Para fechar com chave de ouro o ano em que a Jeep® completou 75 anos de história, separamos dez vídeos curtos que, somados, dão exatamente 11 minutos e 31 segundos.
Pouco tempo para resumir uma história iniciada em 1941, mas suficiente para apresentar a essência da marca que inventou o segmento de veículos 4×4, o próprio utilitário-esportivo (SUV), o SUV de luxo e que continua inovando.
Como provam os dois últimos produtos lançados pela Jeep, o Renegade e o Compass, ambos produzidos no Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, a fábrica mais moderna do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
Sete dos vídeos são de modelos que foram fundamentais na trajetória da marca, desde o pioneiro MB até o Grand Cherokee. Todos apresentados pelo historiador da FCA US, Brandt Rosenbusch, que também é o “cuidador” das relíquias que formam o acervo norte-americano do grupo.
Há ainda os depoimentos do chefe de Design da Jeep, Mark Allen, e do CEO global da marca, Mike Manley, que vê a Jeep como a primeira das redes sociais, muitas décadas antes desse termo se tornar parte tão integrada da realidade atual.
E boa parte desse poder de interação da Jeep é obra do aventureiro, no sentido literal, Mark Smith, cuja incrível história está no vídeo mais longo, de (infelizmente, apenas…) 2 minutos.