Com os 77 pontos acumulados na rodada dupla deste domingo em Fortaleza, a Volkswagen ultrapassou a Mercedes-Benz, conquistou a Copa Nordeste e chegou ao segundo título de montadoras do primeiro ano da Copa Truck.
A marca já havia dominado a Copa Centro-Oeste, realizada em Goiânia e Campo Grande, mas chegou à capital cearense em desvantagem de quatro pontos para a Mercedes-Benz, que havia deixado Caruaru na ponta da tabela.
Superados na reta final, os trucks da estrela de três pontas terminaram com o vice-campeonato.
Curiosamente, a Volkswagen-Man livrou no Nordeste a mesma diferença de 12 pontos sobre o segundo colocado no Centro-Oeste.
No Ceará, foram 157 pontos contra 145, diante dos 164 a 152 que impôs à Iveco ao final das corridas em Campo Grande.
Para a Mercedes-Benz, no entanto, sobrou a confiança de ter totais condições de reverter o quadro na Copa Sudeste, marcadas para Curvelo (15 de outubro) e São Paulo (3 ou 17 de dezembro).
Em sua primeira participação efetiva na Copa Truck, a fábrica já conquistou uma colocação honrosa, sugerindo uma disputa acirrada com a Volkswagen-Man no Portal do Cerrado, como é conhecido o pequeno município mineiro, e em Interlagos, a capital do automobilismo brasileiro.
No entanto, o intervalo para as próximas corridas dará a todos a chance de trabalhar no desenvolvimento dos trucks e entrar na briga pelo título.
A classificação final do campeonato de montadoras da Copa Nordeste:
1 – Volkswagen-Man, 157 pontos
2 – Mercedes-Benz, 145
3 – Iveco, 129
4 – Volvo, 56
5 – Ford, 54
6 – Scania, 52
Márcio Fonseca (MTb 14.457)