Quase um ano após ser apresentado ao mercado brasileiro o Mercedes-Benz Atego 1729, que recebeu uma transmissão totalmente automática Allison da Série 3000™, comprovou seus muitos benefícios para o mercado de coleta de lixo — incluindo um significativo aumento da produtividade.
Em função da sua eficácia, duas grandes empresas já se utilizam do Atego 1729 automático para o saneamento urbano de Recife: a Elus Engenharia Limpeza Urbana e Sinalização, do Grupo Andrade Guedes, e a Vital Engenharia Ambiental, do Grupo Queiroz Galvão.
“Nossa frota inteira é composta por caminhões Mercedes-Benz, portanto a escolha do Atego totalmente automático foi uma decisão natural”, disse Charles Pereira Bezerra, supervisor de manutenção da Elus Engenharia.
“Um dos motivos que nos levou a comprar os 12 veículos automáticos que foram incorporados na nossa frota foi melhorar nosso custo. Outro fator que pesou nessa definição foi a praticidade de utilização, o conforto e a segurança para os motoristas”.
As transmissões totalmente automáticas Allison estão se transformando na alternativa preferida das empresas de limpeza urbana em todo o mundo porque tornam suas frotas muito mais produtivas.
Diante das do trabalho exigente, as automáticas Allison mostram-se sempre mais eficientes. A maior aceleração proporcionada permite que os caminhões coletem mais resíduos no mesmo período de tempo, melhorando a eficiência da frota.
Para Bezerra, os caminhões com as automáticas Allison se destacam em relação aos modelos manuais pela maior produtividade, que aumentou em torno de 20% a 25%.
Também houve significativa diminuição das quebras e do tempo parado para reparos, o que é frequente nos caminhões que usam sistema de embreagem.
Caminhões de lixo exigem durabilidade não só para transportar cargas pesadas, mas também para resistir ao árduo ciclo do anda e para do trabalho sem quebrar, rotina que tem grande impacto no desgaste das transmissões.
E as Allison automáticas são projetadas para aplicações extremamente severas.
Em lugar dos sistemas convencionais de embreagem que muitos veículos costumam usar, as transmissões Allison usam a tecnologia de conversor de torque, que tem confiabilidade incomparável, proporcionam maior tempo de rodagem e menores custos de reparo.
Para a Vital Engenharia Ambiental, que tem uma frota de 60 compactadores de lixo e opera há aproximadamente um ano com dois caminhões automáticos: “Quanto às despesas de manutenção, por enquanto, só precisamos fazer as revisões de rotina dos veículos”, diz.
Laurence Felipe Correa Crepalde, engenheiro mecânico da empresa.
“Além disso, quando comparado aos caminhões com câmbio manual constatamos que eles são mais confortáveis e mais seguros — já que a atenção do motorista fica totalmente voltada para o trânsito”.
Ainda de acordo com a empresa, seus caminhões rodam em média cinco mil quilômetros/mês transportando muito peso.
Já os caminhões da Elus, segundo Bezerra, levam entre 16 t e 18 t na versão trucada (6×2) com dois eixos traseiros (um de tração) e entre 11 t e 12 t na versão “toco” com somente um eixo traseiro (4×2).
O consumo de combustível também melhorou e foi uma grata surpresa para Bezerra.
“Em regime severo de utilização, os automáticos estão fazendo em torno de 2,0 a 2,3 km/l, enquanto os manuais, no mesmo circuito, consomem aproximadamente 1,9 km/l. Ganhamos em economia, tecnologia, conforto e produtividade. Portanto, diante do bom desempenho dos automáticos, tudo indica que os planos da diretoria apontem para uma renovação gradual dos 75 caminhões da nossa frota pelos modelos automáticos”, conclui Bezerra.