Depois da apresentação mundial do novo XC60 no Salão do Automóvel de Genebra, em março, a Volvo Cars confirmou a vinda do veículo ao Brasil no segundo semestre e, desde 1.º de abril, iniciou a pré-venda do modelo em sua rede de concessionárias.
“A receptividade e a procura pelo novo utilitário esporte, que é o líder de vendas da Volvo no País, foram enormes, por isso decidimos oferecer ao cliente a possibilidade de reservá-lo”, afirma o presidente da Volvo Cars, Luis Rezende.
Para fazer a reserva, o consumidor paga R$ 20 mil, reembolsáveis em caso de desistência da compra. O novo XC60 será vendido inicialmente com motor a gasolina T5 AWD (254 hp) e manterá a coerência da gama, inicialmente nas versões Momentum, Inscription e R-Design, contemplando uma lista completa e diferenciada de equipamentos de série, principalmente quando comparada à concorrência.
SUV médio mais vendido da Europa, com cerca de 1 milhão de unidades desde seu lançamento, há nove anos, o modelo reflete no Brasil a mesma marca de sucesso, com 17 mil veículos comercializados.
A Volvo Cars desenvolveu o novo utilitário esporte sobre a inovadora plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos veículos da série 90.
Sua grande versatilidade garantiu ao modelo, por exemplo, apresentar três novos recursos avançados para auxiliar o motorista e mantê-lo longe do perigo.
Nova tecnologia de conforto e segurança – Repleto de novas tecnologias, o modelo recebe três novos equipamentos de segurança, que oferecem ao condutor assistência automática em manobras – quando exigida – para evitar possíveis colisões.
Isso deve fazer com que o novo XC60 seja referência no assunto e um dos automóveis mais seguros já fabricados pela indústria automotiva.
O City Safety foi atualizado no XC60 para incluir o suporte à direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.
Nessas circunstâncias, o carro oferecerá assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O suporte de direção atua entre 50 km/h e 100 km/h.
A Volvo Cars também acrescentou um sistema chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.
Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) também foi atualizado.
Agora, o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
O novo XC60 se beneficia da tecnologia introduzida nos modelos da série 90, que está alinhada à estratégia da Volvo de desenvolver sistemas automotivos baseados em segurança na vida real.
De acordo com a Visão 2020 da fabricante, ninguém será morto ou sofrerá lesões graves num carro novo da marca até 2020.
O novo XC60 receberá também sistemas de segurança de última geração, como os modelos da série 90, que incluem Detecção de Animais Grandes (Large Animal Detection), Mitigação de Saída de Estrada (Run-off Road Mitigation) e recurso de direção semiautônoma (Pilot Assist).