A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado.
“A Kiruna Wagon atualizou com êxito uma excelente ideia e utilizou aços de alta resistência para transformá-la em uma solução de vagão completamente nova e superior”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégicos da SSAB.
A solução Helix Dumper da Kiruna Wagon é um sistema de vagões de descarga para transporte ferroviário de longo curso e descarga eficiente de minerais.
O uso de aços estruturais e resistentes ao desgaste avançados de alta resistência tornou possível a concepção de vagões leves combinados com um terminal estacionário Helix para descarga rotativa on-the-fly.
A engenhosa solução tem uma velocidade de descarga de 25.000 toneladas por hora, o dobro dos outros sistemas.
Para o projeto final, o aço estrutural Strenx e o aço resistente ao desgaste Hardox foram utilizados na solução de vagão.
Quando comparado com outros, um sistema de descarga completo para a Helix custa 1/7 do que custaria um vagão rotacional.
Além disso, a Helix utiliza partes da energia potencial do minério para empurrar o vagão para a frente enquanto ele descarrega.
Isso significa que nenhuma energia extra é necessária e há muito menos poeira com quase nenhum ruído.
O Swedish Steel Prize agora está sendo concedido pela 18ª vez, e o vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 coroas suecas.
Os outros finalistas, a Fermel da África do Sul, a JMG Cranes da Itália e a Wabash National dos EUA, foram as outras classificadas no Swedish Steel Prize d 2017.
Leia mais sobre o Swedish Steel Prize no site www.steelprize.com.