Para comemorar os 20 anos de utilização da tração integral All Wheel Drive, a Volvo Cars realizou um rigoroso teste de inverno em alguns de seus modelos nos lagos congelados ao redor da estância de esqui de Åre, no norte da Suécia.
A montadora sueca apresentou suas principais soluções para a nova tração integral elétrica e mecânica nas versões todo-terreno dos modelos XC90, V90 Cross Country e V40 Cross Country.
“Os carros da Volvo são conhecidos pelo que chamamos de ‘framkomlighet’ em sueco – a capacidade de levá-lo onde você quiser ir – independentemente das condições climáticas. Esta é uma parte importante de nossa herança e um claro reflexo de quem somos e de onde viemos. Com a recente adição da tração elétrica AWD em nossos produtos topo de gama, aprimoramos ainda mais nosso desempenho nessa área”, afirma o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars, Henrik Green.
“A eletrificação trará cada vez mais flexibilidade para a tração AWD. Você pode ver os primeiros sinais disso no XC90 T8, equipado com uma unidade elétrica no eixo traseiro que traciona as rodas. À medida que caminhamos para veículos 100% elétricos e outras aplicações ao powertrain, veremos mais oportunidades em controlar cada motor e as rodas de forma independente, com base em condições de terreno ou estilo de condução desejado”, disse Henrik Green.
Com o avanço da tecnologia AWD, o peso dos sistemas mecânicos caiu e a eficiência melhorou. Desde a introdução da eficiente tecnologia “Active On Demand”, as quatro rodas estão sempre engatadas para permitir a distribuição instantânea de torque para as rodas traseiras, quando necessário.
O torque real aplicado é controlado para fornecer constantemente as propriedades corretas no que diz respeito à dirigibilidade, estabilidade e tração a qualquer momento. O atual sistema mecânico AWD da Volvo Cars é modular em design e usado em todos os modelos da marca.
“A tração integral AWD funciona tanto como um recurso de segurança quanto um sistema dinâmico do veículo. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência de condução confiante, equilibrada e agradável que proporcione uma sensação de controle total”, acrescenta Henrik Green.
As variantes da tração AWD representam mais de 50% dos novos pedidos dos modelos da série 90. Ao considerar a ampla gama de modelos da marca, esse número é superior a 40%.
Mais informações:
- Pesquisas e testes da Volvo em sistemas AWD remontam há mais de 20 anos. O primeiro carro AWD da fabricante sueca a entrar em produção em série foi o Volvo 850 Estate, lançado em maio de 1996 com o motor Turbocharged I5T 2.5l, que desenvolvia 193 cv com uma transmissão manual de cinco velocidades;
- O Volvo V70, que teve como base o modelo 850, chegou com a tração AWD a partir de 1997. No mesmo ano, a Volvo produziu sua primeira variante V70 ‘Cross Country’, ajudando a desenvolver um tipo completamente novo de carro com um design robusto e características familiares tanto para estrada quanto fora dela;
- A Volvo Cars lançou seu programa AWD assim que iniciou o desenvolvimento da primeira geração do XC90, premiado veículo que marcou a entrada no segmento dos SUV. Lançado em 2002 no Salão de Detroit (EUA), o modelo veio com um sistema opcional Haldex Traction Generation 2 AWD no motor a gasolina turbo 2.5T. O T6, de 3.2L, apresentou a tração AWD como padrão.