

Segundo Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL, é por causar prejuízos que não são aparentes que o motorista deve ficar ainda mais atento aos sinais do veículo.

- Publicidade -

“Com o cânister inundado, o combustível pode fazer com que as partículas de carvão se desprendam e cheguem até a válvula do cânister e ao coletor de admissão do motor. Esse processo pode causar falhas no veículo a longo prazo, além de perda de desempenho, mau funcionamento ou até prejudicar o sistema de injeção eletrônica”, comenta.

O especialista ressalta que para evitar esse prejuízo basta ficar mais atento na hora de abastecer.

“Os motoristas e frentistas precisam ouvir o ‘click’ da bomba do posto. Esse barulho representa que o tanque já chegou a sua capacidade e não precisa nenhum complemento. Além disso, vale checar no manual do proprietário quantos litros cabem no reservatório do seu veículo”, finaliza Burin.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn