sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Nova família VW Delivery inova em materiais para economia de combustível

Atenta às necessidades de transporte dos clientes, a produção da nova família Delivery utiliza o que há de mais inovador em termos de materiais.

O resultado é um modelo altamente sustentável: com redução de peso da ordem de 10% no powertrain, na comparação com seu antecessor, consome menos combustível.

- Publicidade -

Isso se reflete também em mais capacidade de carga. Com avanços em diversos componentes, os modelos da linha podem transportar ao menos 400 kg a mais do que seus antecessores e chegam para ser referências em suas categorias.

Em linha com a evolução mundial no segmento de matérias-primas que trazem mais leveza e sustentabilidade à indústria automotiva, os novos veículos Delivery reúnem aços de alta resistência e menor espessura, além de plásticos de engenharia de última geração.

A adoção de outros materiais mais inteligentes também agrega vantagens ao custo operacional do veículo.

- Publicidade -

“Ao longo dos cinco anos de desenvolvimento, nossos engenheiros pesquisaram as melhores soluções para cada componente de forma a chegar nesse resultado que apresentamos agora ao mercado com a nova família Delivery e que nos colocam com o melhor custo operacional do segmento”, afirma Leandro Siqueira, diretor de Engenharia de Desenvolvimento da MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN.

Inovação a favor do custo operacional – O trem de força é um destaque à parte. A substituição do ferro fundido por alumínio na carcaça do volante e da transmissão garante um conjunto mais leve, beneficiando a produtividade.

O peso do conjunto da transmissão, por exemplo, pode chegar a ser quase 50% menor nas versões de 3,5 e 6 toneladas, em comparação com o atual Delivery 5.150.

- Publicidade -

A redução também acontece nos modelos 9 e 11 toneladas, que ficaram 10% mais leves em comparação a seus respectivos modelos atuais.

O veículo utiliza ainda materiais amigáveis ao meio ambiente, caso dos revestimentos internos em fibras orgânicas, que trazem a juta em sua composição.

Além disso, tem 90% de sua composição reciclável graças ao emprego de peças e partes em aço e plástico polipropileno.

E não falta tecnologia: o “boné” do novo Delivery inaugura no Brasil o uso dos plásticos Cycoloy, de última geração.

O material é leve e altamente resistente a variações climáticas.

Para se ter uma ideia, pesa 3,1 quilos, menos da metade dos 7,2 quilos que a mesma peça no Delivery anterior.

No Delivery Express, a inovação chega na forma da primeira aplicação no Brasil de travessas estruturais em alumínio.

Os pedais também contribuem para a redução de peso da cabine. Ao utilizar plásticos de engenharia no lugar de aços, ampliam a resistência e reduzem o peso em 30%.

A estrutura da cabine é mais um destaque, pois o habitáculo conta com o reforço dos aços de alta resistência, que a tornam mais segura e resistente, atendendo aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29).

Itens de conforto também foram privilegiados. Os assentos são feitos com tecidos de alta resistência e hidro-repelentes, que não mancham. Em cores escuras, também são ideais para o dia a dia.

E a manutenção também foi observada. A lente de policarbonato do bloco ótico oferece proteção máxima contra batidas e pedras.

As lanternas de posição laterais, indicadoras de direção laterais e delineadoras são de tecnologia LED, de melhor iluminação e maior vida útil.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn