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Alta Roda | Alternativas de mobilidade

A tendência dos motoristas brasileiros de utilizar novas tecnologias que facilitem sua vida no trânsito pesado do dia a dia fica amplamente demonstrada pela rápida aceitação dos sistemas de navegação por GPS.

Era um acessório relativamente caro no começo, mas a introdução nos telefones inteligentes impulsionou sua utilização. Hoje, os chamados navegadores portáteis caíram em desuso.

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Centrais multimídias nos veículos passaram a incluir o GPS, porém esbarraram no preço elevado e na necessidade de atualizar mapas. Mais uma vez os celulares deram sua contribuição, pois mapas digitais recebiam atualizações frequentes e sem custos.

Google Maps, Navtec (hoje, Here) e TeleAtlas (agora, TomTom) abriram novas fronteiras para traçar rotas.

Permitiram ao motorista chegar a qualquer lugar onde nunca passaram antes e dispensavam obter informações com terceiros ou em mapas de papel.

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Isso, no entanto, era insuficiente. Uma startup (empresa iniciante) israelense, batizada de Waze, deu o terceiro e decisivo passo para revolucionar o modo mais rápido e prático de chegar de um ponto a outro.

Tudo graças às redes de dados móveis das operadoras telefônicas e à colaboração dos usuários do serviço.

Estes passaram a relatar problemas no trânsito, acidentes, alagamentos e agregando informações de forma automática sobre o percurso ao simples ato de abrir o aplicativo no celular.

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A empresa logo foi adquirida pelo Google, mas as duas redes continuam independentes.

Pelo que se sabe, compartilham apenas dados de acidentes.

Os concorrentes TomTom e Here reagiram por meio de convênios com redes controladoras de tráfego e outras informações. Porém, só em São Paulo, Waze tem 3,5 milhões de usuários, o que a torna a cidade mais conectada ao aplicativo no mundo.

Se o motorista informa o final da placa, recebe caminho alternativo (quando possível) para evitar a zona de rodízio.

O engajamento dos motoristas chega a apontar mais de dois mil buracos por dia, bom roteiro para a prefeitura que desejar amenizar esse martírio.

De outro lado, há queixas sobre roteiros passando por locais perigosos.

André Loureiro, diretor da empresa no Brasil, informou à Coluna uma providência: “Em agosto de 2016, iniciamos um programa piloto no Rio de Janeiro, onde usuários podem apontar zonas de risco de criminalidade. Nossa equipe checa as informações e alimenta os algoritmos de atualização. Aos poucos teremos roteiros alternativos e esse serviço se estenderá a outras cidades”.

Outra facilidade em falta é a integração do Waze ao Android Auto.

Centrais multimídia têm telas maiores e de melhor resolução.

Feita a conexão, acaba o problema de fixar o smartphone no para-brisa ou no painel e aumenta a segurança na exibição da rota, além de facilitar acionar um comando. Loureiro não pôde informar quando isso será possível.

Ele confirmou, porém, que até o final do ano o programa Waze Carpool estará disponível na capital paulista.

O aplicativo poderá ser usado por quem está a pé à procura de carona solidária.

O custo, calculado automaticamente, cobrirá apenas despesas de combustível. Promete tornar-se alternativa de mobilidade, diferente de serviços do tipo Uber e outros.

RODA VIVA – QUEDA das vendas de veículos novos tende a diminuir a frota brasileira. Segundo estudo do Sindipeças, em 2016 havia 42,9 milhões unidades entre automóveis e comerciais leves e pesados, apenas 0,7% a mais que em 2015.

Comerciais leves (-1,1%) e ônibus (-0,9%) recuaram pela primeira vez desde 1990. Motos também diminuíram 1,2% para 13,5 milhões.

AUDI decidiu abrir o leque de seu portfólio. Aposta firme nas versões esportivas de alta gama: R8 (motor V-10 Plus, 610 cv), R$ 1.170.990; RS6 e RS7 (V-8 turbo, 605 cv), R$ 669.990 e 728.990, respectivamente.

Nos próximos meses e adentrando em 2018 terá mais oito novidades, entre elas o novo Q5 importado do México e, portanto, a preço mais competitivo.

ENTRE os sedãs compactos o HB20, na versão de topo Premium, se destaca pela oferta de bom equipamento multimídia e volante multifunção.

Motor de 1.600 cm³ e câmbio automático convencional de seis marchas formam um conjunto equilibrado. No entanto, com carga total falta um pouco de fôlego e perde em estabilidade direcional frente a alguns concorrentes.

ABORDAGEM mais técnica e menos política. Assim a cidade de São Paulo enfrentará os atropelamentos que cresceram este ano. Tempo de semáforos aumentará 20% para travessias de pedestres.

Companhia de Engenharia de Tráfego detectou que a maioria dos acidentados tinha mais de 50 anos. Com o envelhecimento da população torna-se importante essa providência.

CÂMARA dos Deputados analisa proposta que torna crime adulterar tecnologia ou substância para reduzir poluição ambiental.

Hoje é fraude comum, praticada por motoristas, transportadoras e oficinas mecânicas, anular a ação do Arla 32 em motores diesel de caminhões e ônibus.

Volume desse reagente é 50% menor que o previsto na frota circulante.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

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