Fruto da parceria entre a Toyota do Brasil e o Hospital Santa Cruz, a palestra “Como o Sistema Toyota de Produção – TPS – contribui para a melhoria contínua na área de saúde” aconteceu na última quinta-feira, dia 25 de maio.
Na ocasião, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina, palestrou para médicos e profissionais da área da saúde, dando um abrangente panorama a respeito do TPS em geral e sobre os benefícios já obtidos no pronto atendimento do hospital após a implementação do sistema.
A iniciativa de aplicar um sistema com o objetivo final de atender às necessidades dos pacientes dentro do menor prazo possível, com o menor custo e o alcance da mais alta qualidade era mais um passo do Hospital Santa Cruz em busca de sua excelência.
E em setembro de 2015 iniciava-se a implementação do Sistema Toyota de Produção no Santa Cruz, primeiro e único hospital do Brasil a contar com a metodologia.
Com uma equipe de especialistas da montadora e colaboradores do HSC, a área de pronto atendimento foi o ponto de partida para observação e análise.
Do tempo de espera à qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pôde-se planejar a primeira economia de tempo e recursos. E os resultados foram animadores.
Resultados – As intervenções realizadas pela equipe de TPS da Toyota reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro leva para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes.
A espera por atendimento foi reduzida em pelo menos 30 minutos. O profissional passou a iniciar a medicação mais rápido e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. Já o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.
“Fui um estudante do TPS por 30 anos e sempre acreditei que ele poderia ser utilizado em diversas instituições e empresas. Sua maior contribuição está no engajamento e desenvolvimento das pessoas. Parabéns à equipe do Hospital Santa Cruz por assumir um projeto como esse, por estar aberta a novas ideias para melhorar seus processos e sua empresa e, o mais importante, melhorar a satisfação dos clientes”, afirma Steve St.Angelo.